Gestão por competências em centros fitness
Gestão por competências em centros fitness
Posted by

Gestão por competências em centros fitness

 

Gestão por competência é um modelo de gestão que visa identificar e gerir profissionais que tragam maiores retornos aos negócios. Desta forma, identificando seus pontos de excelência, as oportunidades de melhorias e suprindo as necessidades deste profissional.

Esse modelo de gestão serve para retenção de talentos baseando se em três pilares básicos: Atração, manutenção e aperfeiçoamento profissional.

A idéia da gestão por competências surgiu na década de 90, com um artigo publicado por Prahalad e Hamel (1998) intitulado: A competência essencial da corporação. Este modelo vem ganhando espaço e mostrando se apropriado as mudanças organizacionais.

“No panorama atual, em que as empresas buscam constantemente a conquista de mercados, a proposta de gestão por competências surge com o objetivo de tornar as empresas mais competitivas.” (Orlickas, 2010)

No mundo do fitness, onde temos o Brasil como segundo país em números de centros fitness e uma das maiores movimentações mundiais monetárias em investimentos do setor, adotar essa estratégia de gestão pode ser uma saída para driblar a crescente concorrência que em sua maioria briga por preços e não por qualidade dos serviços. Fator este, serviços prestados com qualidade, que vem sofrendo enorme carência no setor.

As empresas que se pautam pela gestão por competência estão preocupadas em obter melhores resultados indo ao encontro das reais necessidades do mercado e promovendo talentos que apresentam competências diferenciadas.

Colaboradores com suas competências valorizadas são mais satisfeitos e comprometidos, oferecendo melhores serviços e qualidades nos produtos da empresa. Tornando a marca da empresa um diferencial no mercado e atingindo resultados de excelência.

Vantagens da gestão por competências:

– Maximização da produtividade e de resultados
-Possibilidade de conscientizar os colaboradores a assumirem a co-responsabilidade pela carreira
-Promover nas lideranças o seu auto-desenvolvimento, tornando a gestão ganha-ganha.
-Gestão de pessoas focadas em avaliações mensuráveis em curto prazo e passível de correção
-Proporcionar intervenções imediatas e com rápido retorna para a empresa
-Orientação focada no desenvolvimento
-Aproveitamento de talentos em funções mais estratégicas.
Rafael Fernandes é Especialista em ADM e MKT esportivo; Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness; Gestor do Conselho Regional de Educação Física-CREF1- Unidade Barra/Recreio/JPA e Vargem Grande e Pequena; Professor de Educação Física (CREF 027635); Graduando em Processos gerenciais. Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9268675559198932 –  Tel:(21) 982771238

Comments

0 Comentários desativados em Gestão por competências em centros fitness 1470 01 dezembro, 2014 Liderança e Pessoal, Rafael Fernandes dezembro 1, 2014

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Cursos

Facebook