Vivemos um momento turbulento no mercado fitness. A insegurança do consumidor tem recuado, porém ainda existe muita incerteza no ar, as pessoas estão com medo de consumir, de comprar a longo prazo e principalmente de entrar em compromissos que não possam honrar.
O que já era complicado está mais difícil ainda, vender planos de academia nunca foi tão desafiador.
Dentro desse cenário como fazer para manter a equipe de vendas motivada e trabalhando?
O papel do líder nesse processo é essencial, não há remuneração ou bônus que substitua um bom líder, mas como deve ser feita a gestão de equipe de vendas?
O primeiro passo é a insatisfação, um líder deve ser insatisfeito por natureza, porém estamos falando aqui de outro tipo de insatisfação, trata-se da insatisfação positiva que quer dizer querer mais e melhor sempre. A saciedade remete ao indivíduo um sentimento de indiferença e de relaxamento, algo que acaba com qualquer perspectiva de uma equipe de vendas motivada a melhorar.
Esse sentimento deve ser compartilhado e trabalhado em sua equipe, faça com que a equipe seja positivamente insatisfeita, faça com que queiram mais e melhor sempre.
O segundo passo é desenvolver em seus liderados a capacidade ambiciosa, fazer com que a equipe queria mais, porém de maneira ordenada e ética, nunca devemos confundir ambição com ganância.
Uma grande equipe de vendas vai além do óbvio, faz mais, melhor e diferente, cria novas estratégias, estuda, se prepara e surpreende o cliente. No mercado do Fitness isso significa preparar seus consultores de vendas para não só conhecer o produto, mas saber seus diferencias, seus benefícios, saber exatamente onde sua academia é melhor e porque é melhor.
O Consultor deve estar preparado para vender para o cliente mais que um serviço, deve vender uma experiência.
Nesse processo o líder deve ser exemplo, deve conquistar seus liderados através do carisma e compartilhar a liderança cirando um consciente coletivo, uma soma das inteligências e capacidades de todos os envolvidos no processo.
Faça um exercício com sua equipe; Primeiro se prepare, estude, conheça a concorrência, saiba dos diferenciais de sua academia, conheça sobre o produto e sobre o negócio; Depois peça para que seus consultores tentem vender a academia para você; Avalie o resultado juntamente com a equipe, faça-os refletir, você fecharia um plano nessa academia?
Após a simulação faça você a apresentação, de um show, mostre que o conhecimento e o estudo te levaram a melhorar a performance, mostre para sua equipe como você se preparou, compartilhe o seu conhecimento com eles sempre adaptando a realidade e estilo de cada um e repita o processo diariamente até que seus consultores consigam convencê-lo a fechar um plano.
Lembre-se as metodologias de vendas são extremante eficientes, porém é a motivação, a inquietação e a ambição da equipe que fazem com que sejam excepcionais.
Boas Vendas!!!
Por Bruno Hupfer