Essa é uma pergunta pertinente principalmente aos proprietários de academia, gestores e coordenadores. Talvez, ela suscite outras questões intrínsecas, isto é, como agregar valor aos clientes de seu espaço através do parque aquático? Ademais, podemos pensar também, como maximizar a retenção e a captação de alunos por intermédio da natação e hidroginástica?
Pois é, caro leitor! Esse tema parece ser intrigante! E, uma fonte inesgotável de questionamentos. Mas, vamos tentar elucidá-los. Primeiramente, creio que precisamos acabar com o rótulo de “figurante” que as atividades aquáticas, de um modo geral, possuem. Temos de atribuir um papel de “protagonista” dentro do portfólio de serviços da academia. Uma atividade que possui um grau de impactação articular menor, alto dispêndio calórico, sensação diminuída de sudorese e que atrai um público diversificado que vão desde gestantes até idosos merece ser mais bem divulgada pela sua equipe de vendas. Indubitavelmente, se difundirmos os benefícios que as atividades dentro d’água apresentam iremos aumentar o fluxo de clientes em todo o espaço.
Feito isso, podemos explorar de modo mais assertivo a natação e as demais atividades aquáticas. Que tal unirmos as mesmas ao mix de programas condicionantes que ofertamos aos nossos alunos. Sabemos, empiricamente, que diferenciação é uma palavra-chave no mundo dos negócios, sobretudo, no fitness. O trabalho aeróbico não precisa ser efetuado obrigatoriamente na esteira da sala de musculação, podemos sugerir a opção de realizá-lo na piscina, nadando tantos metros, ou, em uma aula de hidrobike.
O conceito que quero preconizar aqui é a experimentação, o praticante tem de saber que há um parque aquático esperando por ele. E, esse é um dos mandamentos máximos do novíssimo livro “Atividades Aquáticas: Um mergulho no mundo da Hidroginástica” em seu capítulo sobre gestão de parques/espaços aquáticos. Parafraseando os autores Vicentini e Anselmo (2013) precisamos reforçar ao cliente deixar a preguiça de lado e colocar a sunga ou o maiô para desbravar essas possibilidades. E, nesse ponto, a recepção e os respectivos gestores assumem papel fundamental norteando o cliente às novas alternativas de exercício. A partir disso, podemos incrementar a participação do aluno na rentabilidade do negócio, já que, ele adota uma segunda atividade elevando o seu ticket-médio, isto é, extraímos um valor financeiro maior de um cliente ativo. Possivelmente essa ação não aumente seu quantitativo de alunos em curto prazo, no entanto, ao longo do tempo, esse aluno que pratica duas atividades irá propagar o nome da academia para alguém!
Outra ação interessante é atrair seus prospects (prováveis clientes) a realizarem uma aula. Você já deve ter observado o número de avós, avôs, mães, tias que ficam sentadas esperando seus filhos nadarem quase uma hora. Explorar a ociosidade dessas pessoas é uma tarefa, digamos, até fácil! Convide-as para fazerem uma aula enquanto seus filhos e netos estão se divertindo. Aproveite os horários de pico na natação infantil e efetue uma divulgação consistente dos benefícios que listamos anteriormente. Muitas vezes, os pais e os avôs são sedentários e fica mais cômodo eles praticarem exercício durante a longa espera. Novos alunos à vista!!!
Por fim, devemos explorar significativamente as sazonalidades e as exigências de nossos consumidores. Oferte treinamento especializado aos nadadores competidores, formatando assim, turmas específicas com este objetivo. As maratonas aquáticas existentes ainda são um nicho pouco explorado. Além disso, estabeleça um repertório de aulas diferenciadas nos meses que antecedem o verão, época do ano onde temos uma grande demanda, visando à máxima entrada de alunos a partir de janeiro.
Enfim, use e abuse da criatividade e conquiste seus novos clientes!
Prof. Msd. Marcelo Anselmo
Fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/gestao/canais-gestao/academias/25858-como-aumentar-o-numero-de-clientes-na-academia-com-as-atividades-aquaticas