Agora que o período de bonança financeira e crescimento econômico do país ficaram para trás, as academias sentem uma sensível queda nas vendas e, consequentemente, na entrada de receita.
Com as margens mais apertadas, é hora de refazer os cálculos e certificar se as contas vão fechar.
Mas, quais cálculos temos que fazer?
Para um claro entendimento de para onde o dinheiro está indo, é crucial termos todas as despesas registradas e catalogadas em centros de custos.
Para as academias tradicionais, posicionadas como “de serviços”, temos esses centros de custos e os devidos percentuais ideais e limites.
Centro de Custo | Ideal | Limite |
folha com encargos | 32,50% | 38,00% |
Aluguel | 8,00% | 10,00% |
Utilidades | 7,00% | 9,00% |
Manutenção | 1,00% | 3,00% |
serviços diretos | 2,00% | 3,00% |
serviços indiretos | 1,00% | 3,00% |
material consumo | 1,00% | 3,00% |
propaganda e marketing | 2,50% | 3,00% |
Eventos | 1,50% | 2,00% |
despesas gerais | 1,00% | 2,00% |
impostos e taxas | 11,00% | 13,00% |
despesas bancárias | 2,00% | 3,50% |
A partir desse quadro conseguimos mapear todas as despesas da academia e ver quais pontos estão acima do ideal.
Depois de mapeadas todas as despesas, vamos para a ação.
A primeira coisa que vêm a nossa cabeça quando vemos uma despesa acima do limite é providenciar cortes.
Cortes podem até acontecer, mas jamais de maneira isolada e pontual. Um planejamento estratégico e orçamentário nos permite melhores resultados, pois podemos associar ações voltadas para entrada de novas receitas com ações de redução de custos.
Vamos pegar alguns exemplos:
Demitir consultor de vendas pode impactar na entrada de novas receitas, assim como cortar aulas de ginástica pode impactar na percepção de entrega do serviço.
No centro de custos “utilidades” (água, luz, internet, TV a cabo e telefone) temos possibilidade de implementar planos de ação para redução de energia elétrica e contratar “combos” nas operadoras de telefonia que integram internet, telefone e TV.
Em “material de consumo” podemos pensar em programas de redução de desperdício de materiais de limpeza e materiais de escritório.
Em “despesas bancárias” sempre fique atento às taxas cobradas pela sua operadora de cartão e, principalmente, saiba as taxas cobradas por todas as operadoras do mercado. Dessa forma podemos negociar ou até mesmo trocar de operadora.
Respondendo à pergunta do título desse texto, para que as contas fechem precisamos, em primeiro lugar, saber onde estamos gastando o dinheiro.
Em segundo lugar, ter um planejamento estratégico e orçamentário para reduzir os custos.
E, finalmente, ter muita disciplina para executar o planejamento, sem tomar atitudes intempestivas.
Por Fernando Tadeu