Se você sempre sonhou em empreender e conseguiu ao longo de alguns anos tornar sua academia sólida, talvez seja a hora de novos desafios!
Nós, profissionais de Educação Física somos fomentados por desafios, afinal em toda nossa vida disputamos nos mais diversos esportes e adoramos competir e principalmente ganhar.
Se após uns 5 anos de existência de sua academia você já atingiu um platô e tem seu lucro estabilizado, provavelmente o que lhe falta são novas ambições. Normalmente as academias chegam a um nível de saturação de alunos em curto espaço de tempo, ou pela lotação da academia ou pelo turnover de alunos, o que mantem sempre estabilizado o negócio. Será que com uma nova unidade conseguiria dobrar meu lucro?
A resposta é: talvez! Tudo irá depender de quão desenhado esta seu modelo de negócio e o quanto sua filosofia de trabalho é replicável em uma segunda unidade. Temos que fugir de estarmos com bons resultados apenas por ter uma boa equipe na minha academia.
CHAVE DE SUCESSO = BOA EQUIPE + METODOLOGIA ÚNICA
O que seria esta metodologia única?
– Sua equipe de vendas tem seu método próprio de atendimento e existe serviços únicos vendidos em sua academia?
– Os professores tem seus conhecimentos técnicos uniformes e todos utilizam os mesmos conceitos em sua periodização de aulas e treinos para os alunos?
– A equipe de limpeza possui um check list diário de tarefas a serem cumpridas e são demarcadas as ações realizadas ao longo do dia?
– Os coordenadores possuem funções estratégicas de analise de desempenho da academia?
– O marketing da academia tem planejamento anual 360º e consegue registrar o posicionamento único de sua marca?
– O seu setor financeiro possui os dias exatos para pagamentos de contas e controles eficientes que impossibilitam perdas?
Se você consegue desenhar cada uma destas perguntas e detalhar em ações de cada setor, possivelmente você esta pronto para crescer como rede. Se caso esteja muito longe para isso acontecer, cuide-se pois sua unidade ainda passará por problemas.
Sua academia não precisa virar uma rede, mas a gestão dela deve ser como a de uma!
Rodrigo Gomes é Diretor de Projetos Saffi Consultoria, consultor empresarial com enfoque em clinicas de saúde e academias de ginástica, com experiência de atendimentos para mais de 46 empresas de todo o Brasil. Graduado em Educação Física na Universidade Federal de São Paulo e Administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas. Ex. aluno do Mestrado em Gestão do Esporte. Ex-presidente e Fundador da Empresa Júnior da UNIFESP. rodrigo.gomes@saffi.com.br