A gestão de vendas, além das metodologias
A gestão de vendas, além das metodologias
Posted by

A gestão de vendas, além das metodologias

 

Vivemos um momento turbulento no mercado fitness. A insegurança do consumidor tem recuado, porém ainda existe muita incerteza no ar, as pessoas estão com medo de consumir, de comprar a longo prazo e principalmente de entrar em compromissos que não possam honrar.

O que já era complicado está mais difícil ainda, vender planos de academia nunca foi tão desafiador.

Dentro desse cenário como fazer para manter a equipe de vendas motivada e trabalhando?

O papel do líder nesse processo é essencial, não há remuneração ou bônus que substitua um bom líder, mas como deve ser feita a gestão de equipe de vendas?

O primeiro passo é a insatisfação, um líder deve ser insatisfeito por natureza, porém estamos falando aqui de outro tipo de insatisfação, trata-se da insatisfação positiva que quer dizer querer mais e melhor sempre. A saciedade remete ao indivíduo um sentimento de indiferença e de relaxamento, algo que acaba com qualquer perspectiva de uma equipe de vendas motivada a melhorar.

Esse sentimento deve ser compartilhado e trabalhado em sua equipe, faça com que a equipe seja positivamente insatisfeita, faça com que queiram mais e melhor sempre.

O segundo passo é desenvolver em seus liderados a capacidade ambiciosa, fazer com que a equipe queria mais, porém de maneira ordenada e ética, nunca devemos confundir ambição com ganância.

Uma grande equipe de vendas vai além do óbvio, faz mais, melhor e diferente, cria novas estratégias, estuda, se prepara e surpreende o cliente. No mercado do Fitness isso significa preparar seus consultores de vendas para não só conhecer o produto, mas saber seus diferencias, seus benefícios, saber exatamente onde sua academia é melhor e porque é melhor.

O Consultor deve estar preparado para vender para o cliente mais que um serviço, deve vender uma experiência.

Nesse processo o líder deve ser exemplo, deve conquistar seus liderados através do carisma e compartilhar a liderança cirando um consciente coletivo, uma soma das inteligências e capacidades de todos os envolvidos no processo.

Faça um exercício com sua equipe; Primeiro se prepare, estude, conheça a concorrência, saiba dos diferenciais de sua academia, conheça sobre o produto e sobre o negócio;  Depois peça para que seus consultores tentem vender a academia para você; Avalie o resultado juntamente com a equipe, faça-os refletir, você fecharia um plano nessa academia?

Após a simulação faça você a apresentação, de um show, mostre que o conhecimento e o estudo te levaram a melhorar a performance, mostre para sua equipe como você se preparou, compartilhe o seu conhecimento com eles sempre adaptando a realidade e estilo de cada um e repita o processo diariamente até que seus consultores consigam convencê-lo a fechar um plano.

Lembre-se as metodologias de vendas são extremante eficientes, porém é a motivação, a inquietação e a ambição da equipe que fazem com que sejam excepcionais.

Boas Vendas!!!

Por Bruno Hupfer

 

Comments

0 Comentários desativados em A gestão de vendas, além das metodologias 456 29 setembro, 2016 Bruno Hupfer, Marketing e Vendas setembro 29, 2016
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Cursos

Facebook