Marketing Digital, o que fazer na crise?
Marketing Digital, o que fazer na crise?
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Marketing Digital, o que fazer na crise?

A crise chegou, se instalou, está afetando o planeta inteiro, além de se tratar de uma crise de saúde global também é uma crise econômica alarmante. 

Muitos negócios de diversos tamanhos e nos mais variados setores de atuação têm sido forçados a usar e abusar da criatividade para encontrar meios de se reinventar nessa nova realidade e sobreviver em meio à pandemia e ao isolamento social.

Antes da crise, muitos empresários não valorizavam os investimentos no setor de comunicação de suas empresas, acreditando ser algo supérfluo. 

Muitas vezes num momento de corte de gastos, era uma dos primeiros itens da lista de corte. Com essa escolha, era natural o site da empresa ficar lá, sem função, deixados de lado, totalmente desatualizados, se tornando cada dia mais irrelevante para a empresa.

Porém, em 2020, a internet, as redes sociais e os demais canais digitais, são as mais eficazes ferramenta de comunicação direta com cliente e certamente, a mais utilizada neste momento para manter os negócios ativos. 

Gestores atentos às tendências do consumidor, já haviam inserido seu negócio no ambiente digital, por meio dos novos canais que o acesso a internet proporciona. Sendo assim tiveram uma vantagem no momento atual pois já estavam acostumados a lidar com as demandas do marketing digital, organizando-se com mais agilidade e eficiência.

O objetivo deste artigo é, conversar, apresentar tendências sobre marketing digital para o seu negócio fitness. Vamos entender melhor o que é e como atuar nesse momento, como você pode melhorar e potencializar seu marketing digital. 

E pra falar sobre marketing digital, precisamos começar do começo, afinal….marketing digital é um termo abrangente que abrange muitas especialidades diferentes, incluindo: sites, blogs, e-mails, redes sociais  e muitos outros.

O que é Marketing Digital?

Parece uma pergunta óbvia, o tempo todo estamos envolvidos por esses termos, mas será que entendemos mesmo do que se trata? O conceito pode parecer muito claro, mas se você parar para pensar e tentar dar uma definição, verá que é bastante subjetivo e se trata de algo bastante amplo.

No site rockcontent.com encontramos uma boa definição:

“Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca”. 

Quando se trata de grandes empresas é mais comum existir um setor destinado à essa área especificamente, vemos grandes campanhas, altos investimentos mas quando se trata do médio e principalmente do pequeno negócio, é uma área ainda de baixa atuação.

Muitas vezes por falta de conhecimento sobre o uso das ferramentas, custos, e porque pode parecer algo complexo, mas hoje com crescimento do uso das redes sociais,  você já  está mais familiarizado com a ferramenta  e consegue fazer seu marketing digital.

Para colher bons frutos, é necessário planejamento e organização.

Mesmo antes desse “novo normal”, o marketing digital já vinha sendo utilizado como um meio de comunicação muito eficiente. Os canais de marketing digital permitem maior interatividade com seus usuários  e assim uma análise mais rápida e eficiente sobre a efetividade da divulgação e avaliação do seu produto e serviço.

Essas leituras se tornaram mais precisas e eficientes, e agora, como temos acompanhado, nossas relações se mudaram para as redes, e é nelas onde as pessoas estão socializando, buscando informações e principalmente: COMPRANDO.

Onde sua academia está no mundo digital?

Essa é a questão primordial para pensar, em que plataformas digitais a sua marca, a sua academia já está presente? 

Tem um site? Uma página no Facebook? Só isso? Em que outras redes sociais você já tem perfis e como eles estão? E como está a sua presença digital hoje? Seu site está atualizado, você mantém postagens com que frequência? E nas redes sociais?

Olhe para o que você já tem, e será que não vale a pena dar uma repaginada em seu site? Mudar o template, deixá-lo mais moderno, mais interessante e fácil de usar? E o mesmo com as redes sociais. Aliás, quais redes você tem usado? E como vai a interação com o seu público?

É preciso verificar onde e como você está presente na internet. Como já dissemos, hoje é o ambiente digital nosso principal ponto de encontro e para manter uma  relação com as pessoas e principalmente com seu cliente.

Pensando sobre o seu site, com que tipo de conteúdo e com que frequência você tem atualizado ele? Postar por postar não vai te ajudar, é preciso postar conteúdo de valor, uma matéria sobre saúde e bem-estar, informações sobre esse momento, um artigo sobre algum tema de interesse de sua audiência, etc. 

E não pense que por criar um conteúdo dando dicas com soluções de problemas você estará entregando tudo de graça e perdendo seu cliente, é o contrário, mostrando para ele que seu conteúdo tem valor, ele se aproxima de você, mas claro, é preciso criar um planejamento e estratégias para essas postagens. 

Também é muito importante que seu site tenha um design responsivo (compatível para smartphones e tablets), assim seus usuários e cliente podem acessá-los com maior comodidade em todos os aparelhos que tiverem acesso.

Sobre as suas redes sociais, as principais e mais usadas hoje são Instagram, Youtube e Facebook, o Twitter depende muito do negócio, mas aí vale analisar como a interatividade com seu perfil acontece, assim você pode entender onde os seus perfis estão tendo mais engajamento.

Estratégias simples de marketing digital

O clássico e-mail marketing 

O primeiro passo é construir uma lista de e-mails, este tipo de canal é um contato muito importante com seus clientes e possíveis clientes. É um canal de via dupla, você pode se comunicar diretamente com a pessoa e a pessoa pode se comunicar diretamente com você através dele.

Você pode usar esse canal para envio de informações, atividades, cursos, descontos, promoções, newsletter, etc. É uma ferramenta importante que pode te trazer ótimos resultados.

É possível segmentar suas listas, direcionar determinados assuntos e ofertas a determinados clientes, de acordo com o interesse demonstrado.

O site da empresa 

Várias empresas se contentam com as redes sociais e talvez um blog, mas ter um site gera muito mais credibilidade para sua marca, demonstra que seu negócio é confiável, quando as pessoas buscarem e encontrarem um site verão que se trata de uma empresa séria. 

Com um site fica mais fácil de você ser encontrado nos mecanismos de busca e é mais uma ferramenta para seus clientes obterem informações sobre seu negócio, os produtos e serviços que você está oferecendo.

Lembre-se que as pessoas já estão habituadas a fazer buscas online antes da decisão de compra, nada melhor do que estar onde seus clientes estão te procurando. Na internet!

Redes Sociais 

Certamente é o melhor lugar para interagir com sua audiência e sua clientela, se há um lugar perfeito para isso, esse lugar são as redes sociais. 

Mas não basta apenas sair divulgando seus produtos e serviços de qualquer jeito, é preciso ter estratégia, já que as próprias redes podem te ajudar e você pode direcionar para quem você pretende apresentar sua oferta. Aqui vão alguns passos:

#1. Defina Metas e Objetivos

É muito importante que haja clareza sobre o que se deseja alcançar, para então encontrar os melhores caminhos para isto.

#2. Encontre as melhores redes para o seu negócio

Existem diversas redes, cada uma com suas particularidades, as intenções e interesses dos usuários também variam. Faça pesquisas e verifique quais as que melhor atendam o perfil do seu negócio e de seus clientes e de quem você deseja alcançar.

 #3. Veja o que seus concorrentes estão postando

É importantíssimo dar essa olhadinha na concorrência, seus clientes podem estar lá também. Conhecer as ideias de seus concorrentes te ajudará a pensar sobre suas estratégias e postagens.

#4. Crie seu perfil

Atente-se aos formatos das postagens e de como é a melhor maneira de se comunicar através da rede escolhida, sempre considerando seus objetivos e metas, é bom pensar sobre designs e formas de comunicação que melhor atendem aos seus clientes.

#5. Defina seu calendário editorial

É necessário para se organizar sobre as postagens, o que será postado, quando e onde. Também é importante definir as verbas usadas para promover posts e acompanhar  o andamento da sua estratégia.

#6.  Aprenda com seus resultados

O maior diferencial das mídias sociais são as ferramentas de análise de dados, assim é possível ver o engajamento e envolvimento de seu público e clientes, ver o que está funcionando de sua estratégia e o que não está para poder se adaptar, e repensar. Use-as para definir suas próximas estratégias de marketing.

Conclusão

Com essas ideias simples e básicas você já pode começar a investir e criar um marketing digital para o seu negócio fitness. Aproveitar esse momento de crise para transformar o seu negócio, estar em contato com seus clientes pela internet, já que esse canal foi potencializado pelo momento de isolamento social.

O marketing digital é um dos tipos mais eficazes de marketing, porque muitas pessoas passam o tempo online durante o dia.

Os brasileiros gastam, em média, 9 horas navegando na web, acordo com o site TechTudo, 3 horas dessa navegação é apenas nas redes sociais.

Se você já atua de forma digital, com essas ideias simples é possível rever seu negócio e repensar sobre suas estratégias, analisar o que está gerando bons resultados e você pode continuar, mas principalmente olhar para o que não está alcançando os resultados esperados e reformular.

Use uma combinação de canais e estratégias on-line para criar campanhas na internet. Com os métodos certos e um pouco de experiência, você vai adorar os resultados dessas ferramentas de marketing digital.

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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