Gestão Financeira na Crise: Como fazer?
Gestão Financeira na Crise: Como fazer?
Posted by

Gestão Financeira na Crise: Como fazer?

O momento que estamos vivendo, pegou a todos nós de surpresa, a quarentena, o isolamento social, todo este tempo com as atividades suspensas e ainda por tempo indeterminado. Ninguém estava realmente preparado para uma crise dessa magnitude.

Ter um negócio e estar com ele fechado é mesmo preocupante, sabemos que não é por brincadeira, pois a saúde e a vida de seus clientes e colaboradores assim como de toda a população mundial está em risco nesse momento.

Muito importante é manter a rotina conforme as orientações das organizações de saúde e, inclua nessa rotina, aproveitar o momento para revisitar seus planejamentos em gestão, para o seu negócio fitness encontrar novas soluções e se adequar ao “novo normal”.

Se você tinha um bom planejamento e gestão financeira do seu negócio, é provável que você tenha mais habilidade agora para lidar com esse momento, se organizar para sobreviver e quem sabe até, porque não? Sair dela ainda mais forte.

E se você não tinha, é hora de parar, analisar tudo e tomar as decisões corretas para colocar seu negócio na linha.

De qualquer forma, sabemos que o momento ainda é incerto, está repleto de inseguranças, dúvidas e preocupações, reunimos neste artigo os desafios,  alguns pontos importantes, de serem analisados, para garantir que sua academia sairá dessa crise, encontrando as soluções necessárias para o momento atual.

Para falar sobre gestão financeira, vamos começar com a pergunta mais importante atualmente:

Quanto Tempo a sua Empresa Aguenta?

Um ponto extremamente importante que você precisa olhar friamente e sem romantismo é quanto tempo sua empresa aguenta sem faturamento ou com um faturamento abaixo da média que ela vinha atingindo. 

Levante todos os gastos, custos e despesas, e veja quanto você tem de fundo reserva, certamente você já cuidava de seu fluxo de caixa e se ele era muito bagunçado você já deve estar percebendo a importância dessa organização. 

A partir dele você sabe quais são os custos e despesas de seu negócio e também quanto de receita costumava entrar por mês e se você está realizando ações online, ou vendendo algum produto online, sabe quanto está entrando agora para comparar e poder se planejar nessa nova realidade.

Muita gente não tem o hábito de cuidar desse fluxo de caixa e não tem ideia de quais são os gastos reais da empresa, acaba misturando contas pessoais com o dinheiro da empresa e vira aquela bagunça, se era o seu caso, aproveite esse momento para rever isso e se reorganizar.

Mas então, você olhou para os custos e despesas de sua empresa e descobriu que gasta R$ 3.000,00 por mês, por exemplo, percebeu que tem um fundo de reserva de R$ 12.000,00, logo você consegue manter seu negócio por quatro meses. 

Mas muitos negócios não tem um fundo de reserva, ou ele já está sendo usado, já está acabando, segue na leitura que temos mais ideias para você.

Redução dos custos, importante decisão.

Isso parece óbvio, há quem diga que é o grande segredo para não falir, mas não é mágica, e também não é algo tão simples assim, cortar de qualquer jeito pode até piorar sua situação.

O primeiro passo é olhar para os seus gastos, com o quê sua empresa vem gastando? 

Talvez nesse momento você já irá perceber quais coisas pode cortar ou reduzir, mas elenque as 10 principais despesas, levante a média de gasto com elas nos últimos 3 meses, e procure meios de cortar, reduzir esses custos, olhe item por item, analise cada caso, talvez você tenha parcelas de equipamentos, de financiamentos, é preciso renegociar, prorrogar prazos. 

Se em seu negócio você já faz isso no planejamento financeiro, no seu orçamento, é provável que já costume fazer isso, mas nesse momento precisa ser mais drástico, principalmente se não existe um fundo de reserva, é questão de sobrevivência da sua empresa.

E não pense que só determinado perfil e tamanho de negócios está passando por isso não, na realidade todos estão, talvez em níveis diferentes, mas o momento é delicado, independente de ser grande ou pequeno, e independente da área de atuação. 

Redução de pessoal, é necessário?

