Você tem empregabilidade?
Você tem empregabilidade?
Posted by

Você tem empregabilidade?

 

No mundo competitivo em que vivemos atualmente, esse tema atual torna-se essencial para todo profissional de Educação Física. Mas, você sabe o que é empregabilidade? Vamos à alguns pensamentos sobre:

“A empregabilidade pode ser compreendida como um conjunto de competências e
habilidades necessárias para uma pessoa conquistar e manter um trabalho” Campos et.al (2008)

“Empregabilidade depende da sua capacidade de gestão da sua própria vida e carreira. E diferenciais, devem por definição, ser DIFERENTES!”  Hilsdorf (2009)

“Empregabilidade responde pelo número de alternativas que você possui caso queira mudar de emprego. Então, se você fosse demitido ou decidisse fazer algo diferente a partir de agora, o que faria e quais empresas estariam dispostas a contratá-lo?” Moreira (20..)

Resumindo, esse termo é utilizado para caracterizar a lista de competências que um profissional deve possuir para ser DESEJADO pelo mercado. Vamos ao exemplo prático de um case real.

Um profissional, resolveu investir na carreira de Educação Física ligada a área de gestão, percebeu no meio de sua graduação que este segmento era inexplorado e começava a crescer, isso lá por volta de 2006- 2007. Então, começou suas especializações voltadas ao segmento que desejava. Feito isto, fechou uma parceria e iniciou um projeto de reestruturação em uma academia pequena, de bairro, para adquirir experiência e começar a se inserir neste segmento de gestão e obter experiência prática. Foi então, que iniciou as pesquisas na área e ganhou um pouco mais de conhecimento no e do mercado. Deste então, esse profissional, não saiu mais da área que escolheu. E, é ai que entra a tal da empregabilidade!

Claro que houveram alguns percalços pelo caminho, mas apesar disso nunca ficou mais de 1 mês desempregado na área de sua escolha. Por que? Porque ele (a) possuía empregabilidade. Planejou-se para isso, adquirindo competências técnicas, além de suas qualidades técnicas, as comportamentais e éticas eram bem vistas pelo mercado e isso fazia com que ele (a) se reinserisse de forma rápida no mercado. Por anos o capital intelectual era um fator de reinserção, mas hoje as empresas, principalmente as de fitness, observam bastante fatores comportamentais e éticos. Hilsdorf (2009) diz que você não vale apenas o quanto sabe. Você deve ser validado de uma forma mais holística! (Ética, comportamental e conhecimento).

Hilsdorf (2009) em seu artigo, cita algumas perguntas que o profissional que deseja alcançar a empregabilidade deve se fazer:

  1. Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado?
    2. Que “diferenciais nobres” você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua?
    3. Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/competitivo da organização?
    4. O quanto a sua história de vida e de carreira falam mais alto que seu currículo.

Podemos concluir ao responder as perguntas do autor acima, que a empregabilidade faz parte da estratégia de carreira de um profissional, assim, torne-se visível. No meio da Educação Física é correto afirmar que “todos se conhecem”. Portanto, aquilo que você fez, um case de sucesso, a saúde de seus relacionamentos, como as pessoas veem seu potencial são fatores que contam muito para sua empregabilidade, tanto quanto seu conhecimento técnico. Ê, importante! Faça-se ser conhecido, mostre seu valor literalmente ao mundo.

Referencias:

CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al. Empregabilidade e competências: uma análise de universitários sob a ótica de gestores de recursos humanos. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 159-183, jan. 2008. ISSN 1984-6657. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/rpot/article/view/10164>. Acesso em: 09 ago. 2016.

Hilsdorf, Carlos, O que é empregabilidade?, 2009 Disponível em: http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/o-que-e-empregabilidade/31256/> Acesso em 09 de Agosto de 2016.

Moreira, Wellington, Empregabilidade: a arte de se manter desejado pelo mercado., Disponível em: http://caputconsultoria.com.br/artigos7-empregabilidade-a-arte-de-se-manter-desejado-pelo-mercado/> Acesso em 08 Agosto de 2016

 

Rafael Fernandes

Mestrando em Administração Estratégica

Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness

Especialista em Administração e Marketing esportivo.

Gerente da academia Rizzo RVT

Coordenador academia Bodytown

Colunista dos sites: oportunidadefitness.com e gestaofitness.com.br

Pesquisador na área de gestão no fitness

Palestrante e consultor de academias

Professor de Educação Física (CREF 027635)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9268675559198932

Tel:(21) 981760350

 

Comments

0 Comentários desativados em Você tem empregabilidade? 539 05 outubro, 2016 Coaching e Carreira, Rafael Fernandes outubro 5, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook