Projetando a recepção: seu cartão de visitas
Projetando a recepção: seu cartão de visitas
Posted by

Projetando a recepção: seu cartão de visitas

A recepção e a área de vendas têm de emocionar visitantes e alunos. Os móveis, as cores e materiais usados devem ter exatamente a imagem que o empreendimento quer transmitir para o seu público-alvo.

Arquitetura é um diferencial para o seu negócio. Ao investir de forma correta na sua infraestrutura o seu aluno perceberá sua academia de forma diferente, se relacionará melhor com o ambiente e dará mais valor ao serviço prestado. Assim, o cliente torna-se fã.

Há vários pontos de contato importantes entre o usuário e a academia. Vamos conversar sobre a recepção, pois, afinal de contas, é onde começa a experiência do visitante. Ao pensarmos nela, dois objetivos vêm imediatamente à mente: seu impacto e sua funcionalidade.

Como pensar o projeto da recepção

Vamos pensar juntos sob a ótica de um aluno comum: ele ou ela precisa de muita motivação para sair de sua zona de conforto e frequentar uma academia. Provavelmente, o aluno visitará vários espaços até decidir-se por um. E a decisão, ao contrário do que muitos pensam, não será pela academia que tenha o menor preço, mas sim pela academia onde eles se sentirem mais bem acolhidos.

Para que o aluno e o visitante sintam-se sempre bem recebidos, a recepção deve ficar totalmente em evidência na entrada. O visitante não pode ter dúvidas de onde deve dirigir-se ao entrar. E o recepcionista deve ver o aluno assim que ele chega, para lhe cumprimentar.

Segundo os estudos atuais, a forma mais eficiente de se trabalhar operacionalmente a recepção é separar a equipe de recepção da equipe de vendas. Os espaços funcionam melhor se também forem separados.

A equipe de recepção é encarregada de controlar a entrada dos clientes e de receber os visitantes. Para isso, é necessário pouco espaço, o suficiente para caber uma ou duas pessoas trabalhando em computadores, um computador para controle de acesso, telefone e gavetas para o material a ser entregue na hora que o visitante chegar. Visualmente, porém, esse espaço é muito importante, pois determina o padrão visual que o aluno irá encontrar no restante da academia. Gosto muito de colocar uma parede convidativa atrás da recepção com o logotipo da empresa.

Assim que ultrapassa a recepção, a primeira cena que o aluno enxerga deve ser impactante: o ideal é que ele visualize vários ambientes ao mesmo tempo, tanto os locais de exercícios quanto os espaços de convivência e lazer. Isso cria uma vontade instintiva de se integrar ao ambiente e praticar atividade física.

A equipe de vendas fica responsável por levar os visitantes para conhecer a academia e depois concretizar a venda dos planos. A localização da área de vendas deve ser estratégica: o visitante deve conseguir ver e sentir o que ocorre na academia, mas ao mesmo tempo estar em um local com privacidade suficiente para que o consultor de vendas consiga atrair a sua atenção. Essa equipe precisa de mais espaço operacional: computadores, impressora, máquinas de cartão de crédito, cadastro de digital e fotos. Mais importante do que isso: precisa de um espaço muito convidativo para sentar com o visitante e encantá-lo. Esse espaço pode conter mesinhas (sempre redondas) com três cadeiras cada: uma para o consultor de vendas e as outras duas para o cliente. Pode ser também montado como uma salinha de estar. O importante é que os móveis sejam muito confortáveis, e o ambiente seja humanizado com vegetação ou quadros artísticos, dependendo do estilo da academia.

Encantando o cliente

A recepção e a área de vendas têm de emocionar visitantes e alunos. Os móveis, as cores e materiais usados devem ter exatamente a imagem que o empreendimento quer transmitir para o seu público-alvo.

Quando falamos em público-alvo, temos de conhecê-lo sob o aspecto objetivo: idade, nível socioeconômico e nível cultural, mas, principalmente, temos de saber qual o seu estilo de vida e suas expectativas.

É inerente ao ser humano querer fazer parte de um grupo. Seu cliente vai eleger a academia que o aproximar de determinado grupo ao qual ele pertence ou quer fazer parte. O visual da academia precisa estar alinhado com o estilo de vida e as aspirações de seu público-alvo.

A recepção, como carta de apresentação de seu negócio, deve refletir totalmente essa aspiração do cliente, que se sentirá, dessa forma, bem acolhido.

Pense nisso e bom projeto!

 Foto: Recepção Runway I unidade Lago Norte – Crédito: divulgação interna Runway

Patricia Totaro é Arquiteta especializada em pro­jetos esportivos com mais de 90 projetos neste segmento.  patricia@patriciatotaro.com.br  www.patriciatotaro.com.br 

Comments

0 Comentários desativados em Projetando a recepção: seu cartão de visitas 7580 01 fevereiro, 2013 Arquitetura, Patricia Totaro fevereiro 1, 2013
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook