Gestão de Crise: Estratégias para sua Academia
Gestão de Crise: Estratégias para sua Academia
Posted by

Gestão de Crise: Estratégias para sua Academia

Estamos passando por um momento novo, delicado, estranho, mesmo para os gestores mais experientes em lidar com crises. Tudo é novo agora, e há incertezas, dificuldades e dúvidas neste momento.

Mas acredite, você não está sozinho!

Esta crise, de proporções globais, que estamos vivendo, surpreendeu às empresas e gestores, dos mais diversos setores e tamanhos. 

Fabian Salum, professor de estratégia, modelo de negócios e inovação da Fundação Dom Cabral disse para revista Exame: “Se me pedissem hoje para fazer um plano estratégico, eu não saberia nem como me comportar.” 

Ele ainda conta que os empresários com quem tem contato estão partilhando do mesmo sentimento, estão repensando tudo, de modelo de negócios à relação com a tecnologia.

Então, em meio a esse mar de incertezas, o que já podemos afirmar?

Certamente que esta crise terá efeitos sobre a forma de trabalhar, como já está acontecendo, novos hábitos já estão sendo criados, acompanhando os novos comportamentos das pessoas.

O ambiente corporativo já começa a sofre uma revisão das reais necessidades de se manter certos processos e estruturas.

Joana Story, professora de gestão da Fundação Getúlio Vargas, disse à revista Exame: “Estamos lidando com uma questão global que tem impacto nas pessoas, e é preciso entender que os modelos de gestão serão diferentes. Não se pode priorizar o lucro neste momento: o gestor deve pensar de forma mais ampla sobre as consequências e impactos sociais para resolver a crise”.

É natural que aqueles que melhor  lidarem com a crise, serão os que mais terão chances de se manter no mercado, agora e no futuro.

Não sabe por onde começar? Você está no lugar certo, estamos aqui para te ajudar nesse momento. 

Preparamos este artigo com dicas que você pode aplicar na sua academia e conseguir fazer uma boa gestão no cenário atual. 

Vamos começar? 

Para uma boa gestão, a primeira ação é um bom planejamento.

Definir um plano de ação com seus colaboradores

O que podemos fazer?

O tema principal é sobre as pessoas, pois a crise que estamos vivendo tem um impacto direto em todas elas, é preciso considerar isso, e agir, criar estratégias.

Reúna-se com seus colaboradores, escute as propostas que eles podem te dar, faça perguntas eficientes para os motivar, eles precisam saber que são importantes, que são parte do negócio. 

Dentro de sua academia, muitos de seus colaboradores são os professores, os profissionais que atuam diretamente com seus clientes.

Incentive essa visão profissional do professor, é importante atender as demandas e necessidades de seus alunos neste momento. 

Assim como ideias de atividades, projetos pensados para este momento são muito bem-vindas. Estimule sua equipe de professores a pensar no futuro, nos cuidados necessários para a realização das aulas, quando o isolamento terminar e retornarmos às atividades presenciais.

Para mais informações sobre como gestão de negócios pode te ajudar a gerenciar os momentos de crise, clique aqui e confira mais dicas para se inspirar e lidar melhor com este momento.

Dicas simples como traçar um plano, com metas, objetivos e ações, ser honesto e aberto sobre as questões que o momento e a crise estão trazendo. 

Manter a transparência nas informações, tanto para seus colaboradores quanto  para seus clientes. Usar as mídias sociais de forma eficiente para a comunicação e divulgação das informações e atividades, podem fazer muita diferença durante a gestão de crise.

Já definiu as ações? Ótimo, agora é hora de agir.

Feito o planejamento é hora de pôr a mão na massa, nesse caso a mão no celular. Luz, camêra, AÇÃO!

Produção de vídeo aula

Uma boa maneira de manter as aulas e atividades com seus alunos e clientes são as vídeo aulas, e por quê não aproveitar também para com elas trazer clientes novos para sua academia?

Você pode criar vídeo aulas, divida o projeto com seus colaboradores. 

Os professores de sua academia podem gravar esses vídeos, desde lives abertas nas mídias sociais da sua academia, quanto aulas específicas postadas no blog e/ou  personalizadas individualmente ou em grupo de alunos, como se fosse uma aula presencial.

Se você e seus colaboradores tiverem equipamentos e conhecimentos mais específicos sobre gravação e edição de vídeos, ótimo! Mas não pense que somente com recursos profissionais estas vídeo aulas podem ser feitas.

Hoje todos têm celulares, smartphones com câmera e recursos simples que podem possibilitar a gravação, edição e transmissão dessas aulas.

Use seu celular, faça uma aula teste, experimente criar essa aula. 

Lembre-se que alguns detalhes  já poderão ajudar na qualidade de seu vídeo:

  • Iluminação – Encontre uma fonte de iluminação e fique de frente para ela, não é embaixo, fique de frente, assim não criará sombra, a luz que vem da janela pode ser uma boa dica.
  • Enquadramento – outra coisa muito importante, não adianta ficar muito perto nem muito longe da câmera, de acordo com o que você pretende transmitir na aula, verifique como está no vídeo.
  • Microfone – verifique o alcance do microfone de seu celular, se for possível use o microfone do fone de seu celular, teste, é sempre importante testar para saber como utilizar as ferramentas que você tem à sua disposição e conseguir os melhores resultados possíveis com elas.
  • Ambiente – O microfone sozinho não vai fazer milagre! Tente gravar numa hora mais silenciosa, o barulho de carro, buzina ou mesmo outros sons podem atrapalhar a captação do áudio e interferir na qualidade de sua aula.
  • Transmissões ao vivo (lives) – as mesmas dicas valem aqui.

É importante que os conteúdos sejam planejados, assim como criar um cronograma de quando essas aulas irão ao ar e quem serão os responsáveis por elas. 

Planejamento sempre! 

Se quiser utilizar editores de vídeo, seguem 5 opções gratuitas e fáceis de usar segundo artigo da Canaltech 

E a pergunta chave vem agora: Como continuar presente na mente e no coração dos clientes, com as portas fechadas?

A resposta vem acompanhada de outra pergunta: Onde seus clientes estão agora? 

Online é claro, navegando na internet e  interagindo com o mundo por meio das redes sociais. É lá que sua academia precisa estar também.

Fortalecimento da Marca com Ações Online

Como já mencionamos, é o momento de ser estratégico e criativo, usar as mídias para fortalecer sua marca. 

Com as pessoas em isolamento a internet, principalmente as redes sociais são a principal ferramenta, o principal meio de contato entre as pessoas e os negócios.

Mantenha suas redes sociais vivas com postagens regulares, informações e atividades. 

Se faça presente na nova rotina das pessoas, isso fortalecerá os laços entre os que já são membros de sua academia, como também é um momento de fortalecimento da imagem agregada ao seu negócio.

Aulas gratuitas, dicas online e outras ações podem te ajudar. Mantenha-se em contato com sua comunidade online, interaja! 

Quer mais dicas de gestão de crise? Continue lendo esse artigo, tenho certeza que ao final você estará cheio de novas ideias para aplicar na sua academia.

Campanha Pré-Temporada

A crise está aí, a pandemia chegou e  pegou todos de surpresa. Como já dissemos, até os gestores mais experientes em lidar com crises estão sem saber muito bem por onde ir.

Empresas fechadas, negócios parados ainda  por tempo indeterminado, mas os custos, as despesas não param. 

Uma ideia muito interessante, frequentemente utilizada pelo mercado de turismo que pode ser adaptada ao seu negócio, à gestão de sua academia, é o famoso “pague agora e desfrute depois”. 

Muitas agências de viagens, pensando em facilitar o acesso de seus clientes a pacotes de viagens, permite que eles efetuem uma compra antecipada para usufruir mais à frente, em suas próximas férias, por exemplo, de forma a ajudá-los até com um planejamento financeiro, pois o cliente não estará necessariamente com as despesas do pacote de viagem durante a viagem.

Como é o momento de inovar, de se reinventar, como uma estratégia para este momento, sua academia pode vender aulas, pacotes, serviços antecipadamente, para seu cliente utilizar quando as atividades presenciais forem retomadas.

Algumas coisas são importantes de serem cuidadas para que você não tenha prejuízos. 

Faça uma campanha mais humanizada, lembre-se que as pessoas estão mais sensíveis, crie um serviço atrativo, ofereça algum benefício diferenciado, algum desconto.

Algo que seja possível e que não prejudique seu negócio posteriormente, crie regras claras e prazos possíveis, lembre-se que isso ainda durará um tempo razoável.

Vamos aproveitar que o assunto agora é futuro. Já pensou na hora que isso tudo passar, como sua academia vai se preparar para o retorno? 

O retorno pós quarentena

O mundo já não é mais o mesmo, e certamente o que encontraremos quando retornarmos também será diferente.

As rotinas, procedimentos de saúde, cuidado, higiene, o uso dos instrumentos, talvez até novas regras de uso de espaços sobre números de pessoas, etc.

Especialistas já apontam que um dos principais focos de interesse das pessoas quando o isolamento terminar serão os serviços de saúde, certamente as academias serão muito procuradas.

Muitas pessoas estão paradas em casa, comendo, engordando, e assim quando for possível voltar a circular nos espaços públicos, elas irão querer também voltar a se exercitar, cuidar de sua saúde, bem estar e correr atrás do tempo perdido, principalmente pensando no próximo verão.

Alguns ajustes e cuidados nos espaços físicos de sua academia serão necessários, cuidado e atenção redobrados com a higiene e a aglomeração de pessoas por exemplo.

Será preciso estar atento e bem informado sobre os melhores procedimentos de saúde indicados pelos órgãos competentes, muito álcool gel, e uma equipe bem treinada para manter os espaços limpos.

Conclusão

Ainda há muita incerteza e insegurança sobre o futuro. Nunca foi tão importante aprender a lidar com crise e buscar informação de fontes seguras.

Aprender com a experiência de quem já passou por algo parecido, conhecer experiências que deram certo. 

Não existe uma fórmula mágica para solucionar as questões desse momento. É preciso dedicação, empenho e disponibilidade para aprender com este momento.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, incluindo a gestão de crise, conheça nossa plataforma. São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias, clique aqui e saiba mais


Para você não perder nenhuma informação sobre gestão de academia, participe do nosso grupo no Telegram, clique aqui e acesse.

Comments

0 Comentários desativados em Gestão de Crise: Estratégias para sua Academia 329 16 abril, 2020 Branding, Gestão de Academias abril 16, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook