Falta gestão e fidelidade do cliente nas academias, aponta estudo
Falta gestão e fidelidade do cliente nas academias, aponta estudo
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Falta gestão e fidelidade do cliente nas academias, aponta estudo

 

Em três anos, o número de academias em Porto Alegre saltou 40%, para 783 unidades. Setor cresceu em plena crise econômica.

Negócio promissor? Quem entrar nessa vai se dar bem? Não é bem assim. Ao mesmo tempo em foram abertos 223 estabelecimentos, o setor registrou o fechamento de 90 academias.

Os números chamaram a atenção da Empresa Jr. ESPM, que resolveu aprofundar o assunto e finalizou agora um estudo de 130 páginas com um diagnóstico do setor. Ouviu os donos e identificou que poucos têm conhecimento em gestão, sendo, na maioria, profissionais de educação física sem especialização em administração de negócios.

O estudo também escutou consumidores e identificou que há um sério problema de fidelização. Mais de 70% já mudaram de academia na eterna busca pela boa forma. Aliás, um terço dos entrevistados trocaria hoje de estabelecimento, mesmo respondendo que a satisfação é alta.

A diretora de projetos, Laura Collet, elenca três pilares essenciais para as academias fidelizarem os clientes a partir da análise das respostas dos 500 consumidores ouvidos na Capital.

Equipamentos

O pessoal quer equipamentos de mais qualidade, o que influencia na avaliação do ambiente da academia.

Proximidade

Ficou evidente que os consumidores ouvidos preferem que a academia fique perto de casa e que isso é mais importante do que a proximidade do trabalho. Clientes dizem que preferem ir até em casa tomar banho e trocar de roupa para ir ao trabalho, por exemplo.

Profissionais

Valorização do profissional que acompanha o treino. Uma relação próxima com um personal trainer fideliza o cliente.

Preço

Preço também aparece como motivo para troca de academia. No entanto, é preciso buscar um equilíbrio para garantir equipamentos e profissionais qualificados, dentro do que o bolso do cliente suporta.

Que motivos te levaram a trocar de academia?

  • Proximidade de casa: 29,14%
  • Estrutura: 22,19%
  • Qualificação dos profissionais: 12,83%
  • Preço: 12,57%
  • Variedade dos serviços oferecidos: 12,3%
  • Proximidade do trabalho: 3,74%
  • Segurança: 3,48%
  • Outros: 3,74%

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/giane-guerra/noticia/2017/10/falta-gestao-e-fidelidade-do-cliente-nas-academias-de-porto-alegre-aponta-estudo-cj942a90605ay01qnfyy5viob.html

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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