Atualmente, o Brasil é o 2º colocado em número de academias no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Ou seja, com uma concorrência tão grande, liderar uma empresa nesse segmento ao sucesso é uma tarefa árdua. Por isso, neste texto, vamos mostrar o caminho das pedras para uma gestão de academia assertiva e eficiente.
Existem alguns pilares que devem ser atingidos para que o seu negócio fitness seja alavancado ao sucesso, esses pilares vão desde um atendimento de qualidade, até um software de gestão para academia capaz de suprir todas as suas necessidades.
O que é gestão de academia?
A gestão de academia nada mais é do que a implementação de projetos para manter o negócio em funcionamento. É estabelecer meios de controle do fluxo de caixa, contas a pagar e a receber, relatórios, firmar metas a curto, médio e longo prazo, entre outras atividades.
O tipo de gestão varia muito de uma empresa para outra. Isso vai depender dos objetivos, cultura organizacional e, até mesmo, tamanho da academia. Unidades grandes, por exemplo, possuem um tipo de gestão diferente de academias menores e isso é perfeitamente compreensível, já que possuem necessidades e realidades diferentes.
Quais os tipos de rotinas administrativas realizadas em academia?
Conforme abordamos anteriormente, os tipos de rotinas administrativas em academia podem variar de acordo com o tamanho da empresa, tempo de negócio no mercado, segmento e necessidades.
Ainda existem academias que fazem uma rotina de gestão manual, ou seja: controlam suas despesas e faturamento a partir de planilhas, fazem fichas de treinos físicas e seguem um modelo mais “engessado”.
Por outro lado, existem unidades que já preferem automatizar suas operações. Seja por falta de tempo ou por quererem aproveitar a onda tecnológica, essas academias simplesmente deixaram de executar trabalho manual. Gestores desse tipo contam com sistemas de gestão elaborados especificamente para a gestão de negócios fitness.
O que é falta de gestão em uma academia
A falta de gestão em uma academia é a ausência de estratégias, processos defasados e desorganizados. Geralmente, as consequências de excessivos erros de gestão ocasionam excesso de despesas, dificuldade de relacionamento com alunos e falta de aprimoramento do serviço prestado, por exemplo. Situações como essa podem fazer com que a academia encerre suas atividades antes mesmo de ganhar nome no mercado.
Para não correr esse risco, separamos alguns “inimigos” da gestão. Essas práticas precisam ser combatidas por gestores que almejam o crescimento de seus negócios.
Não buscar por conhecimentos de gestão
Não importa qual segmento você está inserido, um bom empreendedor precisa manter-se constantemente atualizado nas tendências de gestão, liderança e conceitos de mercado. Ao estar sempre com o conhecimento em dia, participando de workshops, congressos ou até mesmo cursos online, o gestor terá mais facilidade para aplicar soluções em sua academia e, assim, quebrar as barreiras que o impedem de ter uma gestão assertiva e eficiente.
Nem sempre é preciso investir muito dinheiro em cursos sobre gestão. Há diversas instituições que oferecem materiais gratuitos sobre o assunto. Basta pesquisar! Opte por conteúdos que foquem nas suas principais dores. Eles vão te ajudar a ter uma visão mais esclarecida sobre esses assuntos.
Não investir em diferenciais
Que existem milhares de academias espalhadas pelo país, isso é fato. Mas como você tem se destacado frente à concorrência? O investimento em diferenciais não é e nem deve ser só uma tática de marketing. Um diferencial na forma de fazer gestão, por exemplo, garante uma grande vantagem competitiva ao seu empreendimento. Pense: se você consegue puxar relatórios automatizados, têm rápido controle do seu histórico financeiro e ainda consegue ter tempo para aprimorar e trazer atividades diferenciadas para sua academia, é ÓBVIO que isso vai te colocar bem na frente de outras academias por aí.
Por isso, pense naquilo que você pode fazer de diferente! Avalie quais são as estratégias dos seus concorrentes e descubra o que você pode fazer de melhor!
Não ter planejamento
Qualquer empresa precisa de um planejamento estratégico para alcançar bons resultados. Por esse motivo, é primordial estabelecer objetivos e definir ações para atingi-los. Um dos erros mais cruciais no que diz respeito à gestão de academias é não estruturar um planejamento.
É importante lembrar que um plano precisa ser flexível, já que o cenário no mundo de negócios está em constante mudança e evolução.
Suas estratégias precisam ser adaptadas de acordo com o momento da sua academia. Seu planejamento de hoje não deve ser o mesmo de quando você abriu sua empresa. Atente-se a isso!
Negligenciar o relacionamento com o cliente
O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes para uma gestão eficiente. Se você, como gestor, não sabe das necessidades dos seus alunos, dificilmente saberá quais serviços deve implantar ou aprimorar em sua academia.
Um bom relacionamento com o cliente garante fidelização e até mesmo indicação de novos alunos. Se você deseja ter bons resultados em sua forma de fazer gestão, busque uma relação mais próxima com pessoas que já frequentam sua academia.
Não ter uma gestão financeira eficiente
A gestão financeira é determinante para o sucesso do seu negócio. Nesse sentido, não ter um fluxo bem estabelecido de controle de caixa, entradas e saídas de dinheiro, além de possíveis gastos emergenciais pode se tornar uma armadilha para o seu negócio.
Muitas academias não conseguem monitorar com exatidão suas pendências e obrigações financeiras. Essa prática coloca a empresa numa situação de risco. Portanto, uma gestão bem estruturada depende também da responsabilidade financeira por parte dos gestores.
Errar na precificação
Segundo o consultor especialista em gestão de academias Herbert Oliveira, a precificação é um dos quatro pilares para um controle financeiro eficiente.
Por exemplo, para precificar um serviço, você precisa entender os gastos mensais do seu negócio, e não usar como base a academia concorrente. Essa questão de definir um preço baseado no preço aplicado pela concorrência pode ser um grande problema.
Às vezes, a academia do lado não paga aluguel, mas você paga. Assim como ela tem apenas 5 colaboradores, enquanto você tem 10. Ou seja, é impossível você querer cobrar o mesmo preço que ela.
Na hora de precificar, você precisa pensar em coisas como despesa, número de alunos, número de colaboradores e, claro, considerar o mercado e o poder de compra da região onde a academia está.
Como fazer uma boa gestão de academia?
Depois de todos esses tópicos abordados, é normal se perguntar: “como fazer uma boa gestão de academia?”
Na realidade não existe um segredo para garantir uma gestão eficiente. Tudo vai depender da sua necessidade e é claro, do momento do seu negócio. Se sua empresa estiver se expandindo, por exemplo, é preciso implementar processos que automatizam sua rotina e te ajudam a impulsionar suas vendas.
Fonte: https://www.tecnofit.com.br/blog/gestao-de-academia-2/