A pergunta será respondida por Antonio Gandra, proprietário da Academia Ecofit Club, durante sua palestra na 14° IHRSA Fitness Brasil.
O mercado brasileiro de fitness cresceu aceleradamente nos últimos 12 anos. De quatro mil academias em 2000 saltou para mais de 22 mil em 2012, atendendo hoje a seis milhões de pessoas e movimentando US$ 2,3 bilhões. Mas como pequenas e médias academias conseguem se manter diante de grandes grupos, que não param de investir em infraestrutura e novas unidades?
A resposta vem na palestra de Antonio Gandra, um dos proprietários da academia Ecofit Club, na 14° IHRSA Fitness Brasil, Latin American Conference & Trade Show, o maior evento de negócios de fitness da América Latina, voltada para gestores, empresários, coordenadores e professores. O tema será “Sustentabilidade: Como concorrer com grandes grupos? Menor capital, maior diferencial” e abordará exatamente a questão sobre a concorrência com redes enormes de academia e como enfrentá-las sem abalar a estrutura de sua empresa.
A Academia Ecofit Club tem, por enquanto, apenas uma unidade, mas muito especial: é a primeira academia ecológica do Brasil. Além de seu espaço ter sido construído pensando inteiramente em questões ecológicas, a academia investe em ações sociais e em espalhar o conceito sustentável ao mundo.
“O que eu quero deixar destacado na palestra é: quando você não tem o capital das grandes companhias, o que fazer? A Ecofit Club não possui uma soma astronômica de capital, mas investe em uma linha de trabalho que nos torna diferentes. Assim, ficamos imunes a essa concorrência tão forte”, explica Gandra. Para ele, nesse momento de competição, é importante ter uma filosofia de trabalho e um conjunto de valores alinhados ao que a equipe da empresa pratica.
Ele acredita que negócio é uma das formas de contribuir com um mundo melhor. Quando esse espírito e vontade são plantados, tudo fica mais fácil. Sendo sustentável, a academia Ecofit Club economiza por ano, em média, 4% em comparação a uma academia tradicional. Além disso, não é só o retorno financeiro que importa ao empresário, mas também a satisfação da equipe de funcionários e de clientes. “Ficamos vendo empresas muito grandes e com muito capital, notamos na percepção de muitos clientes que isso gera um ar de frieza e impessoalidade. Temos um atendimento mais humanizado, resultado da verdade e dedicação com que trabalham toda a direção e os colaboradores da academia. Todos se entregam e vestem a camisa da empresa, porque praticam esses valores”, completa Gandra.
Fonte: http://www.segs.com.br/demais-noticias/130158-como-concorrer-com-grandes-redes-de-academia.html