Dê tempo ao tempo, mas na medida certa!
Dê tempo ao tempo, mas na medida certa!
Posted by

Dê tempo ao tempo, mas na medida certa!

 

O mercado do Fitness se mostrou tão promissor nos últimos 5 anos que aguçou a vontade de muitos professores de academia em possuir o próprio negócio. Mas quando o assunto é empreender, as atitudes, ações e organização necessária vão muito além do que ser um ótimo professor, pois as exigências do mercado do Fitness são iguais e tão ferozes quanto qualquer outro negócio ou empreendimento.

No Brasil, de acordo com ENDEAVOR BRASIL, 60% dos jovens querem empreender e possuir o próprio negócio. Contudo, apenas 38% estão dispostos a gastar tempo aprendendo em como iniciar a sua empresa e mais de 92% confiam em sua capacidade de resolver problemas difíceis sem muito esforço. Sendo assim, os novos empreendedores querem montar o próprio negócio o quanto antes, mas sem buscar em aprender, amadurecer e se estruturar.

As transformações em que o mundo passou na última década são de proporções inigualáveis, e o que mais caracteriza não é o tamanho do impacto, mas a velocidade com que essas mudanças ocorrem.

A Globalização vinha sendo tema de discussões em palestras, cursos e jornais, agitava os formadores de opinião. Porém, a antiga Globalização já está em sua versão 2.0, onde ela já não atinge a sociedade de forma macro e superficial, conectando um país ao outro e suas culturas externalizadas, vendendo apenas o seu produto final. Hoje, ela conecta a micro sociedade, ou seja, cada um dos indivíduos do planeta tem voz, tem o poder de disseminar o seu pensamento e conquistar um grande público. O jovem cresce em um mundo onde tudo é possível, onde ele pode desenvolver suas ideias, crenças, criações e conquistar objetivos que antes eram só no mundo dos “adultos”. Exemplos existem aos montes, tanto com empreendedores quanto formadores de opinião, onde seus vídeos no Youtube tem mais visualizações que muitos programas de TV.

Sendo assim, o jovem se torna mais exigido e exigente, consigo, com os outros e com tudo. A cobrança é maior por ele, assim como pelos outros. Aí vem a pergunta: Ele está preparado? Ou, ele está se preparando e preocupa-se em preparar?

No mercado do Fitness essa realidade não é nem um pouco diferente, até pelo contrário, pode ser considerado o que mais sofreu modificações e em uma velocidade maior. Com o recente aumento do número de academias no Brasil a exigência por mão de obra se tornou tão grande que as academias estavam contratando sem avaliar o candidato, mas o pior, sem ter tempo de formá-lo. Essa realidade além de refletir na mão de obra direta do serviço prestado, atinge, também, o gestor. Pois, muito novos donos de academia são ex-professores e não passaram pelo período de maturação e experiência administrativa.

Uma das características da maioria dos empreendedores é não ter medo de errar, confiar muito em seus instintos e correr atrás de seus sonhos, mas assim como há histórias de sucesso, há muitas mais de fracasso. Errar é importante e necessário, mas o erro só possui valor se você aprender com ele. Como o sucesso não possui uma fórmula e manual, a melhor maneira é tentar diminuir ou, pelo menos, calcular os riscos. Ou seja, procurar ajuda é extremamente importante.

Para elucidar e confirmar essa realidade um estudo publicado em 2014 pela GEM – Global Entrepreneurship Monitor com apoio do SEBRAE aqui no Brasil, mostra que 86,6% dos empreendedores não procuraram o auxílio de órgãos de apoio. Destes, 44% não procuraram por acreditar que não havia necessidade e outros 15,4% alegaram não ter tempo para buscar ajuda. O mais preocupante é que esse número vem subindo a cada ano e um dos reflexos imediatos disso é a taxa de mortalidade das empresas no Brasil. Esse número é considerado alto e na última atualização realizado em 2013 está em quase 35% das empresas que abrem, fecham em até 2 anos.

É visível que as mudanças de comportamento da sociedade e a velocidade com que as empresas vivem e que nós vivemos, aumenta a dificuldade e responsabilidade em conseguir manter saudável um empreendimento. Mas temos que saber aproveitar as diversas fontes de informações, instituições e empresas preparadas para dar apoio em planejar e estruturar um novo negócio. Quanto mais estruturado e preparado se torna o empreendedor, mais ele transforma e melhora o seu mercado.

“Uma das grandes desvantagens de termos pressa é o tempo que nos faz perder”. G. K. Chesterton

 

Bruno Scott atua há mais de 10 anos no mercado do Fitness e possui vasta experiência em Gestão de Academias. Atuou por mais de 6 anos como coordenador em Portugal e no Brasil. Sócio Proprietário da empresa G3, Gestão em Academias, onde é responsável pela criação, desenvolvimento e implantação de processos da G3 e nas academias. 

Comments

1 Comentários desativados em Dê tempo ao tempo, mas na medida certa! 1238 24 agosto, 2015 Bruno ScoTT, Gestão de Academias agosto 24, 2015
Avatar

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook