Avaliação física, falha técnica ou falta de compromisso gerencial?
Avaliação física, falha técnica ou falta de compromisso gerencial?
Posted by

Avaliação física, falha técnica ou falta de compromisso gerencial?

 

Uma Universidade possuí uma linha de pesquisa com seus graduandos em Educação Física na área de gestão em empresas de fitness. Esses alunos percorrem diversas regiões vizinhas ao campus para realização de suas pesquisas de conclusão de curso neste tema. Uma questão vem chamando muito a minha atenção, por fazer parte da banca avaliadora dos trabalhos, que é a falta de avaliação física para prescrição de exercícios aos clientes dessas empresas. Fato que foi descrito em ao menos 10 trabalhos que pude avaliar! A estes inclui-se o atendimento com crianças e idosos. O fato alarmante, que não é por ausência do oferecimento do serviço, que elas possuem. Contudo, os profissionais prescrevem sem o auxílio deste instrumento porque não “veem” a real importância ou dizem que já conhecem o aluno.

Uma atitude como a descrita acima, abre uma série de questionamentos: Estamos falhando na formação e os profissionais se formam sem terem real importância desta ferramenta, vital para a entrega de resultados? Não sabem ler os dados? Falta de compromisso com os clientes? Falha da gerência? Falta de indicadores de desempenho? Falta de uma gestão de resultados focados no cliente? Enfim, poderíamos enumerar tantos outras perguntas.

Atuando no empirismo, empresas que trabalham assim, podemos colocar os clientes em risco e todo um planejamento de um negócio fadado ao insucesso. A avaliação física é uma ferramenta vital para prescrição de exercícios, isso não podemos negar. E sob a ótica da gestão, podemos também considera-la uma ferramenta para a gestão da academia como sendo um dos indicativos de desempenho profissional a serem avaliados pela gerencia de empresas fitness. Outra função desta ferramenta, sob o olhar de gestão, é a utilização dos resultados positivos serem argumentativos para o setor de vendas em uma renovação de planos ou venda de um contrato superior, cancelamento, e retenção. No caso de uma queda nos resultados da avaliação, podem indicar um desestímulo do cliente e a hora do gerente / coordenador técnico chama-lo para uma conversa mais ao estilo de consultoria. Pois esse pode estar desestimulado com algo e isso pode gerar uma evasão.

Pense nisso !

Rafael Fernandes
Mestre em Administração Estratégica-IBMEC/RJ
Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness
Especialista em Administração e Marketing esportivo.
Gerente academia Vittoria-RJ
Colunista dos sites: oportunidadefitness.com e gestaofitness.com.br
Pesquisador na área de gestão no fitness
Palestrante e consultor de academias
Professor de Educação Física (CREF 027635)
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268675559198932
Tel:(21) 981760350
Email: rafaelfferreira84@gmail.com

Comments

0 Comentários desativados em Avaliação física, falha técnica ou falta de compromisso gerencial? 2821 17 janeiro, 2018 Gestão da Avaliação Física, Rafael Fernandes janeiro 17, 2018
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook