Como preparar sua academia para a reabertura
Como preparar sua academia para a reabertura
Posted by

Como preparar sua academia para a reabertura

A pandemia pegou a todos de surpresa e na tentativa de se evitar um colapso, várias orientações foram dadas pelos governos, as mais duras com certeza são a quarentena, o isolamento social, e com ele o fechamento de todos os serviços não essenciais.

As academias estão fechadas, há pouco mais de um mês aproximadamente, é um momento muito delicado para os negócios em geral, certamente ser gestor, de qualquer setor que seja, neste momento não está fácil.

Estamos aqui sempre, com várias dicas e ideias para te ajudar a lidar com os desafios da gestão fitness, e neste momento é hora de se  preparar para o pós-quarentena.

Sobre gestão de crise, você poderá saber mais em outro artigo nosso clicando aqui, com certeza, se você ainda não leu, vale a pena ler.

Não sabe por onde começar? Ainda não planejou, ou não está realizando ações para a sobrevivência e superação dessa crise, não perca mais tempo! Confira nosso artigo com um check list para você começar a agir.

Todos estamos cheios de dúvidas e incertezas: O Mundo mudou? Será que tudo voltará ao normal? Quando poderemos reabrir? 

Caso você ainda não tenha começado um planejamento, faça-o já! Mesmo que você ainda esteja meio perdido nessa crise, é preciso se organizar e planejar. 

Com as academias fechadas, o que você pode fazer?

Muito se tem feito nas plataformas online, e é tempo de planejar o retorno, a reabertura da sua academia pós-quarentena. Aproveitar esse momento para avaliar e planejar o futuro é fundamental para um negócio de sucesso.

Sabemos que você não vê a hora de reabrir seu negócio, mas é preciso prudência. O mundo já não é mais o mesmo e com certeza as exigências de seus clientes também não serão.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), o Ministério da Saúde, já tem estabelecido algumas orientações, que devem ser seguidas, para uma reabertura das academias com segurança e atenção especial à saúde coletiva. 

Lembrando também que podemos aprender com a experiência daqueles países onde o pico da pandemia já passou e eles já começaram a retornar suas rotinas habituais e a reabertura dos negócios.

Ao longo deste artigo, vamos te apresentar essas novas orientações, para que você comece já o seu planejamento de reabertura da sua academia! 

#1 – Limpeza geral da sua academia

Você precisará criar pontos de limpeza e desinfecção em todos os ambientes da sua academia, disponibilizar recipientes com álcool em gel a 70% para uso por clientes e colaboradores.

Durante o período de funcionamento você precisará fechar cada área de 1 a 2 vezes ao dia para limpeza geral e desinfecção dos ambientes. 

Coloque kits de limpeza em pontos estratégicos nas áreas de musculação e peso livre, contendo toalhas de papel e produtos específicos para a higienização.

O objetivo é facilitar para os clientes o processo de higienizar, antes do uso, os equipamentos de treino, como colchonetes, halteres e máquinas. Neste mesmo local, deverá haver orientação para descarte imediato das toalhas de papel.

#2 – Uso de equipamento de proteção individual (EPI’s)

Para seus funcionários e colaboradores, o uso desses equipamentos passa a ser obrigatório, quanto antes ensiná-los e orientá-los melhor.

São novos hábitos que precisamos adquirir para seguir pós-quarentena. 

Recepcionistas, professores, equipes de limpeza, gerentes e demais colaboradores, deverão usar máscaras, assim como as luvas e seguir todas as orientações da Organização Mundial de Saúde  (OMS) para uso desses equipamentos.

É uma nova rotina a ser criada, e quanto antes você planejar sua aplicação, melhor!

#3 – Medidas Operacionais Preventivas

Confira algumas medidas que você já pode ir planejando e preparando seus colaboradores para colocá-las em prática assim que retornarem:

Medir a temperatura

Será necessário medir com um termômetro do tipo eletrônico à distância a temperatura de todos os que entrarem na academia. 

Caso seja apontada uma temperatura superior a 37.8 °C, não poderá ser autorizada a entrada da pessoa na academia, incluindo clientes, colaboradores e terceirizados. 

Então será preciso que você faça um investimento em um termômetro deste modelo, e pela internet mesmo você consegue pesquisar os valores e os modelos.

Em caso de febre 

Se algum colaborador apresentar febre alta junto com algum outro sintoma de COVID-19, informe imediatamente à gerência da unidade.

Cuidados com o uso da catraca

Se a sua academia tem leitor de digital para a entrada, você precisará disponibilizar um recipiente com álcool em gel a 70% ao lado da catraca.

Além disso, o usuário, colaborador deve ter a opção de acessar à academia comunicando à recepcionista seu número de matrícula ou seu CPF, para que não precise tocar no leitor digital.

Disponibilizar um recipiente com álcool em gel a 70% ao lado da catraca

Limitar a quantidade de clientes

Será preciso limitar a quantidade de clientes que entram na academia, as aglomerações deverão continuar sendo evitadas ainda por um período de médio a longo prazo: ocupação simultânea de 1 cliente a cada 4 m² (áreas de treino, piscina e vestiário).

Delimitar espaços

Delimite com uma fita o espaço em que cada usuário deve se exercitar nas áreas de peso livre e musculação.

Nas salas de atividades coletivas, a orientação sobre a distância é de que devem ficar de 1,5 m à 2 m de distância um do outro.

Organizar o Espaço 

Utilize apenas 50% dos aparelhos de cardio, ou seja, deixe o espaçamento de um equipamento sem uso para o outro, faça o mesmo com os armários. 

Atenção aos bebedouros

Libere a saída de água no bebedouro somente para uso de garrafas próprias, nada de permitir que bebam água diretamente dos bebedouros, é pela segurança e saúde de todos.

Clientes com mais de 60 anos

Realize o congelamento dos planos de clientes acima de 60 anos de idade, quando solicitado.

Incentive-os a ficar em casa.

Divulgue as novas regras 

Comunique aos seus usuários para que levem à academia suas próprias toalhas para ajudar na manutenção da higiene dos equipamentos.

O ar do ambiente

Renove todo o ar do ambiente, de acordo com a exigência da legislação (pelo menos, 7 vezes por hora), e troque os filtros de ar, no mínimo 1 vez por mês, usando as pastilhas adequadas para higienização das bandejas do aparelho.

Orientações para combater a contaminação

Exponha aos seus usuários todos os manuais de orientação que possam ajudar a combater a contaminação do COVID-19, informação para que todos façam sua parte e ajude no combate.

Oriente sua equipe 

Capacite todos os colaboradores em como orientar os clientes sobre as medidas de prevenção.

Mantenha-os atualizados sobre as novas regras da academia, e incentive-os a segui-las corretamente.

#4- Recomendações para o uso da piscina

Será preciso disponibilizar, próximo à entrada da piscina, um recipiente com álcool em gel a 70% para que os clientes usem antes de tocar na escada ou nas bordas da piscina.

Assim como o uso de chinelos no ambiente de práticas aquáticas passa a ser fundamental. 

Disponibilize, na área da piscina, suportes para que cada cliente possa pendurar sua toalha de forma individual, e logo após o término de cada aula, sua equipe de limpeza precisará higienizar as escadas, balizas e bordas da piscina.

#5- Comunicação para criar novos hábitos

Quem tem acompanhado as notícias e informações sobre a pandemia, pode até já estar cansado de escutar que é preciso lavar as mãos, usar álcool em gel, etc. 

Mas não podemos acreditar que o que temos de informação já dá conta de tudo. Invista na informação e comunicação tanto com seus colaboradores quanto aos seus usuários. 

Resumidamente as informações básicas são:

Para seus colaboradores, funcionários, professores, etc:

  • Utilização dos EPIs para trabalho.
  • Limpeza das mãos com água e sabão (como lavá-las e com qual frequência). 
  • O mesmo vale para higienização com álcool em gel. 
  • Utilização do termômetro.

Para seus alunos e usuários: 

  • Higienização das mãos com água e sabão e/ou álcool em gel a 70% (como e com qual frequência). 
  • Uso de garrafa de água individual.
  • Uso de toalha individual.
  • Restrição de que não será autorizada a entrada de clientes nem funcionários e terceirizados com temperatura acima de 37.8 °C.
  • Gráfico com a frequência diária por horário.
  • Recomendação para que os clientes evitem horários de pico e se programem para treinar em horários alternativos.

Conclusão

Levantamos aqui diversos pontos que você já pode se atentar e planejar para a reabertura da sua academia no pós-quarentena. 

É fundamental que você se informe, atualize e prepare sua equipe de colaboradores de forma a todos estarem alinhados e prontos para lidar com essa nova realidade que nos aguarda.

Preservar a saúde de seus colaboradores e usuários poderá ser o grande diferencial de seu negócio, reduzir a contaminação da COVID-19 é responsabilidade de todos, assim como manter todos muito bem informados de como isso deve ser feito.

Quanto melhor informados e preparados estivermos para o retorno melhor.

Certamente a comunidade de sua academia estará ansiosa para este reencontro e retomada das atividades.

Além de um espaço para atividades físicas, é importante lembrar que sua academia também é um espaço de saúde e bem-estar e de socialização. 

As pessoas estão ansiosas por reencontrar os amigos, os colegas, e fazer isso num espaço onde a saúde delas estará garantida, será com certeza o seu grande diferencial.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a gestão de crise, conheça nossa plataforma. São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias, clique aqui e saiba mais

Para você não perder nenhuma informação sobre gestão de academia, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui e acesse.

Comments

0 Comentários desativados em Como preparar sua academia para a reabertura 303 21 abril, 2020 Branding abril 21, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook