O que as academias podem aprender com a Chilli Beans?
O que as academias podem aprender com a Chilli Beans?
Posted by

O que as academias podem aprender com a Chilli Beans?

 

Há tempos venho pregando: o mercado do Fitness deve aprender com o Varejo!

Nosso mercado ainda é jovem, está crescendo e aprendendo. E como todo crescimento, gera dor e insegurança. Buscar respostas para tais momentos dentro do próprio mercado é válido. Mas porque não aprender com os ‘’mais velhos’’?

Assim como o jovem procura o avô ou seu pai. Assim como o iniciante procura o avançado. Assim como o aprendiz procura o ancião!

E uma das empresas do varejo que pode nos trazer ideias e exemplos é a Chilli Beans. Idealizada pelo sonho de Caito Maia, a marca de Óculos e Relógios é uma de nossas mais valiosas marcas nacionais e com presença internacional. Conhecida por seu lema de ser Democrática, esta estampada nas faces de muitos brasileiros ao qual veremos ainda mais agora na época de verão, férias e praias.

Mas o que nós da Educação Física e das Academias podemos aprender com a Chilli Beans? Bom, para isso é necessário conhecer um pouco da história da mesma e de Marketing.

Caito Maia, inovador, ousou bater de frente contra um dos maiores lemas do Marketing: ‘’Escolha seu Público-Alvo’’. Pois bem, Caito, quando questionado sobre quem eram seus clientes cita em seu livro: ‘’Dos 8 aos 80!’’.

Ousado, Caito assume nesta frase que não tem exatamente um público-alvo definido. E sim, quer estar em TODOS os rostos do Brasil! Viva a democracia da marca. Maravilhoso.

Quem pode dizer que ele não conseguiu?! Olhe o tamanho da marca hoje. Da empresa. São quase 800 lojas! Uma das maiores franquias do País!

Agora, claro, a explicação de Caito eu irei resumir da seguinte forma: Somos Humanos Multi Facetários! O que é isso?!

João, de manhã, Pai de família, Advogado bem sucedido, 45 anos, vestimenta de terno o dia todo e linguagem coloquial. A noite? João se torna o Maluco do Bando da Harley Davidson, com suas tatuagens expostas.

Paulo, de manhã, Doutor Especialista renomado, 39 anos, carreira já sólida. A noite? Atleta aventureiro de Escalada e Paraquedismo.

Joana, de manhã, Arquiteta Empreendedora, 29 anos, lidera uma equipe de 100 colaboradores em uma gigante multi nacional. A noite? Baladeira, que ama alguns bons drinks com as amigas em festas em chácara.

Sim, nós somos apenas uma pessoa. Mas não, não somos ela o dia inteiro.

Gostamos de nos divertir, descontrair, sair, festar, nos aventurar, praticar esportes entre outras ações. Gostamos de nos tatuar, de encontrar nossa tribo e nos sentirmos pertencidos!

Durante o dia seu cliente assume diversos papeis e facetas.

E você gestor, está atendendo qual?

Será que você não está achando que seu cliente é o Doutor Paulo, Médico, pai de família, quando em sua academia ele busca ser e ser tratado como o aventureiro que realiza treinos diversificados e malucos voltados para seu hobby que é a Escalada?!

Quantas vezes não deixamos de entender DE VERDADE quem é nosso cliente? Julgando antes de nos aproximar. Criando uma crença antes de conhecer?

Sem qualquer preconceito, e de forma democrática, Caito e a Chilli Beans entenderam isso. As facetas diárias do ser humano, e seu anseio por ser entendido e compreendido. Sendo livre para ser quem ele quer ser na hora em que ele quiser! E quando ele quiser isto, lá está a Chilli Beans para se adaptar à ele e o acolher!

Movimente-se Gestor! Entenda quem é DE FATO seu cliente.

 

Por Douglas Ogawa

Comments

0 Comentários desativados em O que as academias podem aprender com a Chilli Beans? 1142 07 novembro, 2017 Douglas Ogawa, Gestão de Academias novembro 7, 2017

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook