A pandemia pegou a todos de surpresa e na tentativa de se evitar um colapso, várias orientações foram dadas pelos governos, as mais duras com certeza são a quarentena, o isolamento social, e com ele o fechamento de todos os serviços não essenciais.
As academias estão fechadas, há pouco mais de um mês aproximadamente, é um momento muito delicado para os negócios em geral, certamente ser gestor, de qualquer setor que seja, neste momento não está fácil.
Estamos aqui sempre, com várias dicas e ideias para te ajudar a lidar com os desafios da gestão fitness, e neste momento é hora de se preparar para o pós-quarentena.
Sobre gestão de crise, você poderá saber mais em outro artigo nosso clicando aqui, com certeza, se você ainda não leu, vale a pena ler.
Não sabe por onde começar? Ainda não planejou, ou não está realizando ações para a sobrevivência e superação dessa crise, não perca mais tempo! Confira nosso artigo com um check list para você começar a agir.
Todos estamos cheios de dúvidas e incertezas: O Mundo mudou? Será que tudo voltará ao normal? Quando poderemos reabrir?
Caso você ainda não tenha começado um planejamento, faça-o já! Mesmo que você ainda esteja meio perdido nessa crise, é preciso se organizar e planejar.
Com as academias fechadas, o que você pode fazer?
Muito se tem feito nas plataformas online, e é tempo de planejar o retorno, a reabertura da sua academia pós-quarentena. Aproveitar esse momento para avaliar e planejar o futuro é fundamental para um negócio de sucesso.
Sabemos que você não vê a hora de reabrir seu negócio, mas é preciso prudência. O mundo já não é mais o mesmo e com certeza as exigências de seus clientes também não serão.
A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde, já tem estabelecido algumas orientações, que devem ser seguidas, para uma reabertura das academias com segurança e atenção especial à saúde coletiva.
Lembrando também que podemos aprender com a experiência daqueles países onde o pico da pandemia já passou e eles já começaram a retornar suas rotinas habituais e a reabertura dos negócios.
Ao longo deste artigo, vamos te apresentar essas novas orientações, para que você comece já o seu planejamento de reabertura da sua academia!
#1 – Limpeza geral da sua academia
Você precisará criar pontos de limpeza e desinfecção em todos os ambientes da sua academia, disponibilizar recipientes com álcool em gel a 70% para uso por clientes e colaboradores.
Durante o período de funcionamento você precisará fechar cada área de 1 a 2 vezes ao dia para limpeza geral e desinfecção dos ambientes.
Coloque kits de limpeza em pontos estratégicos nas áreas de musculação e peso livre, contendo toalhas de papel e produtos específicos para a higienização.
O objetivo é facilitar para os clientes o processo de higienizar, antes do uso, os equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. Neste mesmo local, deverá haver orientação para descarte imediato das toalhas de papel.
#2 – Uso de equipamento de proteção individual (EPI’s)
Para seus funcionários e colaboradores, o uso desses equipamentos passa a ser obrigatório, quanto antes ensiná-los e orientá-los melhor.
São novos hábitos que precisamos adquirir para seguir pós-quarentena.
Recepcionistas, professores, equipes de limpeza, gerentes e demais colaboradores, deverão usar máscaras, assim como as luvas e seguir todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) para uso desses equipamentos.
É uma nova rotina a ser criada, e quanto antes você planejar sua aplicação, melhor!
#3 – Medidas Operacionais Preventivas
Confira algumas medidas que você já pode ir planejando e preparando seus colaboradores para colocá-las em prática assim que retornarem:
Medir a temperatura
Será necessário medir com um termômetro do tipo eletrônico à distância a temperatura de todos os que entrarem na academia.
Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, não poderá ser autorizada a entrada da pessoa na academia, incluindo clientes, colaboradores e terceirizados.
Então será preciso que você faça um investimento em um termômetro deste modelo, e pela internet mesmo você consegue pesquisar os valores e os modelos.
Em caso de febre
Se algum colaborador apresentar febre alta junto com algum outro sintoma de COVID-19, informe imediatamente à gerência da unidade.
Cuidados com o uso da catraca
Se a sua academia tem leitor de digital para a entrada, você precisará disponibilizar um recipiente com álcool em gel a 70% ao lado da catraca.
Além disso, o usuário, colaborador deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital.
Limitar a quantidade de clientes
Será preciso limitar a quantidade de clientes que entram na academia, as aglomerações deverão continuar sendo evitadas ainda por um período de médio a longo prazo: ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4 m² (áreas de treino, piscina e vestiário).
Delimitar espaços
Delimite com uma fita o espaço em que cada usuário deve se exercitar nas áreas de peso livre e musculação.
Nas salas de atividades coletivas, a orientação sobre a distância é de que devem ficar de 1,5 m à 2 m de distância um do outro.
Organizar o Espaço
Utilize apenas 50% dos aparelhos de cardio, ou seja, deixe o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro, faça o mesmo com os armários.
Atenção aos bebedouros
Libere a saída de água no bebedouro somente para uso de garrafas próprias, nada de permitir que bebam água diretamente dos bebedouros, é pela segurança e saúde de todos.
Clientes com mais de 60 anos
Realize o congelamento dos planos de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado.
Incentive-os a ficar em casa.
Divulgue as novas regras
Comunique aos seus usuários para que levem à academia suas próprias toalhas para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos.
O ar do ambiente
Renove todo o ar do ambiente, de acordo com a exigência da legislação (pelo menos, 7 vezes por hora), e troque os filtros de ar, no mínimo 1 vez por mês, usando as pastilhas adequadas para higienização das bandejas do aparelho.
Orientações para combater a contaminação
Exponha aos seus usuários todos os manuais de orientação que possam ajudar a combater a contaminação do COVID-19, informação para que todos façam sua parte e ajude no combate.
Oriente sua equipe
Capacite todos os colaboradores em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção.
Mantenha-os atualizados sobre as novas regras da academia, e incentive-os a segui-las corretamente.
#4- Recomendações para o uso da piscina
Será preciso disponibilizar, próximo à entrada da piscina, um recipiente com álcool em gel a 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina.
Assim como o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas passa a ser fundamental.
Disponibilize, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual, e logo após o término de cada aula, sua equipe de limpeza precisará higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.
#5- Comunicação para criar novos hábitos
Quem tem acompanhado as notícias e informações sobre a pandemia, pode até já estar cansado de escutar que é preciso lavar as mãos, usar álcool em gel, etc.
Mas não podemos acreditar que o que temos de informação já dá conta de tudo. Invista na informação e comunicação tanto com seus colaboradores quanto aos seus usuários.
Resumidamente as informações básicas são:
Para seus colaboradores, funcionários, professores, etc:
- Utilização dos EPIs para trabalho.
- Limpeza das mãos com água e sabão (como lavá-las e com qual frequência).
- O mesmo vale para higienização com álcool em gel.
- Utilização do termômetro.
Para seus alunos e usuários:
- Higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% (como e com qual frequência).
- Uso de garrafa de água individual.
- Uso de toalha individual.
- Restrição de que não será autorizada a entrada de clientes nem funcionários e terceirizados com temperatura acima de 37.8 °C.
- Gráfico com a frequência diária por horário.
- Recomendação para que os clientes evitem horários de pico e se programem para treinar em horários alternativos.
Conclusão
Levantamos aqui diversos pontos que você já pode se atentar e planejar para a reabertura da sua academia no pós-quarentena.
É fundamental que você se informe, atualize e prepare sua equipe de colaboradores de forma a todos estarem alinhados e prontos para lidar com essa nova realidade que nos aguarda.
Preservar a saúde de seus colaboradores e usuários poderá ser o grande diferencial de seu negócio, reduzir a contaminação da COVID-19 é responsabilidade de todos, assim como manter todos muito bem informados de como isso deve ser feito.
Quanto melhor informados e preparados estivermos para o retorno melhor.
Certamente a comunidade de sua academia estará ansiosa para este reencontro e retomada das atividades.
Além de um espaço para atividades físicas, é importante lembrar que sua academia também é um espaço de saúde e bem-estar e de socialização.
As pessoas estão ansiosas por reencontrar os amigos, os colegas, e fazer isso num espaço onde a saúde delas estará garantida, será com certeza o seu grande diferencial.
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