Empreendedores e empresários, empregados e empregadores, professores e profissionais, ambas as categorias sofrem para se adaptar aos novos paradigmas do mercado de trabalho, diferentemente de meados do século passado, quando havia a segurança aos graduados em cursos tradicionais.
Empreendedorismo, “Um Estado de Espírito”
Em todos os cursos que ministrei nesses últimos 18 meses sobre empreendedorismo, a todos os alunos que questionei qual era a maior incidência, o empreendedorismo por necessidade (alternativa ao desemprego), ou o empreendedorismo por oportunidade (alternativa por livre-arbítrio), a resposta sempre foi unânime: empreendedorismo por necessidade. Como profetizou Nelson Rodrigues, com a sua característica crueldade, “a maioria é burra”. No caso supracitado, todos erraram. Vejam que interessante: no Brasil, o empreendedorismo por necessidade tem uma taxa de 4%, enquanto o empreendedorismo por oportunidade de 8%, gerando um total de 12% de empreendimentos em estágio inicial.
A pesquisa internacional, realizada em 2009 pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), surpreende a todos nós, porém, ilustra o cenário contemporâneo. Outro dado interessante é que o Brasil tem uma taxa média de empreendedores iniciantes de 12,72%, bastante acima da dos outros países participantes da pesquisa, que é de 7,25%, o que demonstra algumas das características de nosso povo – a pró-atividade, a ousadia.
O assunto da nossa coluna é bastante propício e atual, pois entre os dias 15 e 21 de novembro de 2010 aconteceu a Semana Global do Empreendedorismo, evento mundial que ocorreu simultaneamente em 103 países, e no Brasil, em 2010, chegou a mil eventos simultâneos, mobilizando quase três milhões de pessoas nessa terceira edição.
Mas o que diferencia essas pessoas das demais? Quais são as características de um empreendedor? Pelo know-how que adquiri nesses 37 anos de empreendimentos, ser empreendedor é transformar simples ocasiões em grandes acontecimentos; é possuir a capacidade de detectar oportunidades em crises; vislumbrar cenários; viabilizar ideias; implantar projetos; concretizar sonhos. Ser empreendedor é um “Estado de Espírito”.
Intraempreendedorismo e o Estudante Vitalício
Por volta do ano 2020, o emprego tradicional tende a extinguir! Essa ideia vem ganhando cada vez mais adeptos. São os grandes pensadores contemporâneos e os consagrados estrategistas internacionais que vislumbram esse cenário para o final dessa década. Em entrevista sobre o mercado de trabalho para o programa de TV “Sem Censura”, o renomado consultor de empresas, Waldez Ludwig, explica que você reconhece um profissional que detesta trabalhar pela resposta imediata à pergunta do que ele faria no caso de ganhar na mega sena: “ – Nunca mais eu passava na porta da empresa em que trabalho! Segundo Ludwig, “o ser humano é a chave das estratégias das empresas, pois em uma economia baseada em conhecimento, o que importa é a capacidade de inovar, e inovação vem de gente, não de equipamento”. A melhor máquina do mundo não vale um tostão se não houver por trás dela um espetacular capital intelectual.
Nas empresas de vanguarda não existe um departamento específico de marketing, ou seja, todos os colaboradores, independentemente do setor que ocupam, têm responsabilidade com o marketing. Portanto, participação no impacto que o produto final causa e influência direta nos consumidores. Essas organizações estão sempre à procura de pessoas que vão além das suas obrigações e responsabilidades, que se antecipam aos acontecimentos, que se sentem donos da firma – são os intraempreendedores, indivíduos com capacidade de promover mudanças significativas no universo dos negócios, suplantando todas as barreiras e quebrando novos paradigmas.
Intraempreendedor é a versão em português do termo francês “intrapreneur”, que significa empreendedor interno, pessoa que pratica os conceitos empreendedores mesmo não sendo o proprietário da empresa. Buscam a liberdade de criar e não têm medo de falhar, aprendem mais com os erros do que com os acertos. A estratégia corporativa de retenção desses talentos é promover continuamente a expansão da empresa, de forma a dar vazão a essas pessoas raras de se encontrar – quando não há evolução, ao longo do tempo, acontece uma estagnação natural da organização.
Dois dos maiores desafios que o ser humano enfrenta nessas duas primeiras décadas do século XXI são a incerteza quanto a seu futuro e a insegurança cotidiana de que a qualquer momento pode estar desocupado. Logo após a primeira necessidade básica – a casa própria –, vem em segundo plano –
mas tão importante quanto a primeira, o trabalho, que dignifica o Homem e é mola propulsora para sua evolução permanente – física, mental, emocional, socioambiental e espiritual. Empreendedores e empresários, empregados e empregadores, professores e profissionais, ambas as categorias sofrem para se adaptar aos novos paradigmas do mercado de trabalho, diferentemente de meados do século passado, quando havia a segurança aos graduados em cursos tradicionais, tais como medicina, engenharia e economia, da inserção e permanência em cargos de status e boa remuneração.
