Você já deve ter notado que muitas empresas e negócios estão fazendo bastante uso da internet e das ferramentas digitais para se manter em contato com seu público, seus clientes e seguir faturando mesmo diante da crise, certo?
Você também já deve ter notado a quantidade de lives que estão acontecendo, não só de artistas, mas principalmente de gestores, especialistas e profissionais das mais diversas áreas e setores.
Se você ainda não se atentou a isso, está na hora de dar atenção, aprender a usar essa e outras ferramentas digitais para alavancar seu marketing digital, fortalecê-lo na crise, seguir com força e se reestruturar tanto para lidar com a crise como com o “novo normal”.
O mercado, de forma geral, já vinha numa emergente transformação para o digital, e agora o que vemos é uma aceleração disso, então se você não tinha sequer começado a estruturar o seu negócio para o ambiente digital, agora não há mais possibilidade de adiamento, sua hora é agora!
Mesmo em um negócio como a sua academia, é possível pensar em oferecer produtos e serviços online aulas, grupos com dicas, aluguel de equipamentos, etc. Como se costuma dizer “crises são grandes oportunidades”, e são mesmo, mas somente para quem sabe aproveitá-las.
Num artigo anterior já te demos algumas ideias para o marketing e a presença digital da sua academia, do seu negócio fitness.
Não sabe por onde começar? Você está no lugar certo, neste artigo vamos apresentar algumas dicas para você se organizar, e começar o planejamento de marketing digital do seu negócio fitness.
O ideal é você aproveitar esse momento atual para rever suas estratégias de marketing digital, aprender mais e se preparar para o futuro que já chegou.
#1. Conheça a sua concorrência
É de extrema importância que você observe sua concorrência, o que estão fazendo durante a crise, o que estão vendendo nesse momento, o que estão postando, etc.
As redes sociais são ótimas para isso, além de ver as postagens da sua concorrência, é possível acompanhar o envolvimento e o engajamento do público, e assim você pode ter uma leitura do interesse desses clientes, saber com que tipo de postagem, de assunto há maior envolvimento, e essa análise pode te ajudar a pensar e criar estratégias para o marketing digital do seu negócio fitness.
#2. Humanize a sua marca
Seu site pode estar atualizado, com um design incrível, suas redes sociais estarem com postagens diárias, stories, conteúdo de qualidade, ótimo, perfeito, esse é o caminho! Mas é importantíssimo que sua marca tenha um personagem, uma cara para sua empresa, um rosto que represente o seu negócio.
Muitas empresas usam o logo, a marca da empresa como foto de perfil nas redes sociais, tem uma descrição sobre o tipo de serviço, produto ou atividade que atuam, e vários posts com promoções e conteúdos, mas não dá para saber quem está ali, o rosto, porque não dizer o coração por trás daquele negócio, daquela ideia?
É preciso um personagem, pode ser o proprietário, um diretor ou até mesmo uma pessoa contratada para ser a cara da empresa, essa pessoa é o rosto que vai para os stories, para os vídeos, para as postagens, é a pessoa que vai mostrar “os bastidores” para o público, é o rosto que seus clientes verão e terão um primeiro contato, principalmente online.
Assim você tira aquela seriedade, deixando a relação com o cliente mais leve, mais humanizada e criando simpatia do seu cliente com o seu negócio.
#3. Crie conteúdo de valor
Provavelmente é o ponto mais importante do seu marketing digital, muitas pessoas acham que postando conteúdo de valor, ou seja, conteúdo que resolve problema, como dicas, por exemplo, vai fazer com que você perca uma venda, perca clientes, quando na verdade é ao contrário.
Dessa forma você está mostrando para seus seguidores que você, que seu negócio fitness entende daquele assunto, você gera relevância e esse é o motivo para eles se juntarem a você, te contratarem, te seguirem nas redes.
Você pode criar esse tipo de conteúdo e postar através de artigos no site da sua academia ou no blog, por exemplo; pode criar vídeos para o Youtube e Instagram; fazer posts para o Instagram e Facebook.
Aproveite os recursos das redes sociais, o Instagram por exemplo permite que você crie enquetes e perguntas, é um bom jeito de colher informações sobre seu público e interagir com seus clientes, e criando conteúdo, pois uma resposta pode ser um resumo de algum assunto de valor.
#4. Tenha um bom planejamento
O planejamento é sempre importante e fundamental, é preciso criar objetivos e metas, ter estratégias e desenhar um caminho para alcançá-los, inclusive se avaliando o tempo todo, e replanejando o que não está funcionando.
As redes sociais facilitam muito, já que os retornos são rápidos, e é fácil observar onde há mais engajamento, compartilhamento e comentários. Lembre-se que tudo é teste, o tempo todo, não é só postar ou sair publicando qualquer coisa, o tempo todo é preciso estar atento ao que se quer com aquela postagem, aquele anúncio e ao retorno que vem ou que não vem.
#5. Observe o comportamento
As pessoas estão massivamente na internet, já usavam muito e agora com o isolamento isso aumentou muito, e elas estão procurando oportunidades. Seja de começar uma atividade que já tinha vontade, mas não tinha tempo, seja procurando algo que já pretendia comprar mas agora buscando por um preço menor.
Você também precisa olhar as oportunidades, assim como oferecer boas oportunidades para seus clientes. Observe e aprenda com o comportamento dos seus clientes, dos seus seguidores nas redes sociais e com a sua concorrência também.
#6. Automação de Marketing
Trata-se de um tipo de tecnologia para te ajudar a agilizar e organizar todas essas interações, comunicações, postagens e necessidades do seu marketing digital.
Esse tipo de software possui soluções para criar fluxos de trabalho e comunicação, é como uma mistura entre sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos. É possível segmentar sua base em relação ao perfil, ao comportamento e às suas ações, criar critérios, etc.
Boas ferramentas de automação são:
- HubSpot
- Pipefy
- RD Station
Existem ferramentas para as redes sociais, que permitem o agendamento de posts e a centralização da estratégia em diferentes redes, entre outros recursos, as principais são:
- Quintly
- Hootsuite
- Buzzumo
- Bume.com
- mLabs
Não podemos nos esquecer do e-mail marketing, pois se trata de um dos elementos mais fundamentais da sua estratégia digital. As principais ferramentas são:
- Mailchimp
- GetResponse
- Mailee
Além dessas ferramentas, sistemas de automação como RD Station e Hubspot tem recursos para disparo automático de e-mails.
#7. Ferramentas de imagem e de vídeo
O visual do seu site ou blog é importantíssimo, é a identidade visual do seu negócio fitness e muitas vezes há a dificuldade de se fazer um investimento com design, para te ajudar, você pode contar com bancos de imagens gratuitos, e além disso existem ferramentas que te ajudam a criar posts, editar e tratar imagens:
- Canva
- Photoshop
- Illustrator
Os vídeos são um dos conteúdos mais consumidos da internet, ferramentas de edição de vídeo podem te ajudar a criar vídeos mais personalizados, com efeitos, vinhetas, etc. Entre as principais estão:
- Adobe Premiere
- Final Cut
- After Effects
Conclusão
Como se costuma dizer “nas crises estão as oportunidades”, você já deve ter ouvido isso ou lido em algum lugar, devido ao momento que vivemos esta frase ou outras bem parecidas têm sido repetidas inúmeras vezes.
As oportunidades de fato estão aí e sempre estão para quem consegue vê-las e aproveitá-las. Se você está aqui certamente é porque pretende aproveitá-la. Que bom!
Era comum escutarmos coisas como “de agora em diante o digital aumentará cada vez mais”, o “em diante”, é o nosso novo agora, o futuro chegou, resistir a ele pode gerar prejuízos.
Muito do que estávamos acostumados a fazer, já não cabe mais e também não podemos ter nenhuma certeza ou segurança de que as coisas voltarão a ser como eram, provavelmente não.
Vivemos em um novo mundo agora, um mundo que vive uma pandemia global. É preciso ter calma, cautela e prudência, olhar para o seu negócio, para a sua realidade e se reinventar, aprender novas formas de atuar e até mesmo de vender.
Os grandes gestores já entenderam isso, é preciso estar aberto e disposto a se rever e reformular, e o momento é oportuno para isso, o distanciamento permite que consigamos ver as coisas de forma mais ampla, ter uma visão mais geral do nosso negócio e então avaliar os pontos e reestruturar o que for necessário.
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