Credibilidade é caráter em ação
Credibilidade é caráter em ação
Posted by

Credibilidade é caráter em ação

“Credibilidade é caráter em ação” James Hunter

Credibilidade é  pessoas terem certeza de que você fará a elas o que faria por pessoas que você considera e ama. Credibilidade tem a ver com comportamento, discurso, ética e moral.

É você falar e praticar o que fala. Não adianta nada, por exemplo, colocar no seu carro aqui em S Paulo o selo de TRÂNSITO MAIS GENTIL  e sair dirigindo feito um louco, buzinando, pressionando o carro da frente, xingando. O selo não é uma chancela que o libera para ser um OGRO ESTÚPIDO no trânsito, nem é um sistema de créditos para cometer insanidades.

Suas atitudes gritam mais do que as palavras que você pronuncia e tenha certeza de que você pode enganar muita gente , mas será por pouco tempo. As pessoas podem até preferir não olhar o que está diante dos próprios olhos, ainda mais num país como o nosso onde  são vastos os exemplos da aplicação da  “Lei de Gerson” onde o esperto leva vantagem sobre o humilde, onde o vigarista rouba o bonzinho, onde o que está mais do que  comprovado é tido como fruto da imaginação de alguns : INTRIGA DA OPOSIÇÃO.

Nosso maior problema é o SILENCIO DOS INOCENTES E DOS BONS que ao se calarem assinam embaixo  concordando  com os que praticam o  MAL. Já ouvi até pessoas honestas e de grandes valores morais dizerem: “pois é, para se ganhar dinheiro, reconhecimento e respeito neste país, a gente tem que ser desonesto, tem que enganar as  pessoas. As pessoas gostam de ser enganadas e passadas para trás.”

NÃO, NÃO E NÃO!!!!

Pessoas que pensam assim estão erradas e é o silêncio delas que está fazendo com que o MAL  se alastre como pragas de gafanhotos em plantações.

Os bons deveriam perder o medo e  “ botar a boca no trombone “ “ fazer barulho”. Nossos grandes problemas não são a corja de desonestos que assolam nosso país , nossos mercados e empresas . O maior problema são as pessoas que acham que isso nunca vai mudar e que isso é o normal. Que desistem antes de tentar. O Conformismo é o nosso maior problema.

É até compreensível, pois , se paga um preço alto por se manifestar, por ter um posicionamento claro e ético, por falar a verdade , por não “ fazer o jogo” , por não fazer “ política” . O preço pago  vai desde a crítica ácida que poucos toleram ouvir  até o ostracismo, excluindo as pessoas corretas do convívio com os demais membros do grupo. Muitos ainda usam de recursos ainda mais baixos moralmente, tentando convencer a pessoa que está certa de que ela está equivocada, que isso é trauma, que tudo não passa de “ obra de sua imaginação”. Muitos são os que procuram desestabilizar as pessoas certas e de bem.

Manifestar-se não quer dizer fazer política, puxar saco, ser lobista, nada disso!!! Sei que tem muita gente que faz isso e se dá bem, mas como seres manipuladores que são, sabem exatamente o que falar e para quem para conseguirem o que querem, ainda mais em mercados onde a autoestima das pessoas está em baixa, fica fácil manipular pessoas, da mesma forma que é fácil manipular a vida de pessoas em condições precárias, com fome, indefesas. Claro que pessoas como eu  e você que está lendo este artigo até aqui somos honestos e nunca usaríamos da fraqueza dos outros para nos aproveitarmos, mas tenha certeza de que tem muita gente por aí que usa desses recursos baixos para conseguir o que querem .

Pensando numa sociedade mais progressista, humanista temos que pregar o OCEANO AZUL, o mundo de possibilidades, onde os concorrentes convivem em perfeita harmonia ética. Já sei que alguns podem estar  me chamando de POLIANA, mas garanto que essas pessoas estão erradas. Pode ser que eu não consiga ver esta sociedade completamente evoluída durante a minha existência, mas asseguro que está bem próximo o final dos SERES DO MAL em qualquer parte deste nosso PLANETA.

As pessoas não agüentam mais as injustiças, não aguentam mais serem humilhadas por pessoas que estão no PODER, não aguentam mais trabalhar e não ter condições mínimas de conforto em suas vidas. Estão cansadas de verem as oportunidades sempre nas mãos das mesmas pessoas desonestas. Todos podem e devem ter PROSPERIDADE, todos tem condições de ter SUCESSO na vida. O mundo de oportunidades para todos está próximo, acredite.

Esta revolução ética pode ser lenta , mas em breve  AS MÁSCARAS IRÃO CAIR. As pessoas passarão a confiar mais no que estão vendo e ouvindo, nas evidências óbvias dos acontecimentos, pois estarão com sua autoestima fortalecida.

NÃO SERÁ MAIS A FORÇA DO DINHEIRO E DO PODER que irá dominar os negócios e aliás , muitas empresas já adotam esse comportamento recusando-se a fazer negócios com empresas não éticas. Em muitos países os consumidores se recusam  a usar  produtos e serviços de empresas que não respeitam o meio ambiente. Tudo pode parecer muito distante da realidade de países do terceiro mundo, mas , acredite , está mais próximo do que você pode imaginar.

Precisamos de pessoas como você com caráter apoiado na ética e nos valores morais pra fazer a diferença.

Denuncie, manifeste-se !

 

Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003.  marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br   

 

Comments

0 Comentários desativados em Credibilidade é caráter em ação 1622 01 fevereiro, 2013 Coaching e Carreira, Marynês Pereira fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook