Salas de Aula: encantadoras e únicas
Salas de Aula: encantadoras e únicas
Posted by

Salas de Aula: encantadoras e únicas

 

As aulas em grupo fidelizam os alunos e devem cada vez mais estar em ambientes encantadores e únicos.

Emoção

Escolhi as Salas de Aula em grupo para o tema de nossa conversa desta edição, pois sinto que elas têm sido constantemente esquecidas em várias academias que eu visito. Sempre falamos da forma como os clientes procuram a academia em busca de “pertencer a um grupo”. E as aulas geram este convívio e esta oportunidade, portanto, nada mais justo que prestemos atenção nelas!

E as Salas de Aula têm que proporcionar emoção aos alunos. Quando o cliente entra em uma aula deve querer muito ficar lá e participar. E a arquitetura influencia muito nisso.

O que é importante nas Salas de Aula

Imagine quantas possibilidades temos na arquitetura das Salas de Aula: existem aulas em grupo dos mais diversos tipos: ativas, zen, de bike indoor ou de corrida. E cada uma exige um tipo deferente de cenário.

É claro que não podemos dispor de uma sala para cada tipo específico de aula, mas podemos trabalhar o espaço de forma que ele se transforme para cada aula.

Um poderoso artifício é a iluminação. Ela muda totalmente o ambiente com um toque no interruptor. Olhe o exemplo da mesma sala com diferentes luzes ligadas: em uma foto está acesa a iluminação geral, que propicia um ambiente para uma aula mais ativa, e na outra, a luz para aula zen.

Em questões de acabamento, ambas as salas são iguais: piso em madeira, paredes brancas e espelho. O que diferencia a sensação em cada sala é a forma como a luz está ligada. No cenário zen, as luzes de cima estão apagadas e a parede em madeira com led está acesa: a luz incide de forma indireta, tornando o ambiente mais aconchegante. No outro cenário, as luzes de cima estão acesas e a parede de madeira perde o destaque.

Agora, imagine que ainda seja colocada uma luz mais colorida, como um spot, como na sala de bike da outra foto. A sala ganha movimento e energia.

Arquitetura não é só visão: é também som, olfato e tato. A experiência sensorial é que causa a impressão do espaço. Dessa forma, cinco sentidos devem ser usados para criar a ambientação que estimule cada atividade. Ao mexer com cores e luzes, lembre-se também de criar o cenário sonoro e, talvez, o olfativo.

Dica de Venda

Durante grande parte do dia, as Salas de Aula não estão ocupadas porque, normalmente, as aulas em grupo ocorrem nas horas de pico da academia. Para que o seu cliente potencial sinta o clima da academia, uma dica é manter o clima de aula mesmo com a sala vazia, deixando algum cenário ligado com parte das luzes acesas (de preferência com lâmpadas econômicas, como leds) e a música tocando. O futuro aluno se sente parte de uma aula de verdade.

Outra dica para venda é arrumar os acessórios no vidro da sala ou na fachada: eles preenchem o ambiente, desde que muito bem organizados

Funcionalidade

Falando em organização dos acessórios, vale lembrar que a sala, além de encantar, deve ser prática para o professor: os comandos de som e luz devem sempre estar ao lado do professor, os acessórios devem ter lugar certo e serem fáceis de acessar. Além disso, os colchonetes limpos devem ser separados dos usados.

O tamanho da sala é definido pela capacidade de alunos que queremos atender em cada espaço. Cada aluno ocupa entre dois e quatro metros quadrados durante a aula. Fora isso, existe o espaço reservado para armazenagem de acessórios e as áreas “cegas”, nas quais o aluno não tem boa visão do professor. Uma forma de melhorar a ocupação das salas nas aulas mais concorridas é deixar montados os colchonetes (ou jumps, steps etc.) antes do início da aula, para predeterminar quantos alunos caberão na aula.

Pense também onde abrir a porta: o ideal é que seja atrás dos alunos, para que não atrapalhe o andamento da aula e para que o professor tenha controle de quem entra.

Pisos e Paredes

Os melhores pisos para salas de aula são os em madeira e os vinílicos. A madeira confere ao ambiente um aspecto sofisticado e aconchegante, sendo muito confortável de ser tocada. Entretanto, esse piso exige manutenção periódica. O vinílico dá mais opções de cores e, praticamente, não exige manutenção.

Cuidado com as cores no piso: como a cor acompanha tendências, que mudam constantemente, se forem usadas cores muito marcantes no piso, ele rapidamente ficará com aspecto de “fora de moda”. Sugiro deixar as cores para as paredes, nas quais uma pintura rápida resolve a atualização sempre necessária.

Concluindo

Com tanta diversidade de opções de aulas e com a importância que elas têm na formação de grupos dentro da academia, vale a pena pensar com muito cuidado em preparar as salas para que elas proporcionem emoção. Seu cliente quer diversão com saúde, e mantê-lo feliz mantém a academia em ótima forma. Pense nisso e bom projeto!

Patricia Totaro é Arquiteta especializada em pro­jetos esportivos com mais de 90 projetos neste segmento. patricia@patriciatotaro.com.br  www.patriciatotaro.com.br

Comments

0 Comentários desativados em Salas de Aula: encantadoras e únicas 4098 02 fevereiro, 2013 Arquitetura, Patricia Totaro fevereiro 2, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook