O que as cores podem fazer por sua academia?
O que as cores podem fazer por sua academia?
Posted by

O que as cores podem fazer por sua academia?

 

Foto: Unique Park – 

Cores não são apenas um detalhe na Arquitetura. Cores proporcionam e causam sensações nas pessoas ao redor e nos ambientes. A escolha das cores é a maior aliada em um projeto arquitetônico de uma academia. A sensação a ser transmitida ao aluno deve estar explícita em cada ambiente, pois ele ora precisa estar mais relaxado, ora mais energizado. Trabalhar a cor na pintura e em objetos de decoração é a maneira mais prática e econômica de mudar o aspecto e aceitação de uma academia!

Por isso a cartela de cores aliada aos diversos materiais de acabamento pode determinar o sucesso de um ambiente. Não basta decidir qual a cor ideal; é preciso saber em qual tom usá-la. Por exemplo, a cor verde: na tonalidade clara vai estimular suavidade e calmaria, enquanto o no tom mais cítrico, o verde-limão possui características da cor amarela em sua composição, perdendo assim sua suavidade.

As cores também podem mudar de acordo com a iluminação Portanto, atente-se em escolher as cores pensando nas possíveis combinações em paredes, pisos, iluminação, cor dos equipamentos e demais interferências.

Academia InovaFoto: Inova Academia

Pode-se utilizar as cores com a finalidade de destacar ou esconder objetos numa parede com muitas interferências visuais como conduites, canos e quadros de luz. Fica mais apresentável visualmente se tudo for pintado da mesma cor, inclusive os detalhes indesejáveis. Por outro lado, se existe um objeto ou informação que precisam ser destacados, podemos utilizar cores fortes para contrastar ao ambiente.

Mas e você, conhece um pouco da teoria das cores? Essa teoria é um estudo elaborado por físicos e estudiosos de neurofisiologia e que define cor como: “sensação consciente de um observador, cuja retina está estimulada por energia radiante”.

Wilhelm Wundt, famoso psicólogo alemão, responsável por dividir as cores em quentes e frias, mostra que as quentes são estimulantes e dinâmicas, e lembram alegria e movimento. Cores quentes como a vermelha e a laranja, por exemplo, aproximam-se visualmente do observador, dando a impressão de ambiente menor. Já as frias, verde e a azul, distanciam-se do observador tornando o ambiente aparentemente maior. Já as frias acalmam os olhos e sugerem suavidade a ambientes estáticos. As cores terciárias (mistura das primárias) deixam o ambiente mais sofisticado.

Tendo tudo isso em mente, minha sugestão para a área comercial de uma academia é principalmente não criar ambientes pintados de várias cores porque podem confundir o observador. Um padrão interessante é usar os neutros, como branco, cinza ou creme, ou escolher uma cor fria para algumas paredes e mesclá-la com detalhes em cores mais quentes.

 

Patricia Totaro atua desde 1994 no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, escolas de natação, clubes, centros esportivos e spas. www.patriciatotaro.com.br

Facebook: www.facebook.com/patriciatotaroarqresultados;  Twitter: @ArqResultados

Comments

1 Comentários desativados em O que as cores podem fazer por sua academia? 4300 05 dezembro, 2014 Arquitetura, Patricia Totaro dezembro 5, 2014

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook