Demitir, mas com decência
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Demitir, mas com decência

Pergunte a um líder qual o papel que ele não gosta de desempenhar?

Você terá como 90% dos casos a seguinte resposta:

– Ter que demitir alguém.

Sim de fato, muitos líderes protelam,delegam essa tarefa, e evitam ao máximo ter que desempenhar um papel que é seu.

Mas para que o processo de demissão seja digno, por pior que esta situação seja para ambos, para que você tenha menos problemas com ações trabalhistas, é preciso demitir com DECÊNCIA E ÉTICA.

Mas e o que significa isso?

Então vamos a alguns passos para que você seja um Líder que tem processos e gestão baseado em princípios e valores humanos e éticos:

  1. Comunique – sempre oriente a sua equipe sobre sua visão, missão e valores da sua empresa.Onde pretende chegar com suas ações.O que você quer para o seu negócio, seus clientes e sua equipe. Não deixe que eles naveguem no escuro sem saber para onde estão indo.Deixe bem clara as regras.
  2. Feedback– se possível, semanalmente, informando sobre resultados alcançados e esperados, construindo juntos novos comportamentos e atitudes, se necessário.
  3. Seja parceiro – quem contratou foi você , portanto ofereça ajuda, oriente , acompanhe de perto, dê treinamentos sempre que necessário ..
  4. Prazo –  deixe claro os prazos que você oferece para ocorrer a mudança do comportamento, atitude ou resultado esperados.Combine prazos de mudanças até 15 dias , se possível e volte a ter uma nova conversa. Não deixe o problema se arrastar por meses ou anos, você deve ter no máximo 3 dessas conversas de alinhamento, a terceira é a final.
  5. Consequencias – deixe claro quais as consequências para o não cumprimento do acordado entre vocês.

Em hipótese alguma usar as estratégias abaixo:

  1. Dar férias ao seu colaborador que você pretende demitir , apenas para ganhar tempo financeiro para o pagamento da rescisão .Isso gera pânico e desconforto na sua equipe que passa a ter medo de tirar férias, além de quebrar qualquer relação de confiança.
  2.  Mude de setor, de atividade ou unidade
  3. Colocar no freezer, isto é, deixar de avisar, comunicar, solicitar sua opinião ou participação em eventos e reuniões
  4. Mandar email demitindo
  5. Pedir que outra pessoa o faça por você ou ir direto ao depto Pessoal.
  6. Demitir antes de Natal, feriados, no final do dia de sexta feira.
  7. Conversar com outras pessoas sobre a demissão.

Como demitir com decência?

Separe pelo menos meia hora para um bate papo com a pessoa que será desligada e deve ser em particular em uma sala e esteja preparado (a) para manifestações emocionais. Escute, deixe-o falar e desabafar.

Seja educado, não seja prolixo, deixe bem clara a razão para a demissão e tenha dados mensuráveis para apoiar a sua decisão.

Tenha a documentação de seus colaboradores sempre em ordem e deixe claro , nessa reunião quais as verbas a receber e quando.

Após a demissão, comunique sua equipe e informe quem o irá substituir ( se for o caso) e quando. Não precisa informar as razões da demissão Peça indicações de candidatos á vaga a seus colaboradores.

Bem, se você seguir todas as dicas deste artigo tenho certeza de que o seu colaborador irá se esforçar para mudar e atingir novos resultados, mas ele mesmo, na terceira conversa que vocês tiverem já saberá que o prazo em sua empresa chegou ao fim e que ele pode ser a pessoa certa no lugar errado e assim , sua saída será tranquila e sem problemas e mágoas entre ninguém . As portas ficam abertas para que essa pessoa possa pedir referências e se um dia conseguir mudar o comportamento que o prejudicou, poder voltar.

Importante salientar que muitas pessoas pensam que são demitidas por questões de conhecimento técnico, mas na realidade, 87 % são demitidas por problemas de comportamento ( fonte Gallup).

Desejo sucesso e justiça em suas ações.

 

Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003.  marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br   

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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