Muito e provavelmente uma de suas maiores preocupações nesse momento, se não for a maior, é o financeiro de seu negócio, afinal os custos com aluguel, funcionários, manutenção, etc, não pararam devido à quarentena, e com as academias fechadas a preocupação tende a aumentar.
Você pode estar quebrando a cabeça para descobrir formas de vender e ter ideias para que sua academia sobreviva à essa crise. A principal pergunta neste momento é: Como vender em tempos de crise?
Muitos gestores ainda acreditam que neste momento de crise as pessoas estão sem dinheiro, acreditam que ninguém vai querer gastar… Não é bem assim não!
Se você der uma acompanhada na sua concorrência verá que tem gente comprando sim, e se tem gente comprando é porque tem gente vendendo!
Neste artigo vamos apresentar ideias, são 6 dicas para te inspirar a criar novas possibilidades de vendas na sua academia durante a crise, aproveite esse momento para se fortalecer!
#1. Saia do pessimismo
Ficar nesse pensamento de que não é hora de vender, de que quem está vendendo agora é oportunista, que quem está vendendo está se aproveitando da fragilidade das pessoas para tirar vantagem e que as pessoas não tem dinheiro para gastar com seus produtos e serviços agora, de que agora não é momento, etc.
Essa visão pessimista não vai te ajudar em absolutamente nada! Não é bom para você, muito menos para sua academia.
Se você prefere ficar nesse pensamento, nem continue lendo, mas como sabemos que se você está aqui é justamente porque você pretende superar a crise e inclusive se fortalecer com ela, continue a leitura pois temos algumas dicas para você.
Aproveitar a oportunidade que as crises nos fornecem, não é oportunismo, é inteligência, é saber gerir uma crise, já abordamos este tema em um outro artigo que se você ainda não leu, pode ler sobre gestão de crise clicando aqui.
A crise pegou todos de surpresa, é um momento complicado sim, grandes gestores também estão tendo dificuldades, se sentindo inseguros e precisando se reinventar, então diga sim a essa oportunidade.
Se reinvente, abrace este desafio com prazer e saia de sua zona de conforto em direção ao sucesso e fortalecimento de seu negócio.
#2. Aprenda com a sua concorrência
O ditado popular nos ensina que “nada se cria, tudo se copia”, talvez não seja bem assim, mas quando você aprende com a experiência e erros dos outros você otimiza seu tempo, isso é um fato!
Vá olhar, conhecer o que a sua concorrência está fazendo para vencer a crise, você pode conhecer as ideias que eles estão tendo e adaptá-las ao seu negócio, à sua realidade e necessidade de seus clientes.
Nem tudo o que funciona para a sua concorrência pode funcionar para o seu negócio, mas apenas você conhece bem o seu negócio e sabe quem são seus clientes e o que eles desejam, então à partir do que você descobrir que eles estão fazendo você poderá pensar e criar ações para o seu negócio.
A partir dessas informações você pode contar com a colaboração da sua equipe e criar mais ações de acordo com os perfis e atividades específicas de seus alunos.
Criando estratégias e ações diferentes, de acordo com demandas específicas, aproveitando para mostrar ao seu cliente que sua academia é diferenciada e pode oferecer um tipo de atendimento e serviço mais personalizado.
Abordamos esse tema em outro artigo, sobre o mercado fitness se adaptando ao novo normal, se você ainda não leu clique aqui e confira.
O cliente pós-quarentena terá novas exigências e esperará encontrar uma academia que atenda as necessidades do “novo normal”, e esse atendimento mais atencioso à saúde coletiva, é algo que certamente será esperado por ele, principalmente devido às exigências das organizações como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Ministério da Saúde.
#3. Fortaleça sua presença digital
É imprescindível estar próximo do seu cliente, e neste momento as melhores ferramentas para isso são com certeza as redes sociais e as demais ferramentas digitais.
Com certeza você deve ter notado o grande aumento no número de lives que acontecem diariamente em diversos setores.
Não são somente os artistas que passaram a fazer lives quase que diariamente, mas em todas as áreas, em todos os segmentos de negócios essa ferramenta está sendo usada para manter contato com os clientes, seguidores e também para aumentar o público.
Como vai as ações digitais da sua academia? Você tem mantido contato frequente com seus usuários e também com seus clientes em potencial?
Fizemos um cheklist de ações para te ajudar no relacionamento com seu público. Se sua academia ainda não está marcando sua presença digital, corre que ainda dá tempo!
Com algumas ações online, você conseguirá se manter presente na rotina das pessoas, fazendo com que sua marca não seja esquecida e possa se fortalecer.
Lembre-se que se você estiver presente na vida das pessoas agora, elas se lembrarão de você quando a quarentena acabar, mas se não te conhecem agora, se não se relacionarem com sua marca agora, como se lembrarão dela?
#4. Crie um produto online
Como dissemos lá no início, uma questão muito preocupante de todo gestor agora é sobre como seguir com um faturamento bom em tempos de crise.
Em nosso checklist de ações, indicamos algumas ações que podem ser monetizadas, como aulas online, fazer parte de um grupo privado que receberá dicas de saúde e bem-estar por exemplo.
Em variados ramos de negócios, os gestores estão criando produtos online para ser vendidos e consumidos online. Exemplos desse tipo de ação para as academias pode ser: o acesso privado à aulas personalizadas, grupos temáticos, palestras, a assinatura de um serviço de dicas de saúde e bem-estar via whatsapp, etc.
O mais importante é você conhecer as necessidades do público de sua academia, e assim definir um produto relevante que estimule as vendas.
Pequenas lives com aulas online gratuitas são bastante interessantes como uma divulgação da sua marca, mas e se através disso você também oferecesse algo mais exclusivo para seus seguidores?
Mesmo que com um custo mais baixo você já conseguiria gerar receita para seu negócio e aproximar seus clientes, porque não pensar em um serviço de assinatura que possa gerar algum benefício para esse cliente não só agora, mas também oferecer alguma vantagem para ele quando sua academia reabrir?
#5. Vendas antecipadas
Vender hoje para entregar no futuro. Negócios na área de turismo já estão acostumados a fazer esse tipo de oferta, você já deve ter visto pacotes de viagens que oferecem um desconto substancial para você comprar agora, começar a pagar agora mas só usufruir no futuro.
Você pode criar um produto nesse formato para gerar faturamento agora para sua academia, mas com algum benefício, alguma vantagem para o seu cliente que só irá usar no futuro quando a reabertura acontecer.
Mas seja cauteloso no planejamento, para que o faturamento de hoje não se transforme no prejuízo de amanhã. Uma possibilidade é estipular uma quantidade desse produto, também um prazo específico, uma validade para o resgate do mesmo.
#6. Incentive as indicações
A indicação boca a boca é um clássico, e certamente seus clientes que gostam dos seus serviços e produtos já fazem isso, e você pode apenas continuar incentivando, mas o que estamos querendo que você perceba é que só isso não é o suficiente.
Você já deve ter visto no Instagram, por exemplo, algumas marcas, alguns negócios que fazem promoções onde o seguidor concorre a determinado prêmio, curtindo uma postagem e marcando três amigos, por exemplo.
Isso é uma forma muito interessante para seu negócio ser visto, adquirir novos seguidores em suas redes e aumentar seu prospect.
Uma outra ideia é pedir para seus clientes indicarem pessoas para a compra de um determinado serviço e a cada três que comprem, por exemplo, seus clientes recebem algum tipo de gratificação ou prêmio.
Conclusão
Apresentamos aqui algumas ideias e possibilidades de geração de recursos para o seu negócio fitness. O momento é delicado sim, existem muitas dúvidas, mas os momentos de crise trazem também grandes oportunidades de aprendizado e superação.
Para aqueles que não tinham o hábito de planejamento, certamente a crise irá ser muito mais dura, mas se esse é o seu caso, aproveite o momento para adquirir esse hábito. O planejamento do seu negócio pode ajudar muito a se organizar para lidar com momentos como esse.
Evidentemente conhecer bem o seu negócio, seus objetivos, seus colaboradores e clientes, sua comunidade de uma forma geral, te ajudará muito a criar e aplicar essas ações, tanto as ideias que sugerimos aqui, quanto outras que você irá criar.
É tempo de ser criativo, se reinventar e superar.
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