Atualmente, a ordem do dia é ser “Estudante Vitalício”. A expressão exemplifica uma postura de busca permanente pela atualização, por meio da informação de primeira linha e sua respectiva transformação em conhecimento, de forma a permitir vantagem competitiva nos setores de trabalho que cada um está inserido. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas comprovou que cada ano de estudo acumulado no currículo, o salário incrementa aproximadamente 15,07%.
Foi antenado nesse cenário contemporâneo que, atualmente, estou cada vez mais voltado para minhas origens de educador. Em meados de 2009, criei o Instituto de Ensino UPGRADE, que, entre outras ações estratégicas, visa promover a educação continuada e contribuir para construir um mercado de academias e de educação física muito mais promissor.
Rio, a capital brasileira do Empreendedorismo no Fitness e no Esporte
O carioca exporta ideias criativas para todas as regiões do território nacional. Nos universos do fitness e do esporte não poderia ser diferente. A “ginástica carioca” é reconhecida e cria modismoem todo Brasil. NoRio, nasceu a primeira rede de academias do Brasil, a CORPORE, em 1980. E em 1991, surgiu o primeiro Clube-Academia do Brasil, o AKXE. Ambos foram conceitos inovadores que transformaram o pequeno mercado de academias de ginástica existentes até então em um novo filão de negócio. Foi também na cidade que nasceu a primeira associação de academias, a ACAD-Rio, e, logo após, onde se fundou a Associação Brasileira de Academias, a ACAD-Brasil, instituição que incentivou e serviu de modelo para a criação das demais associações regionais de academias hoje existentes no País. Para fechar com “chave de ouro” esse cenário, a sede do Conselho Federal de Educação Física também é nesse estado, sendo que o processo de regulamentação da profissão foi liderado desde o início pela Associação de Professores do Estado do Rio de Janeiro – APEF-Rio.
Atualmente, no Brasil as academias com maior área construída estão situadas no Rio de Janeiro, mais especificamente na Barra da Tijuca. Isso se deve, principalmente, à geografia e à logística desse bairro, conhecido como a “Califórnia Brasileira”. Além disso, o estilo de vida do carioca o impulsiona a estar em forma o ano inteiro, auxiliado pelo clima e pelas praias, o que motiva as pessoas a permanecerem com sua estética mais apurada, possibilitando frequentarem os melhores points da orla marítima em diminutos trajes de banho.
Como não poderia deixar de ser, a maior rede de academias do Brasil surgiu e tem sua sede também no Rio de Janeiro. Trata-se da A!Body Tech, que possui cerca de 45.000 clientes e 2.000 colaboradores distribuídos em suas 20 filiais. A meta do Business Plan para quatro anos é implantar mais 60 unidades.
Mais uma vez, a cidade desponta no cenário, agora em nível mundial! É com muito orgulho que a Comunidade da Ginástica Artística – nova denominação para a antiga Ginástica Olímpica – anuncia que “todo” Brasil aprovou o 1º Curso de Especialização em Ginástica Artística do Brasil, promovido pelo Instituto de Ensino UPGRADE com a chancela da Faculdade Gama e Souza, o apoio da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro, presidida pela Prof.ª Andrea João, e o apoio da Confederação Brasileira de Ginástica, presidida pela Prof.ª Luciene Resende.
Do Amazonas até Santa Catarina, passando pelo Ceará, Pernambuco, Sergipe, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Goiás, Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Paraná, além de inúmeros locais do estado do Rio de Janeiro, profissionais de todos os cantos de nosso País vão estar no Rio ao longo dos próximos dezoito meses, aprendendo o que há de mais avançado nesse esporte, ministrado por uma equipe de escol, constituída de doutores, mestres, especialistas e empresários.
“Estamos vivendo o momento de ouro do esporte nacional. O Brasil se tornou referência em eventos esportivos. Porém, a fronteira entre o sucesso e o fracasso está próxima. Precisamos aproveitar essa oportunidade e mostrar que temos competência e efetividade em organizar, controlar e gerir eventos esportivos de relevância nacional e internacional. Por isso, urge capacitar profissionais de inúmeras áreas, desde a logística até alimentação. Acontecimentos do porte e da magnitude que iremos sediar requerem ótimos profissionais. É chegada a hora de aproveitarmos o ciclo virtuoso!”.
O depoimento supracitado de Rogério Romano – Diretor de Esportes do Marina Barra Clube -, foi a mola propulsora para a criação do primeiro MBA em Gestão e Marketing de Eventos Esportivos, da Faculdade Gama e Souza e do Instituto de Ensino UPGRADE, direcionado a capacitar profissionais para atuar com qualificação nesse mercado, visto que, a cidade do Rio, simplesmente, no período 2007/2016, foi e será palco dos seguintes megaeventos: XV Jogos Pan-Americanos (2007); II Jogos Para Pan-Americanos (2007); Jogos Mundiais Militares (2011); Copa das Confederações (2013); Campeonato Mundial de Futebol (2014); XXXI Olimpíadas (2016); e Jogos Paraolímpicos (2016).
Carlos Cardoso é Coidealizador do Instituto de Ensino UPGRADE; Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física e Áreas Correlatas da Faculdade Gama e Souza; MBA em Gestão e Marketing de Academias da UNIABEU; upgradecursos@upgradecursos.com.br