Quando falamos em marca naturalmente pensamos no logotipo. Porém, abordar a marca através da arquitetura é um importante subsídio para nutrir o sentimento de desejo do aluno, ou potencial cliente, pela empresa. É um ponto importante, e de resultado imediato, para torna-lo fã!
A marca é a identidade da empresa e, muito mais do que definir um logo, uma marca encontrará seu posicionamento no mercado ao cuidar de todos os detalhes. A arquitetura proporciona experiências positivas e muito impactantes sobre determinado serviço ou lugar. É aquilo que se sente, independente da experiência com o serviço que poderão ter.
Para saber qual o posicionamento visual da sua academia, antes de colocar a mão na massa, é preciso se perguntar e discutir: qual é o público-alvo que pretende atingir? É importante conhecer as aspirações, o perfil, os gostos do aluno que se deseja ter como cliente, para assim o projeto arquitetônico e toda a comunicação sejam integrados, de modo a envolver e desenvolver uma relação afetiva: cliente e academia. Ecofit Club, de São Paulo, Infinity, de Salvador, e Unique Family Club, de Brasília são bons exemplos de academias que nosso escritório aliou arquitetura à audiência, isto é, o aluno que se pretendia atrair.
Além do público-alvo, a imagem que a academia quer passar, ou seja, o seu diferencial é fundamental para a construção de uma marca. Será uma academia direcionada para a família? Para baladeiros? Será uma academia Low Cost que não quer fugir de seu segmento, como por exemplo a Stamina. Lá, fizemos uma sala de aula coletiva no meio da academia. Para as próximas unidades da Stamina, vamos procurar imóveis com estruturas que suportem as salas de ginástica em locais de destaque.
Um bom projeto arquitetônico esportivo auxilia totalmente na percepção e na identificação do aluno com a academia, favorecendo a captação de clientes. Quando uma pessoa se encanta com o espaço da academia ela já se imagina fazendo parte de lá, ou seja, o ambiente é uma força a mais na hora da decisão da matrícula. As instalações também contribuem na fidelização de alunos, estimulando a prática prazerosa dos exercícios físicos, e por consequência, leva a maior permanência no local e uma experiência mais intensa.
Pense nisso e bons projetos!
Patricia Totaro atua desde 1994 no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, escolas de natação, clubes, centros esportivos e spas. www.patriciatotaro.com.br
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