Os Indicadores Essenciais
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Os Indicadores Essenciais

É comum prestarmos atenção aos indicadores de nossas empresas, ou pelo menos, deveria ser. Saber se vamos ter dinheiro para pagar as contas do mês, se estamos melhores ou piores do que o os anos anteriores, em que posição estamos em relação ao mercado e as projeções de ganhos, é fundamental.

Gosto muito da metáfora de Platão que usa um barco para explicar sua visão de Estado, onde, o posto de navegador deve ser ocupado pelo Rei Filósofo, que fundamentalmente ama o conhecimento.

Ok, não somos Reis Filósofos, mas podemos fazer as vezes dele, transportando a metáfora do discípulo de Sócrates para nossas empresas e nos questionando se estamos prestando atenção aos indicadores certos de nossa navegação.

Você tem feito o monitoramento de performance do seu time, por exemplo?

Se separarmos o ciclo de vida do seu aluno em seu negócio em 3 fases, temos alguns dados que normalmente são ignorados, mas são importantes para a prosperidade do negócio.

Na fase da venda, existem os índices de conversão de venda separando os One Touch do resto. Temos as conversões por colaborador, as visitas por período, os produtos mais procurados e os tipos de marketing que estão trazendo mais e menos resultados. Com alguns desses números que citei, é possível posicionar as consultoras de venda que mais convertem nos horários em que as visitas são mais numerosas, impulsionando seus resultados.

Na fase da entrega, você pode acompanhar se os contatos programados com seus clientes estão sendo realizados (e-mails, ligações, SMS), se as reclamações dos clientes estão sendo consideradas, se os treinos estão sendo atualizados, avaliações sendo feitas e, claro, se as metas estão sendo alcançadas.

Na fase da renovação, temos os índices de evasão, retenção e renovação, que já dizem muito do seu negócio, porém, esses dados segmentados por consultores, professores, modalidades, horários, podem fazer muito para que você entenda o que seu cliente verdadeiramente valoriza.

Boas ferramentas são fundamentais para que você possa extrair esses e outros dados com segurança, tomar decisões lúcidas baseadas em fatos, e que lhe ajudem a transformar Informações em conhecimento. A tecnologia está aí para isso.

O Rei Filósofo de Platão aumenta seu conhecimento através de informações relevantes e oportunas para cada momento de sua jornada.

Você é o navegador do barco e seu time e seus clientes confiam que você tenha a sabedoria de um filósofo e a grandeza de um Rei para conduzi-los aos reinos da abundância.

 

Valério Ferreira é Empresário,  Sócio fundador da W12 Inovações Tecnológicas – www.w12.com.br
valerio@w12.com.br

 

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4 Comentários desativados em Os Indicadores Essenciais 2758 02 fevereiro, 2014 Marketing e Vendas, Valério Ferreira fevereiro 2, 2014

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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