Para gerar lucro e diferencial, a academia deve estar na academia.
Para gerar lucro e diferencial, a academia deve estar na academia.
Posted by

Para gerar lucro e diferencial, a academia deve estar na academia.

Há algum tempo atrás ouvi de um senhor conhecido da Educação Física o seguinte pensamento: “ Isso não é gestor, é muito acadêmico, não serve para ser gestor! ”  Não posso negar que isso me intrigou bastante. Afinal, nas potências mundiais EUA e Europa, acadêmicos fazem parte das grandes empresas e estas desejam a presença desses em seus quadros para um melhor desempenho da organização pois esses acadêmicos trazem as inovações para as empresas, melhorando o desempenho delas.

No Brasil, infelizmente a filosofia citada no parágrafo anterior ainda é pouco utilizada. Se tratando da área da Educação Física, a pratica de pesquisa é bem avançada em determinadas áreas, principalmente nas de treinamento e fisiologia. Mas, infelizmente as academias de ginástica ainda corroboram com o pensamento deste senhor e não colocam em seus quadros, na maioria das vezes, pessoal com nível de conhecimento mais elevado como mestres e doutores (Acadêmicos). Certamente uma pena! Pois esse tipo de conhecimento iria agregar muito para essas academias. Por exemplo: Acadêmicos, poderiam aliar o lúdico, o divertido em uma atividade com a eficiência de um treinamento bem programado, tornando a atividade mais prazerosa melhorando a retenção por meio de resultados mais eficientes e eficazes.

Nem tudo está perdido e parece que um oásis se abre no mundo fitness, felizmente o gestor de uma grande academia, inclusive com expansão pela América Latina, em entrevista a um programa de TV em Agosto de 2016, deixou claro que a academia (no sentido de pesquisas e Universidades) não pode estar dissociada da área empresarial e que essa prática é adotada em sua empresa para trazer benefícios aos seus clientes. Talvez esse seja um dos fatores que estão levando a empresa a chegar ao faturamento de 1 Bilhão em toda América Latina em 9 anos de criação do grupo.

Para Gloss e Ferreira (2012) Universidades e empresas estão em dependência mútua. A empresa, por necessitar de inovações para criação de produtos e serviços inovadores e as Universidade que detém os fundamentos do conhecimento específico para pesquisa e inovação. Ainda segundo as autoras, “a inovação pode representar para as empresas uma resposta da ciência à sua busca cada vez maior por diferenciação, sendo chave para a sua sustentabilidade em um mercado altamente competitivo”.

Em um estudo feito pela consultoria Produtive, reportagem da revista Exame (2014), o mercado fora da Educação Física já valoriza mestres e doutores.  “Aos poucos, estamos seguindo o exemplo dos Estados Unidos e do Japão, países em que projetos de inovação são desenvolvidos em parceria por executivos e pesquisadores” Rafael Souto presidente consultoria Produtive. Ainda segundo a reportagem, a teoria de que o que se teoriza nas Universidades não tem aplicação no mercado, está caindo por terra.

Apesar de no setor fitness, a adoção de acadêmicos na estratégia da academia ser um movimento muito tímido para um setor que conta com mais de 30 mil academias, incluindo nesta conta várias redes de academias.  Esse tipo de pensamento necessita se enraizar para as demais empresas do setor rapidamente! Haja vista, a possibilidade de que ai esteja uma grande falha estratégica e de gestão estratégica de pessoas, até mesmo para a captação das mais de 90% de pessoas que estão fora dos centros fitness. Além de ser sem dúvidas uma ferramenta para criação de programas de atividades que gerarão retenção por resultados perceptivos aos clientes.

Referências

CLOSS, Lisiane Quadrado; FERREIRA, Gabriela Cardozo. A transferência de tecnologia universidade-empresa no contexto brasileiro: uma revisão de estudos científicos publicados entre os anos 2005 e 2009. Gestão & Produção, v. 19, n. 2, p. 419-432, 2012.
GASPARINI, Claudia. O impacto da pós-graduação nos salários dos executivos. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/carreira/o-impacto-da-pos-graduacao-nos-salarios-dos-executivos/>. Acesso em: 31 maio 2017.
Programa Show Business. Programa Show Business- Edgar Corona. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Zdbk5-SU-BI&t=933s>. Acesso em 10 mai 2017
Rafael Fernandes
Mestrando em Administração Estratégica
Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness
Especialista em Administração e Marketing esportivo.
Gerente geral academia Vittoria CrossFit- Unidade Freguesia II
Coordenador academia Bodytown
Colunista dos sites: oportunidadefitness.com e gestaofitness.com.br
Pesquisador na área de gestão no fitness
Palestrante e consultor de academias
Professor de Educação Física (CREF 027635)
Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/9268675559198932
Tel:(21) 981760350

 

Comments

0 Comentários desativados em Para gerar lucro e diferencial, a academia deve estar na academia. 1540 12 julho, 2017 Gestão de Academias, Rafael Fernandes julho 12, 2017
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook