7 dicas para engajar seus colaboradores durante o home office
7 dicas para engajar seus colaboradores durante o home office
Posted by

7 dicas para engajar seus colaboradores durante o home office

O mundo está diferente hoje do que há algumas semanas atrás. A incerteza está no auge de todos os tempos, não há solução rápida.

A melhor coisa que nós, seres humanos, podemos fazer é nos apoiar. Seja proativo ao ouvir seus colaboradores, tenha empatia com as maiores preocupações, comunique-se com frequência e confiança e seja flexível e solidário para atender às necessidades dos colaboradores.

Trabalhar remotamente é muito mais difícil para os colaboradores do que alguns empregadores pensam. Aqui neste artigo reuni 7 dicas para você aplicar e  manter seus colaboradores engajados durante o home office.

#1. Ouça os colaboradores

A chave do sucesso ao trabalhar no Home Office é a comunicação clara em todos os aspectos.

A dica número um é que, você deve continuar ouvindo. Agora, mais do que nunca, você precisa entender o que seus colaboradores estão sentindo e pensando. 

Quando feito corretamente, o ato de ouvir pode demonstrar empatia real. Então, o segredo é não parar de ouvir.

Os colaboradores precisam saber que nos preocupamos com eles nos bons tempos e quando o ambiente é mais desafiador. 

Promover aos colaboradores uma sensação de normalidade enquanto trabalham remotamente pode ser importante.

Se algumas reuniões já estavam no calendário, mantenha-as lá, a menos que elas realmente não possam acontecer em um formato virtual.  

#2. Envolva as pessoas

Pergunte aos funcionários o que eles pensam, que novas idéias eles têm ou o que os mantém acordados à noite em sua nova realidade. Isso permitirá que você priorize seus esforços e ajude seu pessoal a se sentir ouvido.  

Depois de ouvir o que seu pessoal está dizendo, mostre a eles que você ouviu e comunique como a organização responderá. Então seu pessoal realmente se sentirá ouvido.

Quer saber como engajar seus colaboradores durante esses períodos de incerteza e isolamento social? Você está no lugar certo!

#3. Suporte aos colaboradores 

Por mais que o trabalho remoto possa ser repleto de desafios, também existem coisas relativamente rápidas e baratas que os gestores podem fazer para facilitar a transição.

Estabelecer check-ins diários, uma ligação diária com seus funcionários remotos.

A característica importante é que as chamadas são regulares e previsíveis, no qual os funcionários sabem que podem consultar você e que suas preocupações e perguntas serão ouvidas.

O trabalho remoto se torna mais eficiente quando os gestores estabelecem expectativas quanto à frequência, meios e tempo ideal de comunicação para suas equipes. 

Por exemplo, videoconferência para reuniões diárias de check-in, e mensagens instantâneas quando algo é urgente. Além disso, informe sua equipe sobre a melhor maneira e tempo para contatá-lo durante a jornada de trabalho.

#4. Opções diferentes de comunicação

Somente o email é insuficiente. Os trabalhadores remotos se beneficiam de ter uma tecnologia “mais rica”, como a videoconferência. 

A videoconferência tem muitas vantagens, especialmente para grupos menores, pois  permitem aumentar o “conhecimento mútuo” sobre os colegas de trabalho e também ajudam a reduzir a sensação de isolamento entre as equipes. 

O vídeo também é particularmente útil para conversas complexas ou sensíveis, pois parece mais pessoal do que a comunicação escrita ou apenas com áudio.

E tem formas mais divertidas de engajar a equipe? Tem sim, continua comigo que vou te contar.

#5. Crie oportunidades para interação social remota

A maneira mais fácil de estabelecer alguma interação social básica é deixar um tempo no início das chamadas de equipe apenas para assuntos que não sejam de trabalho. 

Outras opções incluem festas virtuais de pizza, onde a pizza é entregue a cada um dos membros da equipe no momento de uma videoconferência, ou festas virtuais de escritório , nas quais os “kits festa” podem ser enviados com antecedência para serem abertos e desfrutados simultaneamente. 

Embora esses tipos de eventos possam parecer artificiais ou forçados, gerentes experientes de trabalhadores remotos e os próprios colaboradores relatam que eventos virtuais ajudam a reduzir a sensação de isolamento, promovendo um sentimento de pertencimento.

O mundo está precisando de mais empatia, e seus colaboradores podem estar precisando também. Pensando nisso inseri a proxima dica.

#6. Oferecer incentivo e apoio emocional

Especialmente no contexto de uma mudança brusca para o trabalho remoto, é importante que os gestores reconheçam o estresse, ouçam as ansiedades e preocupações dos colaboradores e tenham empatia por suas lutas. 

Pergunte a ele como está, pode ser uma pergunta geral como: Como esta situação de trabalho remoto está funcionando para você até agora?

Depois de fazer a pergunta, não deixe de ouvir atentamente a resposta e repita-a brevemente para o funcionário, para garantir que você entendeu corretamente. 

Deixe que o estresse ou as preocupações do funcionário sejam o foco desta conversa.

Adote uma abordagem dupla, reconhecendo o estresse e a ansiedade que os colaboradores podem estar sentindo em circunstâncias difíceis, mas também fornecendo afirmação de sua confiança em suas equipes.

Usando frases como “nós entendemos” ou “isto é difícil, mas sei que podemos lidar com isso “ou” vamos procurar maneiras de usar nossos pontos fortes durante esse período “. 

Com esse suporte, é mais provável que os colaboradores assumam o desafio com um senso de propósito e foco.

A vida pode ser mais leve, mesmo em tempos de pandemia. Use a criatividade e envolva seus colaboradores em momentos que os tirem da rotina, pode ser na hora do almoço, o que acha?

#7. Almoço virtual 

Atualmente, a hora do almoço nada mais é do que uma continuação de isolamento para muitos de nós. 

Podemos não estar mais sentados do outro lado da mesa no almoço, mas ainda podemos comer “juntos” usando a tecnologia enquanto discutimos um tópico de interesse ou apenas nos conhecemos melhor. 

Ninguém sabe exatamente quanto tempo levará para o vírus “fluir”. 

Somos muito mais poderosos juntos, mesmo que isso signifique que estamos juntos virtualmente. Ao ajudar proativamente a promover conexões significativas em suas equipes, você chegará ao outro lado de todo esse desastre em um local de força e impulso para a frente.

Conclusão

À medida que a pandemia de coronavírus continua a aumentar, trabalhar em casa se tornou mais relevante do que nunca. O trabalho remoto pode parecer  isolado, mas não precisa. 

Não existe um método único, mas existem maneiras que você pode seguir para ajudar você e os funcionários da sua empresa a se adaptarem a essa nova realidade.

Para ajudar a facilitar a transição para o trabalho remoto, reserve um tempo para perguntar o que sua equipe precisa e como você pode apoiá-la, fornecendo a flexibilidade necessária para manter o foco. 

Seja claro sobre como o home office afetará seu dia-a-dia e mantenha comunicações abertas e honestas para promover a confiança e manter a produtividade.

Uma mudança dramática no ambiente de trabalho pode fazer com que as pessoas percam o foco ou não tenham certeza das prioridades das tarefas. Programe um tempo para discutir metas específicas e estabelecer prazos claros. 

Ajude os colaboradores a se envolverem, agendando reuniões regulares para substituir as comunicações presenciais informais que ocorrem regularmente no ambiente de trabalho. 

Programe uma reunião matinal de 5 a 10 minutos para sua equipe compartilhar atualizações de projetos, discutir obstáculos e resolver problemas juntos.

Enfatize que trabalhar em casa não significa que você esteja sempre trabalhando. Estabeleça horários claros para toda a empresa e cumpra-os.

Isso tornará muito mais fácil desconectar no horário designado, sem se sentir culpado, garantindo que os funcionários remotos evitam o desgaste. 

Quando o dia terminar, incentive os funcionários a desativar as notificações para tarefas relacionadas ao trabalho 

Quebrar a monotonia de trabalhar remotamente é crucial para se manter produtivo.

Aplicar essas dicas em toda a organização ajudará sua empresa a permanecer no caminho certo para alcançar os objetivos de negócios, aliviar as ansiedades e ajudar os funcionários a se ajustarem e terem sucesso em seu novo ambiente de trabalho. 

Se você deseja aprender mais sobre como melhorar a gestão da sua academia, conheça nossa plataforma. A Escola Gestão Fitness oferece um plano de emergência para você estruturar sua academia na quarentena.

Acesse todos os cursos da plataforma por 30 dias, por apenas 1 real. São mais de 25 cursos 100% focados para proprietários e gestores de academias. Todos os cursos têm o objetivo de capacitar você e sua equipe para gestão de negócios.

Clique aqui e saiba mais. 

Comments

0 Comentários desativados em 7 dicas para engajar seus colaboradores durante o home office 73 07 abril, 2020 Branding abril 7, 2020
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook