Parece um título absurdo, mas é uma situação que ocorre com muitas pessoas e algumas empresas parece terem o dom de : PREPARAR , CAPACITAR E EXPORTAR SEUS MELHORES TALENTOS PARA A CONCORRÊNCIA.
E o pior é a cegueira reinante nessas empresas que tem o discurso mais do que comum de que a pessoa que demitiram “ não era tão boa assim “; mas o incrível é que essa mesma pessoa demitida na empresa A ,está indo muito bem e apresentando excelentes resultados na empresa B.
Você não tem certeza se sua empresa se enquadra nessa situação? Então faça algumas perguntas:
- Depois que você contratou um novo Líder, sua equipe foi quase toda demitida?
- O seu novo Líder recontratou pessoas todas indicadas por ele?
- Onde estão as pessoas que saíram da sua empresa e quais os resultados delas no mercado?
- Você, pessoalmente, conversou com algumas das pessoas demitidas pelo seu Líder? Escutou a versão dessas pessoas demitidas?
- Você demitiu baseado em fatos ou fofocas?
- Qual a média de permanência das pessoas na sua empresa?
- Algum Líder em especial, troca constantemente os membros da equipe alegando incompetência dessas pessoas ou problemas de caráter?
Se você respondeu SIM a qualquer das perguntas acima, continue a ler este artigo.
Muitas são as pessoas que me consultam depois de serem demitidas, procurando uma recolocação no mercado e muitas delas estão arrasadas e sem explicação para estarem sem trabalho. Sua autoestima está completamente abalada.
Realmente, é difícil encarar essa situação, mas será pior se você ficar procurando achar os culpados e deixar de analisar a excelente oportunidade de aprendizado.
Portanto vamos continuar com as perguntas, especialmente para você que pode ter sido demitido recentemente ou que ainda guarda ressentimentos devido à uma demissão no passado:
- Você não estava feliz nessa empresa?
- Você não tinha amigos lá?
- Não participava dos eventos e treinamentos que a empresa promovia?
- O seu superior imediato implicava com você ou parecia discordar de todas as suas idéias?
- O seu superior procurava lhe expor ao ridículo na frente dos demais?
- O seu superior parecia se sentir ameaçado por você
- Suas idéias eram sempre destoantes em relação aos demais membros da equipe?
- Só você falava e dava suas opiniões nas reuniões?Os demais sempre ficavam quietos e falavam mal de tudo nas “conversas de corredor”?
- Você estava se sentindo exausto (a) tentando convencer as pessoas sobre seus projetos?
- Todos lhe apoiavam em particular, mas discordavam em público?
- Você se sentiu, algumas vezes, em dúvida sobre sua capacidade?
- Você se sentiu oprimido e depressivo pela falta de consideração de todos?
- Você se sentiu um extraterrestre nessa empresa?
- Entrou um novo “ chefe” arrogante e cheio de idéias que disse que ia colocar a empresa no rumo a qualquer preço?
- Você reparou se pararam de lhe consultar sobre novos projetos?
- Os seus colegas ficam com medo de serem vistos falando com você?
- Procuraram lhe colocar em confusão e fofocas?
- Você chegou a “cair em armadilhas” de alguns colegas seus ou de seu superior porque você foi ingênuo?
- Você vem reclamando de tudo e de todos, mas sente que está certo?
- Você se sente sozinho?
Bem, se respondeu SIM para qualquer das perguntas acima eu e lhe convido a uma reflexão que o irá ajudar muito se você está passando por essa situação, ou se você é gerente ou proprietário e percebeu esses sintomas em sua empresa.
Muitas vezes, aceitamos trabalhar em qualquer empresa, devido a uma necessidade imediata de dinheiro, ou aceitamos promessas gigantescas de reconhecimento e autonomia.
Ao iniciarmos nessa nova empresa, nem sempre procuramos avaliar a sua reputação, ou consultar ex-colaboradores para saber a opinião deles. Nem sempre somos informados sobre o que esperam de nós,as expectativas dos Líderes e quais os valores e missão da empresa.
Com o passar do tempo, em média após 6 meses da data que você começou , os problemas começam a aparecer e você tem a impressão de que irá consertar o mundo e fazer a diferença, mas percebe que existem forças contrárias que você não havia percebido e que impedem o seu progresso e suas realizações.
Você se sente desconfortável, mas vai deixando o tempo passar, afinal, você precisa de tempo para ir se acostumando à nova empresa e às pessoas.Acredita que “as coisas se acomodem, naturalmente”.
Em alguns momentos, percebe que a empresa não é bem aquilo que você imaginava, mas não procura analisar e entender o que está acontecendo.Procura ignorar e continuar trabalhando sem pensar muito.
Passados alguns anos nessa empresa, você sente medo de voltar ao mercado e procurar novas oportunidades e já está acostumando à essa situação e além disso, fica em dúvida de tanto que lhe criticam nessa empresa e começa a acreditar que talvez o problema seja você.
Bem, gostaria de compartilhar com você, as últimas descobertas na área de Gestão de Pessoas e que começou lá atrás com Peter Drucker e hoje , existem muitos pesquisadores nessa área e a Gallup é uma dessas empresas que estuda o ambiente de trabalho das empresas e as pessoas, através das pesquisas.
Ao longo da década de 90, a Gallup conduziu uma das maiores pesquisas realizadas sobre gestão do ambiente de trabalho – mais de 1,3 milhão de colaboradores em 23 países – a fim de descobrir quais os principais fatores críticos de sucesso de um ambiente de trabalho. Em 2005 pesquisou 86 mil colaboradores ao redor do mundo.
Chegou às seguinte conclusões:
85% das pessoas das pessoas estão infelizes e insatisfeitas em seu trabalho e isso explica porque muitas das empresas são piores do que as suas equipes. Essas pessoas sentem que poderiam oferecer mais do que, de fato, estão oferecendo às empresas, devido à falta de oportunidade e reconhecimento e que muitas pessoas e empresas perdem tempo focando e tentando melhorar seus pontos fracos quando deveriam administrar seus pontos fracos e focar em seus pontos fortes.
Ao levantar os talentos das pessoas observaram que não existe a PESSOA ERRADA, o que pode ocorrer é que essa pessoa está no lugar errado, ou na empresa errada porque ainda não conhece suas potencialidades, ou não corre atrás de sua paixão e sonhos, ou porque seu Líder não sabe aproveitar seus talentos e pontos fortes, ou por existirem falhas nas seletivas de pessoas colocando as pessoas certas nos lugares errados, enfim são diversos os fatores que levam a essas estatísticas vergonhosas de desperdício de pessoas e sucesso de empresas e pessoas.
Portanto, se você passou ou acompanha alguém que esteja passando por essa situação, tenha em mente a seguinte orientação: verifique onde você começou a perder a sua paixão pela função ou pelo lugar de trabalho; o que desencadeou isso. Se você não aprender com essa situação e mudar o seu comportamento, crenças, paradigmas e passar a se autoconhecer , essa situação irá se repetir em qualquer outro lugar que você vá. Mas se você perceber que fez tudo correto e mesmo assim a empresa não o valoriza, então, peça o feedback de seus amigos e prepare-se para sair, planejando-se financeiramente para esse momento e lembrando de não entrar em nenhuma outra empresa parecida com a que você quer sair para que essa situação não se repita.
Mas, em hipótese alguma, fique achando que você é a pior pessoa do mundo, que tudo dá errado para você, ou que ninguém o compreende. Por favor, use seu tempo para entender de maneira positiva, a sua situação e buscar o aprendizado com foco na solução e trace sua próxima estratégia de ação.
Bem, espero ter compartilhado com vocês algumas orientações importantes para que você continue sua jornada em busca de muito sucesso (seja qual for a sua definição) e entenda que depende de você alcançar as suas expectativas e realizações.
Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003. marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br