Equilíbrio Feminino
Equilíbrio Feminino
Posted by

Equilíbrio Feminino

Este texto traz à tona uma reflexão sobre os os  desafios da mulher contemporânea , equilibrar a vida pessoal e profissional, não ser aquela mulher sobrecarregada e tomar consciência de como administrar isso de uma forma prazerosa.

Lembrem-se quando você é mais equilibrada, você é um sucesso profissional, sucesso afetivo, sucesso nos relacionamentos sociais e principalmente você é um sucesso para você!

Há cinquenta anos , em 1962, o Brasil adotava o Estatuto da Mulher Casada, onde garantia a mulher o direito de trabalhar sem precisar de autorização do marido.

Hoje, a mulher ocupa 47% do mercado de trabalho brasileiro. No entanto, uma mudança rápida e com grandes repercussões, traz à tona um novo modelo para a sociedade de crenças e comportamentos sobre a mulher e para o homem também que lhe acompanha nessa jornada.

De uma forma geral, homens e mulheres são bem diferentes com relação à percepção e comportamentos diante dos acontecimentos no mundo. A tendência é que homens sejam mais racionais e mulheres sejam mais emotivas. O grande desafio da mulher é vencer o sentimentalismo exagerado que muitas vezes é aflorado, principalmente em momentos difíceis, que desequilibra a sua consciência e pode causar grande estragos…..

Vejamos três pontos fundamentais para trabalharmos esse equilíbrio:

1) Equilíbrio Emocional
2) Equilíbrio papéis da mulher contemporânea
3) Auto Estima

Estar em equilíbrio emocional é:

– ter a capacidade de criar motivações e persistir num objetivo apesar das dificuldades; controlar impulsos e saber aguardar pela satisfação de seus desejos; – se manter em bom estado de espírito.

Existe 4 importantes A´s para trabalharmos durante esse processo, em que a tendência é que os sentimentos tomem conta da mulher , tirando a consciência no momento presente. Hoje vamos falar do primeiro que é a  Auto consciência,  conforme o Autor Daniel Goleman, em inteligência Emocional, a auto consciência é a capacidade de estar consciente do seu estado de espírito.. de ter clareza das suas emoções no momento em que elas ocorrem.

Com relação ao ponto nº 2 , o equilíbrio dos diversos papéis que ocupa a mulher contemporânea, tem-se que estar atentas a três palavras importantes, limites, prioridades e perdão.

Quando o assunto é prioridade, já percebi que algumas mulheres que são mãe e realizam atividades fora de casa, muitas vezes, podem criam um sentimento de culpa por não ter tempo integral para cuidar do filho, muitas mães tendo em vista o pouco tempo para passar com a criança, optam por não “brigar”, mas sim proporcionar apenas momentos de alegria. Assim sendo passa a ignorar algumas coisas erradas e a abrir mão de corrigir o filho, porque já se sente culpada e passa a não exercer a sua autoridade de mãe.

Cuidado, esse sentimento de culpa não é necessário, o “não” também é amor e traz segurança para a criança.

Mais importante do que ser uma super mulher livre de falhas, é saber enfrentar seus compromissos com tranqüilidade e poder cuidar de maneira equilibrada dos diversos setores de sua vida.

Ainda, perdoe-se com frequência, isso vai ajuda-la a ter uma vida mais leve e mais prazerosa!

Por fim, essa mulher possui uma grande arma na sua mão, se souber usá-la poderá ter o mundo aos seus pés… sua autoestima!

Nada como uma poderosa autoestima, ela é uma avaliação que se passa no íntimo do ser humano, com relação ao seu lugar no mundo.

A tragédia é que existem muitas pessoas que procuram a autoestima em todos os lugares, menos dentro delas mesmas, e, assim, fracassam em sua busca.

Alguns especialistas afirmam que a autoestima, possui 4 pilares , a auto aceitação, que é uma imagem positiva que você tem diante dos seus erros , sem distorcer a realidade do seu ser, a autoconfiança, que é uma postura positiva com relação as próprias capacidades e desempenho, competência social, que é a capacidade de estabelecer contatos e se relacionar e rede social, que é se sentir importante e amado para um grupo.

Por fim , a razão, o homem, criou máquinas belíssimas, mas quase destruiu a beleza da humanidade, precisamos de valores mais femininos , precisamos de mais amor, justiça, solidariedade e compaixão no mundo, precisamos de mulheres que não percam sua essência pelo poder, só assim teremos um mundo melhor.

 

Larissa Kummel é Palestrante, MBA em Negociações Internacionais e Life e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching  larakummel@yahoo.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Equilíbrio Feminino 1462 06 abril, 2013 Coaching e Carreira, Larissa Kummel abril 6, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook