Impressões da feira que representa o termômetro do mundo fitness
Impressões da feira que representa o termômetro do mundo fitness
Posted by

Impressões da feira que representa o termômetro do mundo fitness

Em março, toda a atenção do mercado fitness foi voltada a Las Vegas, nos Estados Unidos. O motivo foi a 32ª edição da IHRSA, evento que reúne anualmente proprietários, gestores de academias, fornecedores e profissionais de fitness. Este ano, a feira estava envolta por um clima de otimismo, repleta de tendências e novidades que comprovam o espírito inovador deste segmento.

A tecnologia continua a ter um papel importante no fitness, estando cada vez mais integrada com as redes sociais e promovendo novas experiências durante o exercício. Duas marcas importantes se destacaram nesse sentido ao mostrarem que, após conectar o seu smartphone as esteiras, elípticos e bikes, era possível acessar pela tela do equipamento ao e-mail, conta do Facebook ou playlist salva. Ainda, as máquinas estão oferecendo “passeios virtuais” nas telas, tornando o exercício mais fun.

Confesso ter ficado bastante satisfeita com a linha de equipamentos que reaproveita a energia gerada pela atividade física, transformando-a em elétrica. Como arquiteta, sempre busco inserir conceitos de sustentabilidade nos projetos e esta forma, sem dúvida, vem complementar a cadeia de soluções ecologicamente corretas. O mais incrível é que, além da economia em eletricidade, os alunos participam ativamente na preservação deste recurso.

Nesta edição, assim como nas últimas duas, o treinamento funcional foi a grande vedete. Absolutamente todas as empresas importantes de equipamentos mostraram uma linha de funcional e no meu estudo de campo em Nova York, realizado após a IHRSA, comprovei na prática que as academias já reservam um espaço generoso para o treinamento funcional.

Outro destaque foi o Fórum Latino-Americano, onde foram expostos três cases de academias no Brasil, Colômbia e México. Em cada uma destacou-se como as boas práticas contribuíram para o sucesso, os desafios e dificuldades enfrentados e as relações com outros operadores da América Latina. Particularmente, é gratificante perceber o interesse crescente pelo mercado latino-americano, fazendo com que o fórum fique melhor a cada ano.

Entre os cases mostrados no Fórum, fiquei muito impressionada com a campanha de marketing de uma rede de academias, em que o perfil de treino do cliente era identificado após a aplicação de um questionário. Depois de tabulado, o cliente ganhava uma pulseira da cor do seu perfil e recebia uma lista de atividades que se adequavam a ele. Para a arquitetura, isso é perfeito, pois é possível mensurar quem são os frequentadores da academia e oferecer espaços mais atrativos para o perfil.

Assim como no ano passado, tive a honra de ser convidada para participar dos consultórios empresariais que aconteceram depois do Fórum Latino-Americano. Juntamente com uma equipe de profissionais especializados em vendas, retenção, marketing, entre outros, conversei com donos de academia e pude falar como a arquitetura colabora para o sucesso de um projeto esportivo, seja na retenção ou na conquista de novos clientes. Afinal, se a intenção é fazer com que a academia torne-se a segunda casa do aluno, a arquitetura pode mais do que ajudar.

Essas foram algumas das macrotendências que a 32ª edição nos deixou. Fazendo um balanço, é sempre bom perceber como a IHRSA nos conecta com novas formas de pensar o fitness. Reunindo experiências e inovações de diversas partes do mundo, é fácil entender porque ela continua sendo “a” feira do setor e principal termômetro do mercado.

Bons projetos!

Patricia Totaro é Arquiteta, atua há mais de 15 anos no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, centros esportivos, spas, etc  www.patriciatotaro.com.br 

 

Comments

0 Comentários desativados em Impressões da feira que representa o termômetro do mundo fitness 1934 01 maio, 2013 Gestão de Academias, Patricia Totaro maio 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook