Por que só depois de uma péssima experiência de vida, as pessoas acordam?
Por que só depois de uma péssima experiência de vida, as pessoas acordam?
Posted by

Por que só depois de uma péssima experiência de vida, as pessoas acordam?

Provavelmente,  você deve conhecer muito mais pessoas que passam a fazer atividade física, depois que enfartaram; passam a cuidar de si e da aparência, depois do divórcio; estudam um dia antes da prova; não planejam e sofrem as consequências; entregam o Imposto de Renda no ultimo dia; depois que é assaltado é que coloca sistemas de segurança e assim é nosso governo, que gasta trilhões em consequências das catástrofes e,  nunca em prevenção.

Na Biblia tem uma passagem que diz: vem a mim pelo amor, ou pela dor.

O nosso cérebro é por default, isto é vem de fábrica para agir sempre preservando nossas vidas e por isso ELE SEMPRE BUSCARÁ NOS ALERTAR DE PERIGOS, DE SOFRIMENTO. ELE ESTÁ SEMPRE EM ESTADO DE ALERTA e buscará nos afastar de situações problemáticas.

Portanto, o que nos move, sempre será sair de situações de risco, complicadas. Essa é a nossa MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA. Ocorre, pensando em uma pessoa normal, sem problemas de dependência química ou depressão.

Em Metaprogramas aprendemos que existem algumas maneiras de você buscar resultados em sua vida;

a)    buscando o desafio e oportunidade e podemos dizer que pessoas assim,  são pessoas movidas pelo prazer. O que as motiva é a felicidade, a alegria, a chance de conquistar uma vida melhor. Quando compram alguma coisa é porque querem conforto, espaço, status, prestígio. Um Líder sabe que para motivar uma pessoa assim deve ressaltar a oportunidade de crescimento, de conquistar uma promoção, sempre aspectos positivos, elogiar os pontos fortes.

b)   buscando fugir do problema para evitar perder mais. São pessoas movidas pela dor. Ao comprar um carro, por exemplo, checam se terá problemas mecânicos. Num trabalho, faz de tudo para não perder o emprego. É movido pelo medo de perder algo, de se dar mal. Neste caso, o Líder que diz: se não bater metas, você estará na rua, apesar de grosseiro, pode conseguir  algum resultado, com esse tipo de pessoa.O Líder ressalta os pontos fracos.

Em países como os EUA o metaprograma mais comum é o da PROSPERIDADE, desafio, oportunidade. Já em nosso país , o que move nosso povo, em sua maioria, é a SOBREVIVÊNCIA, o medo de perder, de ser punido. PODERIA DIZER QUE NOS EUA EM SUA MAIORIA TEM FOCO NA SOLUÇÃO E NO BRASIL, FOCO NO PROBLEMA.

Faça um teste, pergunte-se : Por que você quer casar? Namorar? Morar junto?

Responda sinceramente, não se preocupe , NÃO EXISTE CERTO E ERRADO.

Resposta a) para ser feliz, ter filhos maravilhosos, envelhecer juntos. Metaprograma de prazer.

Resposta b) para não ficar sozinho, para ter alguém ao meu lado para me ajudar, para meus filhos cuidarem de mim na velhice. Metaprograma de DOR.

O mais importante que gostaria que você entendesse é que com este conhecimento de um dos tópicos de METAPROGRAMAS (existem outros) você irá se conhecer melhor;  saberá atuar com as pessoas que você lidera; saberá como vender seus serviços, adequadamente, para seus clientes sabendo como agir e conversar de acordo com o perfil de metaprograma dele.

Se você se relaciona com culturas de outros países, sabendo o metaprograma daquela população e cultura ,você com certeza não cometerá deslizes na comunicação e melhorará sua performance de vendas, de resultados com sua equipe, de Liderança.

A COMUNICAÇÃO É UM DOS GRANDES PROBLEMAS NAS EMPRESAS E NOS RELACIONAMENTOS.

Espero ter ajudado a entende melhor este ser complexo que é o SER HUMANO e lhe desejo bons RELACIONAMENTOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS.

Este é apenas um dos tópicos sobre METAPROGRAMAS, tem muito mais tipos e comportamentos.

 

DESEJO SUCESSO A VOCÊ!

 

Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003. marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br ; www.palestrasvencedoras.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Por que só depois de uma péssima experiência de vida, as pessoas acordam? 1984 12 fevereiro, 2013 Coaching e Carreira, Marynês Pereira fevereiro 12, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook