Uma fachada pode significar mais do que mil palavras
Uma fachada pode significar mais do que mil palavras
Posted by

Uma fachada pode significar mais do que mil palavras

 

Confúcio, pensador e filósofo chinês, estava corretíssimo quando proclamou: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Também Vitrúvio, arquiteto romano autor da ideia do famoso desenho “Homem Vitruviano”, de Leonardo Da Vinci, não poderia imaginar que tal feito, mesmo após séculos, resultaria em vasta gama de associações e analogias em torno do homem e o universo até os tempos modernos.

Sem dúvida, em pleno séc. XXI da revolução informacional, muita coisa mudou e de forma veloz. Imagens de todos os tipos explodem incessantemente em tempo real e nos chegam, graças à comunicação óptica, das mais variadas maneiras e pixels. Mas, será que a forma com que lidamos com imagens sofreu alguma alteração? Nossa percepção mudou? Como as sentimos, o que elas nos inspiram, o que representam ou com o que as associamos? Acreditamos que neste quesito, tudo está igual.

O fato, inescapável, de a psique humana ser extremamente suscetível a aparências e ao jogo subliminar de mensagens não mudou. O caráter fundamental do papel da arquitetura especialmente enquanto mensageira das mais diversas aspirações, idem. Vivenciamos uma acirrada competição na qual o apelo visual permanece como padrão-ouro em nossas escolhas. Seja por repetição, por identificação, por associação, por simbologia, por sinais, tudo indica que toda sorte de elementos psicológicos continuarão a desafiar a mente humana com ênfase em nossa memória visual que automaticamente atrela, sobretudo, conceitos em torno de marcas.

É nesse contexto que a padronização de fachadas frontais merece destaque como um meio de identidade visual impactante e atemporal não só para o fortalecimento mas também para a consolidação ou fixação de imagens de academias. Nosso projeto junto a Rede XPrime é um exemplo de como esta uniformização pode ser, ao mesmo tempo, funcional e ter boa relação custo-efetiva. Essa rede de academias, composta por 10 unidades, iniciou o processo de padronização de fachadas em busca da identidade visual e fortalecimento da marca. Independente de onde esteja, Bairro, Cidade ou Estado poderá ser facilmente reconhecida pelo seu cliente, de longe!

O mundo atual pede muita inovação, criatividade e o incremento da agregação de valores diferenciados. Uma visão mais holística incluindo “Planos de Identidade Visual” combinados a projetos de fachadas semelhantes ganham destaque especialmente se pensarmos que o princípio de qualquer sucesso está na possibilidade de expansão. E, lembrem-se: Inovar não implica necessariamente em inventarmos algo novo mas, sim e sempre, na possibilidade de podermos mudar para melhor. E isto, nunca é tarde!

Pense nisso e bom projeto!

Patricia Totaro é Arquiteta, atua há mais de 20 anos no mercado esportivo desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, centros esportivos, spas, etc www.patriciatotaro.com.br – https://www.facebook.com/patriciatotaroarqresultados

 

Comments

0 Comentários desativados em Uma fachada pode significar mais do que mil palavras 5061 10 março, 2016 Arquitetura, Patricia Totaro março 10, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook