5 Maneiras de reter seu cliente durante e após a pandemia
5 Maneiras de reter seu cliente durante e após a pandemia
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5 Maneiras de reter seu cliente durante e após a pandemia

Os últimos doze meses foram desafiadores como nenhum outro para a indústria do fitness.

O princípio entre isso tem sido a combinação de uma digitalização crescente do cenário de fitness com uma evolução nas necessidades de mudança do comportamento do cliente moderno. Embora o local físico da academia fosse o único lugar para interagir com sua marca, agora é apenas uma das partes de toda a sua oferta. Os consumidores já se acostumaram com a liberdade e a velocidade dos serviços digitais e querem poder cuidar de sua saúde onde e quando lhes for conveniente.

A aceleração na adoção da tecnologia de fitness e o aumento de opções para os usuários finais têm sido um avanço bem-vindo e estimulante para a sustentabilidade de longo prazo da indústria. Isso ofereceu novas maneiras de conectar e envolver e o potencial para novos fluxos de receita.

No entanto, muitos provedores de condicionamento físico estão enfrentando a mesma questão premente: neste ambiente transformado e em face de tanta competição, como manter a lealdade à sua marca durante este período COVID-19 e depois?

Crie um relacionamento

Quando um cliente novo ou regular passa pelas portas físicas ou digitais de sua academia pela primeira vez, ele provavelmente está de bom humor. Mas essa motivação pode desaparecer como a neve ao sol se eles não se sentirem suficientemente ligados à sua marca. Apesar da digitalização rápida, atenção pessoal e comunicação personalizada são mais importantes do que nunca.

A comunicação online regular em várias plataformas cria um sentimento de pertencimento e autonomia entre os clientes, o que é essencial para aumentar a retenção de clientes da academia. Ir mais longe com um e-mail no aniversário, ou um cupom de desconto para mercadorias ou uma classe premium se atingirem um marco, também são maneiras infalíveis de aumentar a afinidade com a marca.

Além disso, você também pode usar seu marketing de conteúdo para colocar seus clientes em destaque: assim como tem o funcionário do mês, você também pode declarar o aluno da semana. Isso faz com que os clientes se sintam especiais e não sejam apenas mais um número no sistema, aumentando a fidelidade à sua marca.

Construa uma comunidade

Devido ao COVID-19 e aos vários bloqueios, os consumidores anseiam por contato social e oportunidades de fazer coisas em grupos. Uma comunidade ativa é, portanto, indispensável. Por exemplo, ao organizar treinamento em grupo online e externo de acordo com as medidas de distanciamento, você oferece a seus alunos a oportunidade de permanecerem conectados uns com os outros. Dessa forma, você pode posicionar sua marca de forma mais ampla para o seu público-alvo – eles não apenas obtêm um ótimo treino, mas também há espaço para diversão e contato social (a uma distância adequada, é claro).

Além disso, uma comunidade online é o seu local central para se manter em contato com os membros. Você pode compartilhar facilmente as últimas notícias da sua academia com eles, responder às suas perguntas e iniciar conversas. Isso também dá aos clientes o espaço para compartilhar seu progresso e motivar uns aos outros. Mas também use sua comunidade para permitir competição e desafios entre eles. Desta forma, os seus alunos podem interagir com a sua marca de uma forma divertida, segura e acessível. Afinal, clientes felizes são clientes fiéis.

Seja Híbrido

Depois de quase um ano do ‘novo normal’, a importância de uma oferta híbrida é indiscutível. E não se engane – esta não é uma solução temporária para nos ajudar a superar a pandemia, mas uma verdadeira revolução para a indústria de fitness. Ao longo do ano passado, os consumidores tornaram-se cada vez mais conscientes sobre saúde e como ela envolve mais do que apenas exercícios, bem como os diferentes tipos de conteúdo com os quais eles podem se envolver. Forneça a seus clientes o que eles precisam e eles permanecerão leais à sua marca.

Mostre que sua marca oferece mais do que um espaço com aparelhos de ginástica. Com uma oferta híbrida, você pode fornecer aos alunos um lugar para trabalhar sua força mental e a oportunidade de experimentar novos exercícios. Além disso, comunique isso em seu conteúdo – por exemplo, compartilhe dicas de meditação para iniciantes.

Seja ágil

Em uma discussão recente sobre o papel da tecnologia e do fitness, foi destacado que agora existe uma excelente oportunidade para os operadores de fitness compreenderem melhor seus clientes, maximizando os dados comportamentais. Se a personalização para fidelidade à marca é o alvo, os dados são o caminho para chegar lá. Na verdade, para adaptar seu conteúdo e suas comunicações às necessidades individuais, você precisa primeiro compreender o que eles estão procurando. 

O comportamento do usuário final naturalmente mudou muito no ano passado e não podemos ter certeza de que direção tomará quando as restrições começarem a ser suspensas. Isso torna ainda mais importante ser adaptável e olhar continuamente para os insights de dados disponíveis para avaliar o que está impulsionando os resultados de negócios e o que precisa ser melhorado. Também pode ajudar a informar atividades de envolvimento adicionais, como promoções digitais ou desafios motivacionais. 

Abrace a tecnologia 

Seria um erro pensar que a tecnologia de fitness trata apenas de aplicativos e conteúdo para dispositivos móveis. Uma experiência holística híbrida e completa também significa uma forte oferta em sua academia ou estúdio após a reabertura. Provedores de condicionamento físico devem procurar criar uma experiência perfeita entre sua localização física e a oferta digital. Dessa forma, você pode ficar em contato com seus clientes e mantê-los envolvidos, independentemente de se exercitarem em casa, fora ou na academia.

Isso também vai beneficiar aqueles que anseiam pelo aspecto social de visitar uma academia e as instalações disponíveis. Por exemplo, invista em equipamentos de ginástica especializados, serviços sem toque e ferramentas de software como um check-in com código QR para permitir essa experiência perfeita. Além disso, o software de retenção pode ter um valor agregado significativo. Isso pode ajudá-lo a manter o controle de quais membros estão em risco de cancelamento, para que você possa responder de forma eficiente e adequada com alcance pessoal.

Conclusão 

O ritmo no qual a tecnologia de fitness transformou a indústria e o crescimento na quantidade de escolha do consumidor não é uma ameaça para academias, personal trainers e empreendedores de fitness. É uma oportunidade. Essas evoluções estão tornando a indústria mais preparada para o futuro a longo prazo e estão dando aos empreendedores mais oportunidades de garantir que os clientes sejam fiéis à sua marca com uma oferta completa e personalizada.

Por Joeri Nanov, contribuidor especial da FBA/ https://member.afsfitness.com/

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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