Como vou ganhar dinheiro se eu transformar minha academia em uma franquia?
Como vou ganhar dinheiro se eu transformar minha academia em uma franquia?
Posted by

Como vou ganhar dinheiro se eu transformar minha academia em uma franquia?

 

Uma pergunta muito comum que ouvimos quando academias nos procuram para transformar seu negócio em uma rede de Academias é exatamente essa: como irei ganhar dinheiro com isso?  Vai ser só mais dor de cabeça, pois terei muitas unidades para administrar?

Resolvemos fazer este texto para responder a essas perguntas.

Primeiro é importante saber que são QUATRO formas de você ganhar mais dinheiro fazendo sua Academia se transformar em uma franquia.

PRIMEIRA: taxa de franquia: é o valor que um futuro franqueado irá pagar para você, para adquirir seu modelo de negócio. Esta taxa irá depender muito do quanto pode ser lucrativo seu negócio, tempo de retorno do investimento inicial e o valor da sua marca. No mercado vemos taxas de franquia e vão de 20 mil a 180 mil. O valor dessa taxa será calculado através de estudos, mas também é este o valor do SEU CONHECIMENTO como franqueador master.  Quanto mais completo e maduro o negócio, mais valor se é agregado a taxa de franquia.

SEGUNDA: taxa de royalties: é um valor pago mensalmente para o franqueador master, geralmente é feito em porcentagem (entre 6 e 15% do faturamento bruto do franqueado). Este valor teremos que calcular com muito cuidado, para não prejudicar o lucro do franqueado. Este valor é pago referente ao suporte, atualizações, treinamentos que é dado as unidades franqueada todos os meses. Particularmente indico que seja sempre feito em porcentagem e não valor fixo. Primeiro que você irá mostrar para o franqueado que você quer que ele cresça, pois se ele crescer, você cresce junto. Segundo pois te motiva a fazer as suas unidades franqueadas faturarem cada vez mais, assim você fatura mais junto também!

Aprenda a administrar todos os departamentos da sua academia com os melhores consultores do mercado fitness. Clique aqui e saiba mais.

TERCEIRA: taxa de marketing: é muito confundida com a taxa de royalties, pois também é paga mensalmente e algumas franquias optam por cobrar junto com o royalties. O valor também é proporcional ao faturamento bruto da empresa (entre 3 e 9 % do faturamento bruto). Nós acreditamos que vale a pena ser cobrado separado, principalmente quando se tem um bom planejamento de marketing. A matriz será responsável por administrar: assessoria de imprensa, mídias sociais, sites, campanhas, banners, cartazes, materiais de campanha… de acordo com o padrão a Academia e repassa o material pronto para o franqueado somente utilizar nas suas unidades. Ou seja, o franqueado não terá muito trabalho para pensar em suas ações de marketing, justificando o pagamento da taxa.

QUARTA: valorização da marca: aqui estamos falando totalmente de brand. Quanto vale hoje a Apple? Quanto mais valorizada a marca, podem surgir investidores que queriam investir na sua Academia. E a grande sacada da franquia é que você esta aumentando sua empresa, sua representatividade no mercado com o investimento de terceiros. Pois é o franqueado que está investindo para a sua marca crescer (comprando unidades) e se torna um crescimento rápido e seguro.

Pronto! Estão aí­ as quatro formas de você ganhar dinheiro quando pensa em crescer sua academia pelo formato de franquia. Vale ressaltar que isso só acontecerá se seu modelo de negócio realmente for replicável, lucrativo e bem estruturado. Por isso a formatação de franquia é tão importante (estruturar sua academia para se transformar em uma franquia).

 

Por Mariana Notari

Comments

0 Comentários desativados em Como vou ganhar dinheiro se eu transformar minha academia em uma franquia? 90 06 outubro, 2016 Gestão de Academias, Mariana Notari outubro 6, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook