Por que ser uma rede de franquia de academia?
Por que ser uma rede de franquia de academia?
Posted by

Por que ser uma rede de franquia de academia?

Se você sempre sonhou em empreender e conseguiu ao longo de alguns anos tornar sua academia sólida, talvez seja a hora de novos desafios!

Nós, profissionais de Educação Física somos fomentados por desafios, afinal em toda nossa vida disputamos nos mais diversos esportes e adoramos competir e principalmente ganhar.

Se após uns 5 anos de existência de sua academia você já atingiu um platô e tem seu lucro estabilizado, provavelmente o que lhe falta são novas ambições. Normalmente as academias chegam a um nível de saturação de alunos em curto espaço de tempo, ou pela lotação da academia ou pelo turnover de alunos, o que mantem sempre estabilizado o negócio. Será que com uma nova unidade conseguiria dobrar meu lucro?

A resposta é: talvez! Tudo irá depender de quão desenhado esta seu modelo de negócio e o quanto sua filosofia de trabalho é replicável em uma segunda unidade. Temos que fugir de estarmos com bons resultados apenas por ter uma boa equipe na minha academia.

CHAVE DE SUCESSO = BOA EQUIPE + METODOLOGIA ÚNICA

O que seria esta metodologia única?

– Sua equipe de vendas tem seu método próprio de atendimento e existe serviços únicos vendidos em sua academia?

– Os professores tem seus conhecimentos técnicos uniformes e todos utilizam os mesmos conceitos em sua periodização de aulas e treinos para os alunos?

– A equipe de limpeza possui um check list diário de tarefas a serem cumpridas e são demarcadas as ações realizadas ao longo do dia?

– Os coordenadores possuem funções estratégicas de analise de desempenho da academia?

– O marketing da academia tem planejamento anual 360º e consegue registrar o posicionamento único de sua marca?

– O seu setor financeiro possui os dias exatos para pagamentos de contas e controles eficientes que impossibilitam perdas?

Se você consegue desenhar cada uma destas perguntas e detalhar em ações de cada setor, possivelmente você esta pronto para crescer como rede. Se caso esteja muito longe para isso acontecer, cuide-se pois sua unidade ainda passará por problemas.

Sua academia não precisa virar uma rede, mas a gestão dela deve ser como a de uma!

Rodrigo Gomes é Diretor de Projetos Saffi Consultoria, consultor empresarial com enfoque em clinicas de saúde e academias de ginástica, com experiência de atendimentos para mais de 46 empresas de todo o Brasil. Graduado em Educação Física na Universidade Federal de São Paulo e Administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas. Ex. aluno do Mestrado em Gestão do Esporte. Ex-presidente e Fundador da Empresa Júnior da UNIFESP. rodrigo.gomes@saffi.com.br

Comments

1 Comentários desativados em Por que ser uma rede de franquia de academia? 892 29 julho, 2016 Gestão de Academias, Rodrigo Gomes julho 29, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook