Como gerenciar e motivar seus colaboradores no trabalho remoto
Como gerenciar e motivar seus colaboradores no trabalho remoto
Posted by

Como gerenciar e motivar seus colaboradores no trabalho remoto

Uma boa gestão de pessoas é fundamental para o sucesso e o bom desenvolvimento de uma empresa, de um negócio. 

Uma equipe engajada, motivada e feliz certamente produz com muito mais qualidade, atingindo maiores e melhores resultados.

É importante que a liderança da equipe esteja atenta e preparada para lidar com os possíveis desafios, principalmente se mantenha atualizada sobre este novo momento que vivemos, e o modelo home office de trabalho.

Se reinventar, inovar, criar estratégias, escutar seus colaboradores, investir em qualidade de vida, encontrar diferenciais que agreguem valor e motivação à equipe são algumas das atribuições para um bom gerenciamento de seus colaboradores.

Neste artigo apontamos os principais desafios que o gerenciamento de colaboradores pode trazer, inclusive no modelo home office. 

Se você quer melhorar a comunicação com sua equipe, está no lugar certo! Confira algumas dicas para superar os desafios e desenvolver uma melhor relação com e entre seus colaboradores. 

Comunicação

Independente das relações acontecerem presencialmente ou não, a comunicação sempre é um grande desafio, é preciso cuidar para não ocorrerem problemas de má compreensão e mal entendidos. 

Culpar apenas o momento de distanciamento e trabalho em modelo home office pode ser um erro.

Tenha certeza de que a comunicação realmente está ocorrendo, não se iluda sobre isso. 

Não é porque algo foi dito que realmente foi compreendido, é importante saber colocar as ideias, mas principalmente ouvir seus colaboradores, ainda que seja para dar-lhes uma resposta negativa. 

Escute realmente, permita que seus colaboradores saibam que suas ideias e colocações são importantes e têm valor, assim eles serão mais propositivos e engajados.

É essencial que a equipe esteja ciente dos valores, objetivos, visão e missão da empresa, isso garante um alinhamento do grupo. 

Também é fundamental saber administrar conflitos, por vezes lidamos com perfis variados de colaboradores, com ideias e pensamentos distintos que podem entrar em choque. 

Através da boa comunicação é preciso tomar atitudes para que isso se encerre o mais rápido e da melhor forma possível para não quebrar o alinhamento e a produtividade da equipe.

Liderança

Sem uma boa liderança os colaboradores podem se perder, tornarem-se ociosos, diminuírem a produtividade, o relacionamento com a equipe e a qualidade de seu trabalho. 

É preciso se importar com seus colaboradores e demonstrar isso a eles, assim como se mostrar engajado e dedicado a ajudá-los a se tornarem melhores profissionais.

Colabore com a equipe e permita que todos sintam que o que estão fazendo não é apenas para se alcançar números, mas sim que o que estão fazendo cria significado em suas vidas e nas vidas dos demais.

É preciso saber fazer boas perguntas, que os provoquem a expandir seus pontos de vista, encontrando outras possibilidades e caminhos para a solução de problemas, a realização das tarefas e o desenvolvimento dos objetivos.

Também é papel do líder, engajar sua equipe, motivá-los. Empoderar sua equipe, dar autonomia faz com que se sintam responsáveis e mais satisfeitos com o trabalho, e líderes que empoderam são vistos como inspiradores por seus subordinados.

Valorize o engajamento e os resultados, dê ferramentas que potencializam isso, elimine processos desnecessários.

Crie um ambiente de sintonia e interdependência entre os colaboradores, tenha certeza de que todos se sentem parte do processo, isso cria um sentimento de unidade na equipe.

Saber ouvir, mediar e resolver conflitos, ser flexível, saber orientar, e sim, atuar também como um mentor são mais algumas habilidades necessárias para uma boa liderança. 

Como muitas empresas têm adotado o modelo home office, a liderança pode ser ainda mais um desafio, mas também é ainda mais fundamental para que os colaboradores não se percam.

Trabalhar de casa tem seus desafios, é preciso criar uma rotina, é preciso nortear a equipe, é preciso que eles não se percam entre os projetos.

Motivação, engajamento e qualidade de vida

Profissionais motivados e felizes têm mais engajamento e naturalmente criam equipes mais motivadas, felizes e engajadas, gerando melhores resultados.

Muitas vezes, com ações aparentemente simples você já pode melhorar o ambiente de trabalho, e até mesmo a vida dos profissionais que atuam com você.

Valorizar os talentos dos membros de sua equipe pode gerar mais satisfação e aumentar a produtividade.

Ouvir seus colaboradores, como já dito, colabora para um relacionamento melhor. 

O contato diário é fundamental, inclusive no que diz respeito ao Home Office, é importante que seus colaboradores percebam que você se importa com eles, que se preocupa, que está envolvido com o projeto tanto quanto eles.

Você pode fazer chamadas de vídeo individuais ou vídeo conferências, é importante saber quais as possibilidades de cada um, quais os meios de comunicação cada colaborador tem acesso, para que a equipe possa se manter em contato de forma constante e funcional.

Não menospreze as reuniões, elas podem ser úteis não apenas para tratar dos negócios, mas além disso.

Você pode marcar um almoço on line, ou uma pizza, um happy hour, onde cada participante receberá a pizza ou o almoço em casa e todos se encontram on line para conversar não necessariamente sobre os assuntos da empresa, por exemplo.

É preciso descontrair, é preciso que seus colaboradores saibam que para além dos resultados, eles são importantes para a empresa porque são pessoas.

Principalmente nesse momento de isolamento, que eles não se sintam isolados da empresa, mas que continuem se sentindo e sendo parte dela.

Conversar com sua equipe individualmente ou coletivamente sobre como se sentem é importante, algumas conversas informais são de grande valor, encoraje, dê suporte emocional para sua equipe.

Essas interações sociais, ainda que por meios virtuais, podem fortalecer os vínculos entre os colaboradores, mantendo a equipe unida mesmo durante o isolamento.

Apps que podem te ajudar

Sabendo de todos os desafios e demandas que competem ao gerenciamento de seus colaboradores, sabemos da necessidade de ferramentas práticas e que facilitem os processos, sem perca de tempo e otimizando as relações.

Algumas dessas ferramentas são os aplicativos e softwares, que todos podem ter acesso, e facilitam a rotina tanto presencialmente quanto no modelo Home Office de trabalho.

Confira alguns aplicativos que podem ajudar.

Asana  

Auxilia na comunicação em grupo à partir da nuvem, reduzindo a quantidade de e-mails. Permite o monitoramento de trabalhos. 

Ajuda a equipe com as tarefas, projetos, conversas e notificações, permitindo ao gestor acompanhar os resultados e andamento dos projetos do começo ao fim. 

Disponível em versão web e aplicativo para Android e iOS. Como a maioria das ferramentas de gestão, é possível experimentar a versão gratuita e assinar serviços premium.

Trello

É uma plataforma popular de gerenciamento e organização de tarefas tanto individuais quanto de equipes. 

Consiste em quadros onde se podem criar listas, objetivos, tarefas, etc. Possui muitas possibilidades de customização, e pode ser adaptado conforme as demandas. 

Esta ferramenta é gratuita, também com possibilidade de ferramentas com acesso pago. Na web não precisa de instalação, pode ser encontrado na versão aplicativo também.

Slack 

Praticamente um WhatsApp corporativo. Permite que duas pessoas ou mais interajam, sem a cara de um ambiente formal. 

Permite janelas privadas entre membros de um grupo. É uma boa plataforma para trabalhos remotos, sem perder a produtividade. 

Você pode adicionar arquivos, salvar informações relevantes e organizar canais de trabalho facilitando a comunicação.

RescueTime 

Ajuda a entender onde o usuário está gastando a maior parte de seu tempo.

Analisa em segundo plano o tempo gasto em cada site, tanto no computador quanto no celular. 

Tem painéis intuitivos e o próprio usuário pode avaliar onde tem gasto seu tempo e bloquear sites que possam estar atrapalhando sua produtividade, também pode criar alertas gerenciando o tempo de visita em cada site. 

Perfeito para quem precisa de ajuda para se manter focado, principalmente para se adaptar às novas condições de trabalho.

When I Work 

Se destaca pelo agendamento de tarefas e o monitoramento de horas trabalhadas pelos funcionários. 

É possível dividir os turnos e controlar de forma transparente e prática. Na versão mobile, os usuários podem bater o ponto de onde estiverem.

IDoneThis 

Funciona como um gestor de relatórios de atividades executadas. No fim do dia, ele reúne tudo o que foi feito em um e-mail com o trabalho da equipe. 

Com estes relatórios diários, é possível analisar o que foi feito e o que ainda precisa ser feito, os motivos de atrasos e imprevistos. 

Usado por empresas como Mozilla, TripAdvisor e Twitter. É pago, mas novos usuários tem acesso à versão gratuita por três dias.

Cisco WebEx Meetings 

Voltada para videoconferências e encontros virtuais de equipes. Além de chamadas de áudio e vídeo, permite o compartilhamento de tela e arquivos.

Permite a entrada nas reuniões sem precisar de um aplicativo baixado. 

Esta plataforma ainda não possui integração com outros aplicativos, como o Slack e o Google Calendar. 

A versão gratuita, atualmente comporta reuniões com até 100 participantes, sala pessoal, vídeo em alta definição e compartilhamento de tela.

Dropbox 

Bastante popular, permite o compartilhamento de arquivos em nuvem quando o e-mail não é suficiente. Permite que os arquivos sejam sincronizados e trabalhados em colaboração. 

A versão gratuita permite um limite de compartilhamentos de 2 GB, além de integração com computador e versões mobile. 

Você pode contratar planos pagos para ter um maior limite de armazenamento e planos empresariais. Diferente do OneDrive ou mesmo do Google Drive, o Dropbox permite tamanho ilimitado para upload de arquivos.

Conclusão

Diante de tantos desafios, é importantíssimo manter-se informado, atualizado e atento, tanto às mudanças globais quanto às individualidades da sua equipe e de seus colaboradores.

Escolher as ferramentas e métodos que melhor se adequa à realidade e às necessidades de sua empresa e equipe garantem melhores resultados e satisfação de seus clientes e colaboradores.

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, conheça nossa plataforma. A Escola Gestão Fitness oferece um plano de emergência para você estruturar sua academia na quarentena.

Acesse todos os cursos da plataforma por 30 dias, por apenas 1 real. São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias. Todos os cursos têm o objetivo de capacitar você e sua equipe para gestão de negócios.

Clique aqui e saiba mais. 

Comments

0 Comentários desativados em Como gerenciar e motivar seus colaboradores no trabalho remoto 66 09 abril, 2020 Branding abril 9, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook