O que as consultorias REALMENTE fazem pela sua academia?
O que as consultorias REALMENTE fazem pela sua academia?
Posted by

O que as consultorias REALMENTE fazem pela sua academia?

Estamos vivenciando no mercado uma movimentação enorme de novos formatos de academias, estúdios, (as mini gym estão chegando!),centros de treinamento, grupos de treino nos parques, praias, etc.

No meio dessa movimentação, muitos empreendedores que não são enraizados no fitness, assim como empresários que estão a alguns anos no setor e que ainda não se posicionaram em algum tipo de formato específico ou buscam suporte para uma nova fase da sua empresa, procuram por empresas de consultoria.

Mas, afinal, O QUE REALMENTE UMA CONSULTORIA FAZ EM SUA ACADEMIA?

Entre as visitas que faço, as expectativas são diversas: aumentar a ocupação da academia, aumentar o faturamento, melhorar o marketing, capacitar as equipes, entre outras. Apesar das expectativas serem diversas, a intenção é sempre igual: RESULTADOS PARA ONTEM!

Portanto, deixo aqui 3 dicas para quem, ao invés de resultados para ontem, quer RESULTADOS DE VERDADE!

Dica 1: Quer resultados para ontem, ok, então vamos arregaçar as mangas! JUNTOS!!!

Não temos como desenvolver um trabalho que gere resultados a ninguém que não esteja envolvido com o processo. Se a mudança não começar pelos gestores e responsáveis diretos, não existe equipe que responderá a nenhum tipo de metodologia, processo e mudança de comportamento. A não ser que façamos uso da famosa frase: “Faça o que eu digo, não faça o que eu faço!”. Tem como cobrar, se não der o exemplo?

Dica 2: A quanto tempo você não faz uma reunião de equipe?

“Nunca tive” ou “A mais de 6 meses”, são as respostas mais ouvidas! Em 6 meses a cabeça do seu cliente virou quase 360 graus devido a crise política, cenário macroeconômico instável, o filho que nasceu, a empresa que demitiu, etc. Sua equipe também é seu cliente, a cabeça deles também mudou, talvez eles tenham várias idéias para compartilhar com você a respeito da sua empresa que você nem imagine. E olha só que legal: eles podem te dar essa consultoria GRATUITA, pois estão o tempo todo em contato com o seu cliente! Não é o máximo?

Dica 3: Quer a “Pílula Mágica” que vai mudar tudo de hoje para amanhã?

ESQUEÇA!  Existe uma falsa ilusão de que a consultoria (sozinha) fará todo o trabalho que não foi feito até hoje, ou que fará a equipe gerar mais resultados, ou que vai trazer mais pessoas da rua para a academia. Não é bem assim.

Não temos dúvidas de que um bom trabalho feito através do acompanhamento com uma empresa especializada, em qualquer ramo de atuação, trará bons frutos à organização, mas como a lei da ordem nunca muda, “É preciso plantar primeiro para depois colher.” E vejo muitos querendo colher, sem plantar…

Conclusão

Você deve estar pensando: “Ele deu um tiro no pé com esse artigo”.

Claro que não, na verdade, gostaria de deixar aqui registrado a importância de se observar todos esses itens ao pesquisar por empresas que preguem falsas promessas, que pintam um cenário ideal que irá acontecer após o início dos trabalhos, que fazem um jogo de números com sua tabela de preços e jogam seu ticket médio num patamar até negativo em alguns casos ou que te mostra um não investimento disfarçado antes de contratar um serviço de consultoria. Além disso, considero que todo consultor está fadado a mesma trama do filme “O Mentiroso”, interpretado por Jim Carrey, que fica durante 24 horas sem conseguir mentir. Na vida real, o consultor sério tem essa missão durante toda sua carreira!

Promessa de resultados e dinheiro fácil agrada aos ouvidos, mas na prática, o mundo do empreendedorismo não é bem assim, principalmente no Negócio Fitness, que considero um dos mais complexos de se operar.

A consultoria pode e deve gerar resultados, mas eles devem ser construídos em conjunto com todos os envolvidos no processo, para que faça sentido e sejam mantidos e aperfeiçoados, MESMO DEPOIS QUE A CONSULTORIA SAIR, o que também faz parte do fechamento de um ciclo, seja de seis meses, um ano, dois ou mais, mas que é um processo natural, assim como qualquer outro.

Espero que esse artigo possa lhe ajudar em suas pesquisas antes de contratar esses serviços. Até já!

Herbert R. Oliveira é fundador da HR consultoria e possui mais de 8 anos de atuação no mercado fitness. herbert@hrconsultoriafitness.com.br  

Comments

1 Comentários desativados em O que as consultorias REALMENTE fazem pela sua academia? 2332 19 abril, 2016 Gestão de Academias, Herbert Oliveira abril 19, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook