Estratégia Empresarial
Estratégia Empresarial
Posted by

Estratégia Empresarial

Dando continuidade aos nossos artigos, hoje vamos falar de estratégia. Tão importante quanto definir aquilo que você deseja, é ter uma estratégia para alcançar seus resultados, ou seja, o que e como você pretende agir para obter aquilo que tanto almeja.

Existe uma dificuldade nas pessoas de criar as suas próprias estratégias, e principalmente  de renovar as mesmas. Muitas pessoas e organizações não possuem a menor noção e senso de planejamento e quais são as etapas que precisam ser cumpridas para que a vitória possa sorrir no final.

O conceito de estratégia é bastante amplo, um dos primeiros usos do termo estratégia foi feito há aproximadamente 3.000 anos pelo estrategista chinês Sun Tzu, que afirmava que “todos os homens podem ver as tácticas pelas quais eu conquisto, mas o que ninguém consegue ver é a estratégia a partir da qual grandes vitórias são obtidas”.

Na minha opinião, a estratégia é uma combinação daquilo que desejamos, nosso objetivo principal, com os meios e os recursos necessários para alcançá-los.

Um dos motivos que nos levam a ter dificuldades em criar e renovar estratégias consiste por termos um sistema de gestão demais e liberdade de menos, isso acaba prejudicando em muito a criatividade e a adaptabilidade dos colaboradores. O excesso de gestão pode desenvolver colaboradores obedientes, mas dificilmente criativos, e isso acaba levando a escassez estratégica nas organizações.

Outro grande problema para as organizações e empresas é a negação da estratégia, toda a empresa é bem sucedida até quando deixa de ser… Mas o que é desconcertante é quantas vezes a alta direção fica surpresa quando o deixa de ser acontece. Essa surpresa, esse reconhecimento de que a estratégia utilizada não está apresentando os resultados esperados ou que as circunstâncias externas mudaram drasticamente, é quase garantia de que o trabalho de renovação será realizado com um atraso significativo, ou até mesmo perigoso e que muitas vezes acabam levando grandes empresas e organizações a falência….

Portanto pessoal, avaliem e analisem suas estratégias, se estão coerentes com as situações externas, seja o mais adaptável e flexível possível e lembre-se , a estratégia exige flexibilidade, os seus sonhos e objetivos exigem persistência.

 

Larissa Kummel é Palestrante, MBA em Negociações Internacionais e Life e Professional Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching larakummel@yahoo.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Estratégia Empresarial 2385 27 agosto, 2012 Gestão de Academias, Larissa Kummel agosto 27, 2012
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook