Por que você deve investir em atendimento na sua empresa?
Simplesmente porque o cliente merece, sem cliente não há empresa, não se acende uma lâmpada numa organização sem ele. Ele é a razão de ser de todo e qualquer negócio.
Partindo desse pressuposto, podemos afirmar que o atendimento não é operacional, ele é estratégico.
Muitas vezes o idealizador monta uma academia e coloca pessoas para atenderem como se fossem máquinas trabalhando. O atendimento pode tanto alavancar uma empresa como derruba-la, e nessa grande competição onde temos vários concorrentes buscando pelos mesmos clientes, o “atender bem” é um diferencial estratégico porque quando o cliente vai comprar alguma coisa ele espera fazer o melhor negócio; Ele espera receber o melhor por aquilo que está buscando e o fato de ser bem atendido pode fazer toda a diferença na sua escolha por uma ou por outra academia.
Os produtos hoje estão cada vez mais iguais; Os preços estão cada vez mais iguais; Qualidade já não é mais diferencial porque quem não tem qualidade nem senta a mesa para negociar, nem entra no mercado. Ou você se torna diferente para o seu cliente ou ele se torna indiferente com você.
A academia deve investir no cliente porque ele poderá ser o seu maior vendedor. Investir em propaganda, em panfletos, em “outdoors” pode ser muito lucrativo, mas investir no seu cliente fará a diferença, pois a melhor propaganda é o boca a boca. E se ele realmente estiver satisfeito com o seu atendimento ele vai indicar sua empresa.
O cliente é o verdadeiro patrão, pois ele pode demitir todo mundo, principalmente o dono pelo simples fato de poder gastar seu dinheiro em outro lugar. E não importa o que o ele compre, o que realmente importa é o fato dele ter escolhido comprar de você.
Cibele Novelli – Profissional com 18 anos de experiência na área de Fitness, 5 anos na área acadêmica dentre graduação e pós-graduação atuando hoje como consultora de Vendas, Atendimento e Liderança em Academias. Tel: 55 11 98668-5225 cibhome@uol.com.br www.cadacademia.com