Concorrência e seus benefícios
Concorrência e seus benefícios
Posted by

Concorrência e seus benefícios

 

Imagine você numa cidade que possua uma única academia. Querendo se cuidar, manter a forma e saúde não teria outra opção a não ser se render a essa empresa prestadora de serviços, que poderia cobrar o valor que bem entendesse e sua escolha seria entre treinar ou não. Claro que existem outras formas de se praticar atividade física e aqui foi apenas um exemplo.

E se outras academias inaugurassem em outros bairros e a partir de agora você pudesse escolher entre duas ou mais opções? Essa escolha seria baseada em suas vontades e prioridades, como preço, distância, atendimento, conhecimento técnico dos profissionais ou outra vantagem que você pudesse enxergar.
Inicialmente para o gestor da única academia da cidade isso poderia parecer ruim, mas a verdade é que a concorrência é ótima para seu próprio crescimento. Da mesma forma que nós seres humanos costumamos sair da nossa zona de conforto para superar algum obstáculo pessoal, também somos levados a melhorar nossos produtos e serviços para estar na frente da concorrência, o que pode até deixar seu empreendimento melhor do que antes, ajustando pontos que você nem se dava conta.

Esse panorama vai fazer com que essa academia se atualize, inclua novas modalidades, invista em atendimento de qualidade e coloque em prática as melhorias que até então estavam sendo adiadas.

Discordo da ideia de apenas ter o melhor preço e prefiro trabalhar a geração de valor, através da proposta de um benefício tangível para o cliente, aquele diferencial que o faz reconhecer a identidade da marca durante sua experiência de compra ou serviço.

Gerando valor para o seu negócio ou serviço ficará bem mais difícil para a concorrência simplesmente copiar porque o seu “algo mais” é único e especial e não pode ser feito por outra pessoa ou empresa do dia para a noite.

A sua motivação para melhorias deve ser contínua, além de usar a concorrência positivamente, sempre a seu favor, reconhecendo os pontos fortes de quem faz o mesmo que você e trabalhando a diferenciação, se destacando por algo que só você tem.

Concorrência sempre vai existir e é saudável tanto para clientes como para as próprias empresas e profissionais envolvidos. Pense no seu esporte favorito e veja que num campeonato existem vários atletas num mesmo nível e merecedores da vitória, mas o ouro vai apenas para o melhor. O sol nasceu para todos, mas a sombra somente para quem merece.

Nilo Silva

Comments

0 Comentários desativados em Concorrência e seus benefícios 1167 27 outubro, 2017 Marketing e Vendas, Nilo Silva outubro 27, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook