Você já parou para pensar que talvez falte ludicidade em sua liderança? Que talvez falte para sua equipe motivação suficiente para inovar e exercitar sua criatividade?
Pois é, desta vez trago para você uma dica, talvez não tão nova, mas com certeza útil: Toda vez que desejar estimular em sua equipe a criação de rotinas e ou processos mais eficientes e principalmente que permaneçam motivados, escolha um ambiente e técnicas de reuniões que lhes dêem prazer em participar, faça uso da ludicidade em suas reuniões.
Mas afinal o que é ludicidade?
Segundo Cipriano Luckesi, ludicidade é um estado interno de prazer e alegria do sujeito e essa é uma qualidade de quem está lúdico por dentro de si mesmo, ou seja, as atividades propostas só poderão ser consideradas lúdicas se proporcionar ludicidade naqueles que participarem.
A educação lúdica tem se tornado a cada dia uma forte aliada nos treinamentos empresariais, através deste instrumento de aprendizagem conseguimos reforçar o aprendizado e principalmente estimular nos participantes a reflexão ativa sobre os assuntos que estão sendo discutidos e propostos.
Pesquise, consulte profissionais que poderão ajudá-los no desenvolvimento de seus processos internos.
“Liderança é a arte de conseguir que uma pessoa faça o que você quer porque ela deseja fazê-lo.” Dwight Eisenhower
Andrea Frangakis é Profissional de Educação Física; Especialista em Educação Lúdica pelo Instituto Superior de Educação Vera Cruz (ISEVERACRUZ);- Pós-graduanda em Pedagogia Empresarial no ESAB andrea@unoeverso.com.br