Fantasiando o SUCESSO!
Fantasiando o SUCESSO!
Posted by

Fantasiando o SUCESSO!

Existe uma frase antiga, mas bem pertinente ao tema deste artigo que vou compartilhar com você: “ AS PESSOAS NÃO SABEM OS TOMBOS QUE LEVO, ELAS SÓ FALAM DAS PINGAS QUE TOMO”. Traduzindo: muitas pessoas ainda acreditam que sucesso é um golpe de sorte; que pessoas de sucesso são eleitas; que o sucesso chega por acaso, enfim, uma das lendas de nossa sociedade para reforçar e justificar os FRACASSOS.

Ultimamente, venho me dedicando ao estudo do SUCESSO e como as pessoas, reconhecidamente de sucesso, ( seja qual for  a sua definição) chegaram lá. E estudo, também, a razão de outras pessoas, esforçadas não conseguirem o sonhado sucesso.

Escutei, li , pesquisei muitas histórias de sucesso , estudei a ciência do cérebro e todas as teorias sobre comportamento humano e por enquanto, vamos a algumas conclusões que espero o façam refletir, questionar, discordar e que você compartilhe comigo a sua história, as suas dúvidas, ou fatos que o atormentam sobre esse assunto, ou histórias de sucesso.

Compartilhar história?? Sim, vamos falar de histórias de sucesso. Sucesso tem história , apesar da maioria das pessoas só nos contar o final da trajetória coroada.

Neste artigo quero despertar você para a trajetória e que muitas vezes é repleta de diversas histórias de fracasso.

Pouco sabemos sobre essas histórias, porque acredito que as pessoas tem vergonha de contar os TOMBOS QUE LEVAM….mas, gostaria de começar afirmando que MUITAS DAS PESSOAS DE SUCESSO estudadas por mim  e por muitos outros autores e pesquisadores, tem uma coisa em comum: TIVERAM UMA HISTÓRIA DE VIDA DIFÍCIL, CHEIA DE REVEZES E FRACASSOS. Diferentemente do que você pode estar imaginando, o glamour e a alegria do final da jornada, nem sempre fizeram parte da vida das pessoas de sucesso. Às vezes penso que as pessoas tem uma visão muito romântica sobre o sucesso e este, com certeza é um dos fatores que as predispõe ao fracasso.

Como vocês devem observar,ninguém sai por aí escrevendo sua história de vida repleta de fracassos. Todos são orgulhosos de suas conquistas, seus bens, seu dinheiro, prestígio, poder. Muitas vezes, dependendo da cultura e do país em vivem, são mais respeitados pelo que TEM e não pelo que SÃO. Seu cartão de visitas, normalmente é fulano de tal CEO da EMPRESA XYZ. Ele é a empresa,essa é a sai identidade ,mas quando sai dessa empresa ninguém mais ouve falar nessa pessoa….fracasso , ninguém conta.

Mas sabe o que faz uma pessoa ter sucesso??

PERSEVERANÇA, DISCIPLINA, FOCO e não DESISTIR ANTES DO TEMPO.

Você sabia que as empresas e pessoas de sucesso já “QUEBRARAM “pelo menos três vezes antes de alcançar o sucesso? Estatísticas do mercado.

Imagine se o Graham Bell, Thomas Edison, Steve Jobs, Irmãos Wright, Santos Dumont,Bill Gates , seu pai e sua mãe, tivessem desistido antes do tempo???

Com certeza muitas das coisas que estamos fazendo hoje, não seria possível. Pode até ser que você não estivesse aqui lendo este artigo.

Mas nós só sabemos a história de sucesso deles. Você sabe as dívidas financeiras que contraíram? Os casamentos defeitos? O isolamento a que se submeteram? A quantidade de tempo em estudos? As festas que deixaram de ir? As vezes que chegaram a casa e seus filhos já estavam dormindo? As horas que passaram em aeroportos para ministrar palestras e cursos? As noites sem dormir pensando em uma grande idéia ou uma brilhante solução? Passaram fome? Foram privados de liberdade? Tiveram o devido reconhecimento em vida? Foram ricos? São felizes? Que sacrifícios fizeram?

S A C R I F Í C I O S ?

Ninguém gosta de ouvir essa palavra, não é mesmo? Remete-nos a dor e sofrimento.

Mas não é bem assim…a vida é feita de ESCOLHAS. Você sempre terá que escolher e tomar uma decisão. No latim a palavra DECISÃO significa CORTAR , ou melhor, quando você toma uma decisão significa que corta qualquer outra possibilidade exceto aquela com a qual você se comprometeu. Mas entendo porque para algumas pessoas é tão difícil escolher, decidir. Aredito que elas fiquem pensando em tudo o que estão deixando de usufruir, de ter, de fazer e isso, seria um grande SACRIFÍCIO para elas. Não conseguem se imaginar abrindo mão de algumas situações, coisas, etc.

BEM VINDO AO PLANETA TERRA.

A vida é feita de ESCOLHAS. Para ter SUCESSO você terá que ABRIR MÃO DE ALGUMAS COISAS, ter foco no seu objetivo, naquilo que você quer alcançar na vida.

E FAZER AS ESCOLHAS CERTAS.

Fazer tudo o que você quer, significa ser conduzido pelas suas vontades e não pelas suas reais necessidades. É agir como criança MIMADA.

Quem foi que disse que você precisa ter tudo, fazer tudo, ter direito a tudo?

A história das pessoas de sucesso está repleta de momentos em que abrem mão das coisas ,  que escolhem, que tem que tomar decisões e seguir em frente com foco em seus objetivos.

Calma, vou explicar melhor e talvez, até consiga fazer você refletir sobre isso.

Quando falo em fazer sacrifícios quero dizer o seguinte: abrir mão de algumas horas a mais de sono, levantando mais cedo para ir à academia e ter mais saúde. Deixar de ir a festas, se for  necessário economizar um dinheiro para ter o carro dos seus sonhos. Estudar em dobro se isso o levar a ter um trabalho melhor remunerado e reconhecido.  Deixar de atender todo tipo de cliente e ter foco naqueles que de fato, você sabe que pode dar o seu melhor.

Se você concordou com alguns dos exemplos acima, então você entendeu o que estou dizendo sobre sacrifício. Abrir mão de algo MEDIANO para conseguir a EXCELÊNCIA.

Mas se você respondeu NÃO, peço que faça uma reflexão sobre seus paradigmas e crenças sobre a vida. E se por acaso, você estaria adotando a posição de VÍTIMA  achando que o mundo lhe deve o sucesso, a riqueza. Gritando a quem quiser ouvir:.COMO AS PESSOAS E EMPRESAS SÃO INGRATAS COM VOCÊ! Que você é um injustiçado, etc., etc. Sei o quanto dói estar nessa posição, se for o seu caso, e neste artigo só posso lhe assegurar: PENSANDO ASSIM VOCÊ NÃO IRÁ A LUGAR ALGUM, ou melhor, NÃO TERÁ SUCESSO.

As histórias de sacrifícios, ninguém divulga. O que ocorre é que as histórias de sacrifícios só nos são contadas em alguns poucos casos , quando essas pessoas já atingiram status, dinheiro e já se sentem fortes o suficiente para falar de seu passado, ou quando alguém decide fazer um filme ou um livro após a morte dessas pessoas. Mas, o comum é as pessoas esconderem suas histórias de fracassos e tristezas quase que num mecanismo de defesa e por isso, muita gente FANTASIA O SUCESSO.

Muitas pessoas acham que merecem o sucesso. Que sucesso é GOLPE DE SORTESER A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO, enfim, venho escutando muitas hipóteses para explicar o SUCESSO  , mas gostaria de reforçar o que faz as pessoas terem SUCESSO.

O que faz as pessoas terem sucesso é TREINAMENTO.

Se você quer chegar ao PODIUM  treine muito, não desista de seus sonhos e corra atrás das coisas que o fazem vibrar, viver com toda energia e ser feliz. Não corra atrás das convenções sociais, dos sonhos das outras pessoas, ou do que os seus pais, cônjuges e familiares querem que você seja. A VIDA É MUITO CURTA para você desperdiçar fazendo o que os outros querem que você faça. Calma, não estou pedindo que você seja egoísta, afinal o sucesso depende de ter bons amigos, pessoas que nos apóiem, etc. estou apenas pedindo para que você

VIVA A VIDA QUE QUER VIVER.SEJA FELIZ.

E isso só acontecerá quando o seu CORAÇÃO estiver junto com a sua CABEÇA. Se eles estiverem em conflito VOCÊ TOMARÁ AS PIORES DECISÕES  e afastará as melhores oportunidades e pessoas. Você escolherá o CAMINHO ERRADO! E isso eu afirmo, pois, venho dedicando horas de estudo à NEUROCIÊNCIA ( CIÊNCIA DO CÉREBRO) para desvendas os processos decisórios, escolhas ,etc.Digo isso, antes que você pense que este artigo é um CONTO DA CAROCHINHA ou autoajuda.

Portanto, ASSUMA O CONTROLE DA SUA VIDA E FAÇA AS ESCOLHAS CERTAS. DÊ ATENÇÃO ÀS SUAS EMOÇÕES E INTUIÇÕES e SIGA EM FRENTE.

NADA MENOS DO QUE ISSO ME INTERESSA.

VOCÊ MERECE O SUCESSO.

 

Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003.  marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br   

Comments

0 Comentários desativados em Fantasiando o SUCESSO! 1719 01 fevereiro, 2013 Coaching e Carreira, Marynês Pereira fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook