Inbound Marketing é a idéia de conquistar o cliente de forma espontânea, cativando-o, para que ele busque por seus produtos, planejando o funil de vendas até a conversão. É a mais moderna forma de prospectar clientes, ou seja, utilizando basicamente as ferramentas de marketing digital. Portanto, as informações ao cliente devem ser constantes, diárias, de forma que a marca da academia fique gravada na mente do cliente.
As estratégias utilizadas nestes modelos consistem em marketing de conteúdo, vídeo marketing e e-mail marketing. Costuma ser mais barato e com bom retorno.
Por sua vez, Outbound Marketing é o mais tradicional e mais agressivo, como a realizada por telemarketing. Algumas vezes parece até ultrapassado e comparado com o Inbound é mais caro. Exige uma estrutura maior e é preciso saber lidar o tipo de rejeição que este modelo impõe. Então, porque usá-lo? Porque funciona. O seu resultado se comparado com o primeiro é bem mais rápido.
Qual devemos utilizar?
Os dois. Ambos podem ser extremamente eficazes se aplicados constantemente e se estiverem interligados.
Ainda precisamos de processo de vendas, e o Inbound pode intensificar o processo, agregando VALOR À MARCA, estreitando o relacionamento com o cliente. Porém, é necessário ter definido quem é o seu público-alvo. Quando se sabe exatamente quem é seu cliente e qual o nicho de mercado, fica mais fácil saber em qual dos dois modelos é possível maior investimento.
Uma academia que tem um público mais jovem, precisa utilizar em maior escala os métodos online: blogs, twitter, linkedin, facebook, instagram, etc. Mas se pensarmos em uma academia de bairro, com público mais tradicional, o método de telemarketing pode trazer melhor resultado.
Então, Inbound ou Outbound?
A melhor estratégia de marketing para sua academia deve ser definida após uma análise de prós e contras de um e de outro, e qual está alinhado com o posicionamento de sua academia e seu público – alvo.
Por Marcela Silva