Gestão de Academias – Checklist de ações
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Gestão de Academias – Checklist de ações

A gestão é a espinha dorsal das organizações de sucesso. Uma boa gestão irá garantir a qualidade e os resultados pretendidos em seu planejamento.

Para criar um planejamento, você precisa conhecer e compreender as necessidades da sua academia, de seus colaboradores e de seus usuários, assim como ter as metas e os objetivos bem definidos, bem nítidos para todos. 

Desta forma, poderá ter uma visão mais ampla e conseguir criar as estratégias necessárias para suprir essas demandas.

As estratégias e ferramentas certas poderão te ajudar e muito, tanto para planejamento e organização, quanto para monitoramento e controle das ações e dos resultados.

Incentivar sua equipe e motivar seus colaboradores, certamente irá trazer o melhor possível de cada um para assim todos atingirem juntos os melhores resultados possíveis.

Estamos em um momento novo e é preciso adaptar a sua gestão para esse período, criar estratégias, ações que mantenham a gestão de sua academia firme, seus colaboradores envolvidos e seus usuários satisfeitos.

Para te ajudar, criamos um checklist com algumas ações que podem fortalecer sua academia nesse momento de isolamento social.

Quer entender como aplicar a gestão na sua academia? Você está no lugar certo! Neste artigo explico por onde começar,vamos lá.

#1. Canal de atendimento ao cliente

No segmento fitness, como em qualquer outro negócio, ter uma boa relação com seu cliente é fundamental. 

Quando se trata da entrega de um serviço, podem acontecer alguns problemas e seu cliente precisa saber que será ouvido, que terá um canal, um meio acessível para que ele possa realizar essa comunicação. 

Assim como para ser informado sobre mudanças, cancelamentos, e demais assuntos que diretamente o atinjam.

E neste momento de distanciamento social, como manter um canal eficiente de comunicação com seu cliente?

Você precisa ter e criar mais de um meio para essa comunicação, de forma a dar opções ao seu cliente, e ele poder encontrar a forma mais eficaz e conveniente para realizá-la.

Lembre-se que ter vários canais é bom, porém é preciso garantir que eles serão geridos de forma eficiente, é preciso ouvir de verdade seus clientes.

Entregar alguma resposta para eles, para que saibam que essa comunicação existe realmente, não é apenas uma aparência, ou para cumprir norma, como se diz.

Na sua academia, você pode ter seu funcionário, atendente que pode receber essa reclamação, ouvir o que o cliente necessita, e também aquela boa e conhecida caixa com papéis para sugestões, onde o cliente pode ou não se identificar e deixar ali seu comentário.

São bons recursos, mas é preciso ir além, um número de telefone dedicado a isso, um e-mail, um número de whatsapp. 

As redes sociais são boas alternativas e você pode criar formas onde o usuário tenha a possibilidade de fazer sua sugestão, reclamação, seu comentário de forma anônima ou não, isso também é uma forma de garantir o bem estar e a satisfação do seu cliente.

#2. Manter a comunicação em diversos canais online

Assim como receber as mensagens, sugestões e reclamações dos seus clientes é extremamente importante. 

Mantê-los informados é fundamental, principalmente neste momento de isolamento.

Eles precisam saber quais ações da sua academia continuam, de que forma essas ações continuam, que ações são essas, o que há de interessante e de importante que eles não podem ficar de fora. 

Ainda que de forma online, é importante manter a comunidade da sua academia unida, fortalecida e com atividades.

Em sua academia, presencialmente, você pode manter um mural com informações, dicas de saúde, bem-estar, novidades, promoções, mas será que é suficiente? 

Será que seu cliente tem tempo para parar e ler tudo o que tem ali? E agora no isolamento?

Mais uma vez, as ferramentas online podem te ajudar. 

Um e-mail, com uma newsletter, uma programação semanal da sua academia, eventos especiais, atividades, dicas para seu cliente podem ser um diferencial.

Informações diárias, dicas, e outros conteúdos, diretamente no whatsapp, também podem ser uma forma de atender seu cliente de forma mais personalizada.

As redes sociais, como Instagram, Facebook,  o próprio site da sua academia, um blog, um canal no Youtube, podem ter conteúdos relevantes também, de forma a também trazer mais clientes para sua academia.

É interessante manter algum conteúdo relevante aberto nas mídias digitais, onde qualquer pessoa pode ter acesso e, através delas o público em geral possa se cadastrar em um grupo de whatsapp, ou cadastrar um e-mail para receber conteúdo exclusivo.

 Por exemplo,os seus clientes da academia receberem um conteúdo exclusivo que pode ser personalizado para eles, de acordo com as atividades de interesse deles.

O importante é manter esses canais de comunicação e esse diálogo com seu público.

Agora que você já conheceu os principais canais de comunicação online, vamos falar mais um pouquinho sobre as redes sociais.

#3. Interação nas redes sociais

Como já dito no tópico anterior, manter essa comunicação, essa interação também nas redes sociais, é muito importante não só para manter contato com seu público, mas para criar e estabelecer relações com um público que tem potencial para se tornar sua nova clientela. 

Alimentar as suas redes sociais, com informação sobre saúde, bem-estar, alimentação, cuidados neste período de isolamento é muito importante. 

Você ainda pode criar enquetes, desafios online, fazer live com algum tema sugerido por sua audiência e interagir com o público.

Isso também é uma forma de compreender as necessidades e interesses de seus atuais e futuros clientes.

Não faça apenas as publicações e deixe pra lá, é importante ler os comentários, respondê-los, independente de serem de alunos da academia ou não. 

Essa interação fortalece os laços entre os membros de sua academia, como também cria novos laços com seus futuros clientes.

#4. Organizar equipes para aulas online

Você já criou, já tem os canais para estar e se manter em contato com seus alunos, clientes, e agora?

Por que não criar aulas online, já que todos, ou pelo menos a maior parte de seus alunos está em isolamento social?

Assim como é importante manter contato com seus clientes, é importante manter sua equipe engajada e motivada, e eis um bom desafio para esse momento: criar aulas online!

Aulas com exercícios que seus alunos possam realizar de suas casas, sem nenhum material, ou adaptando o que tiverem em casa e também aulas abertas para serem disponibilizadas a quem tiver interesse.

Criar exercícios e atividades que seus alunos possam realizar com o que eles tiverem acesso e possibilidade em suas casas é muito importante. 

Afinal muitos materiais utilizados na academia não fazem parte das casas de seus clientes, não se esqueça disso e nem deixe seus colaboradores se esquecerem.

Seus colaboradores, preparadores físicos, os especialistas que atuam em sua academia podem criar aulas personalizadas. 

Dando continuidade ao treino de seus alunos, de forma que a academia não perca seus clientes, nem a satisfação deles e a relação que eles mantém com a academia se modifique, é tempo de fortalecer essa relação. 

Podem ser elaborados treinos e aulas abertas para serem disponibilizadas no site da sua academia, nas redes sociais, também podem ser feitas lives com aulas temáticas.

Algumas academias já estão fazendo isso e disponibilizando este conteúdo como aponta o site O Globo

#5. Aulas OnLine Free

Muitas academias já estão oferecendo aulas gratuitas, como citado anteriormente, claro que você e seu negócio não vão ficar para trás!

Mas, será que oferecendo aulas gratuitas perderei meus clientes?

Não, são conteúdos diferentes, e você pode usar as aulas gratuitas como um meio eficiente de aproximar novos clientes, mostrando a qualidade e competência de seus profissionais.

Ajude seus colaboradores a criarem aulas eficientes e divertidas para serem abertas ao público em geral. Lembre-se que seu futuro cliente lembrará de como se sentiu ao fazer essa aula e a ter acesso a esse conteúdo.

E você pode escolher por quanto tempo essa aula ficará disponível online, ou se não ficará. É um bom momento para atuar estrategicamente ajudando pessoas e ainda assim garantindo o futuro do seu negócio.

#6. Ajudar as pessoas 

Todos nós estamos passando por um momento novo, não sabemos bem como lidar.

Algumas pessoas estão muito assustadas, e é sim bastante delicado, e estamos aprendendo juntos como lidar com o que estamos sentindo, compreender o outro e saber como ajudá-lo.

Sua academia, seus colaboradores, visando a saúde e bem-estar de seus alunos, clientes e futuros clientes podem contribuir muito fazendo postagens informativas sobre o momento, sobre os cuidados com a higiene, aulas, bate-papos com profissionais sobre saúde em geral.

São pequenos gestos, dicas de saúde que podem afetar positivamente a vida de seus clientes, de sua audiência nas redes sociais e ainda garantir uma boa imagem e perspectiva de seu negócio.

Conclusão

Com informação, organização e planejamento a gestão da sua academia só pode ter sucesso. 

Em momentos de crise, momentos delicados e surpreendentes como este em que estamos atravessando é hora de usar a criatividade, atuar estrategicamente e inovar.

As dicas, o checklist que disponibilizamos aqui serve não apenas para te ajudar neste período de isolamento como também para melhorar sua gestão, seu negócio e fortalecer sua comunicação e proximidade com seus colaboradores e principalmente seus clientes.

É em tempos difíceis que podemos encontrar meios para aprender, fortalecer e renovar nossas formas de fazer.

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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