Mais um ponto necessário de atenção e delicadíssimo, talvez o mais complicado. É preciso priorizar as pessoas, tanto na crise quanto depois. 

Sair demitindo todo mundo agora não significa a melhor forma de lidar com a crise desse momento, quando reabrir você terá que fazer novas contratações e isso tem gastos também. 

É preciso tentar segurar esses cortes, o quanto for possível, algumas empresas deram férias agora, renegociaram férias, é preciso avaliar, cada caso é um caso, não é interessante que seu negócio saia prejudicado, mas que também não prejudique as pessoas, é preciso ponderar, analisar com calma, está complicado para todo mundo.

Oportunidades de Crédito, uma possibilidade

Verifique quais oportunidades e possibilidades de crédito existem para você, talvez você possa vir a precisar de um crédito para te ajudar a se manter. 

Se você analisou seus custos, despesas, não tem um fundo de reserva, é bastante provável que vá precisar renegociar suas dívidas. Existem algumas ações do governo e dos bancos para ajudar as empresas, você precisa verificar se existe algo para você.

Evidentemente que é preciso cautela para que um empréstimo, uma renegociação de dívidas esteja dentro da sua realidade e não se torne mais um problema gigante no futuro.

Negocie com fornecedores e cliente, mantenha o contato

Você pode estar pagando parcelas de compra de materiais e equipamentos e com a academia fechada, como garantir esses pagamentos? 

Converse com seus fornecedores, procure encontrar soluções, talvez diminuir o valor das parcelas e prorrogar o parcelamento, algum tipo de adiamento, por exemplo. 

Seus clientes também vão querer negociar com você, veja o que pode oferecer a eles, talvez um desconto na mensalidade, algum outro tipo de produto ou serviço. Tudo isso vai depender da realidade da sua academia e de seus clientes. 

Aproveite também para oferecer essa facilidade para aquele cliente que já estava com um orçamento, mas não fechou com você devido à quarentena, aproveite o momento para gerar lucro, aproveitar esse momento e vender, se reinventar.

Mais uma vez, pondere, todos estamos lidando com a crise, é preciso encontrar boas saídas para ambos os lados e todos podem ceder um pouco.

Aproveite para reavaliar seu negócio

Esse momento é uma grande oportunidade de olhar para sua empresa com frieza e distanciamento necessário. No dia a dia, não nos damos conta ou deixamos passar coisinhas que agora podem estar evidentes que já não funcionam. 

Algumas empresas já estão percebendo que é possível seguir com os negócios com os colaboradores trabalhando de casa, ou algumas ações não precisam mais serem realizadas como antes. 

Também é um bom momento para conhecer o envolvimento de seus funcionários e colaboradores com seu negócio, como eles estão se dedicando, como estão atuando apesar das dificuldades e novidades desse momento, nessa “nova realidade”.

A partir desse olhar, dessa análise, você poderá rever as coisas e reformular seu negócio, criar novas possibilidades e abandonar o que já não funciona, é uma grande oportunidade de se reinventar e se fortalecer para o retorno.

Conclusão

Lidar com as crises nunca é fácil e muito desafiador. 

Ninguém deseja ter que lidar com elas, mas é uma realidade que está aí e não podemos nos iludir. É necessário analisar a realidade que o seu negócio está enfrentando e a partir daí buscar e encontrar as soluções relevantes.

Nunca vivemos um tempo assim, tão complexo, com tantas variáveis incontroláveis. É preciso sim ter os pés bem firmes no chão para lidar com as dificuldades e a realidade que se apresenta.

O pessimismo não ajuda em nada, é preciso manter o foco nas soluções, criar objetivos para vencer a crise e superar esse momento.

Dizem que crises são grandes oportunidades de aprendizado, então aproveite este momento, aprenda com ele e crie soluções para seu negócio!

É tempo de ousar, de ser criativo, mas também ponderado e cauteloso.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a gestão de crise, conheça nossa plataforma. São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias, clique aqui e saiba mais

Para você não perder nenhuma informação sobre gestão de academia, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui e acesse.

Comments

0 Comentários desativados em Gestão Financeira na Crise: Como fazer? 1270 30 abril, 2020 Branding abril 30, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook