Mundo digital - Como esse poderoso canal pode ajudar no sucesso de seu negócio
Mundo digital – Como esse poderoso canal pode ajudar no sucesso de seu negócio
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Mundo digital – Como esse poderoso canal pode ajudar no sucesso de seu negócio

A internet é, definitivamente, um meio poderoso para alavancar resultados de marketing ou aprimorar o atendimento ao consumidor.

Empresas e profissionais do mercado de fitness já descobriram a força desse canal e começam a investir em ações na web de forma mais intensa, seja para fidelizar clientes ou para alavancar suas carreiras.

A internet vem mudando substancialmente a maneira de se fazer negócios no Brasil, colocando à disposição das empresas uma infinidade de possibilidades para a divulgação de seus produtos e marcas. Links patrocinados, banners publicitários, e-mails marketing, blogs, newsletters e as famosas redes sociais etc. são apenas alguns dos recursos que essa ferramenta oferece com vantagens às corporações.

Por meio dos meios digitais, as empresas podem entender o perfil de cada cliente, manter um relacionamento mais próximo com cada internauta, segmentar campanhas de forma muito mais rápida e eficiente, entre outras ações.

Na verdade, o Brasil continua sendo um dos principais mercados de internet no mundo com mais de 65 milhões de internautas. O País, de acordo com o Ibope Nielsen, é recordista mundial em tempo gasto na web, ou seja, as pessoas passam três vezes mais tempo online do que vendo tevê.

Essa realidade também vale para o mercado de fitness. Hoje, cada vez mais academias e profissionais utilizam a internet e, especialmente as mídias sociais, para falar com seus públicos ou mesmo alavancar carreira.

“Em qualquer gestão, a internet se tornou uma mídia imprescindível, pois oferece uma série de oportunidades para as empresas se relacionarem melhor com seus clientes. Em se tratando de academias não é diferente. E as academias nada mais são do que uma grande rede social, formada por pessoas que têm um objetivo em comum: estar bem consigo mesmo, seja por questões estéticas, saúde ou profissional” comenta Gabriel Leite, CEO da Mentes Digitais, agência digital especializada em Marketing Digital.

Na visão do executivo, as academias podem tirar grandes vantagens da internet. Entretanto, é preciso desenvolver um projeto de web específico para cada negócio, que contemple diversos pontos, inclusive, o posicionamento de mercado.

Ou seja, não adianta seguir fórmulas prontas, acreditando que o que deu certo para uma empresa pode necessariamente ser bom para outra.

“Muitas vezes, algumas ideias simples podem gerar um retorno surpreendente e ajudar a movimentar a marca. Que tal uma simples newsletter, onde o empresário possa manter seus alunos informados das principais novidades envolvendo a empresa, como notícias sobre o universo de academias, saúde, esporte, novos equipamentos, aulas, professores, notícias dos próprios alunos etc.? Ou quem sabe a criação, de forma profissional, de preferência por meio de uma agência digital qualificada, de perfis em mídias sociais, falando sobre a academia, fazendo com que os alunos possam se conhecer melhor, discutir sobre o segmento e melhorias para a academia, fazendo promoções etc. Enfim, o segredo na web 2.0 é interagir e ser transparente, ter honestidade na rede e saber ouvir as opiniões dos usuários sobre a sua marca”, sugere Gabriel.

Aberto a críticas

Por outro lado, quem investe em marketing digital, especialmente nas mídias digitais, tem de estar sempre aberto às críticas. Afinal, pesquisas mostram que cerca de 35% dos internautas colocam ativamente suas opiniões nas mídias sociais. “A internet é um palco da democracia. Cada um fala o que quer. O empresário de fitness pode aproveitar essa pesquisa gratuita para solucionar os problemas e adequar as melhorias propostas pelos clientes a sua academia”, acrescenta o CEO.

Quanto à eficácia das mídias sociais como forma de melhorar o relacionamento das academias com seus públicos, Gabriel revela que, segundo estatísticas do setor, cerca de 80% das pessoas que acessam à internet no Brasil estão em alguma rede de relacionamento e boa parte delas é extremamente ativa. “Com certeza, o cliente da academia está em alguma delas. As mídias sociais, sem dúvida, podem fazer a diferença no seu negócio. A primeira grande sacada de empresas em mídias sociais, como twitter, orkut, facebook, youtube, flickr, entre outros, é entender que os protagonistas agora são as pessoas, não mais as empresas. A empresa deve falar menos de si e ouvir mais seu consumidor. Os usuários odeiam empresas que entram na internet e os adicionam apenas com a intenção de vender, de colocar ostensivamente sua propaganda. É necessário primeiramente conquistar a confiança daquele cliente”, destaca Gabriel.

Na visão do executivo, é muito importante para os gestores saberem filtrar qual tipo de usuário pretendem atingir para divulgar suas academias nas mídias sociais.

Segundo ele, alguns empresários ainda têm a visão equivocada de que as mídias sociais são brincadeiras de adolescentes que não têm o que fazer. Outros, por sua vez, acabam ingressando nesses canais de qualquer forma, só porque está na moda ou porque os concorrentes também estão lá, mas não imaginam o risco que podem estar correndo. Para Gabriel, os gestores devem ter em mente que estão diante de um novo tipo de consumidor, que não só mais recebe aquela informação, mas sim transmite, influencia, interage, opina e desenvolve conteúdo.

“O segredo é entrar estrategicamente e com orientação profissional. Agora a dimensão é outra: ou faz certo ou é melhor não fazer. É muito importante também deixar a equipe offline por dentro de tudo que acontece no ambiente online. Nada mais equivocado do que a falta de sincronismo da empresa entre as mídias”, garante Gabriel.

O que as academias estão fazendo

Embora quando se fala em Internet, para algumas academias a realidade que se apresenta é o simples desenvolvimento de sites estáticos, por outro lado, a boa notícia é que muitos empresários já começam a utilizar os recursos digitais para fidelizar e estreitar relacionamento com seus públicos.

A Academia Contours, voltada exclusivamente para mulheres, localizada em São Paulo, além de manter o site sempre atualizado, investe em banners em sites do segmento e no envio de e-mail marketing para se comunicar com seu público. E a partir desse ano, a Contours descobriu também o poder das mídias sociais.

“Já testamos diversas ferramentas e notamos que a internet é um dos meios mais citados ao perguntarmos às alunas e visitantes como conheceram nossa marca. Nosso foco agora é estar presente nas redes sociais, como o twitter, orkut, facebook, entre outras. Ainda estamos sentindo o retorno que esses canais podem nos trazer. Notamos ser importante estar presente nesses meios, pois todas as formas de nos comunicarmos com nossos públicos são válidas”, explica Carol Nunes, Coordenadora de Marketing da Academia Contours Brasil.

A academia também mantém seu perfil institucional ‘Contours Brasil’ para esclarecimento de dúvidas, curiosidades e promoções da rede, como também um perfil para incentivar a discussão sobre os mitos que rondam as academias, estimulando uma interação entre as internautas.

Por outro lado, a coordenadora lembra que o empresário precisa ter alguns cuidados para não correr o risco de arranhar a imagem da marca. “Jamais devemos utilizar as redes sociais para veicular propaganda forçada, criar perfis falsos e premiações que não são realmente efetuadas. O bom da internet é a transparência. Se um internauta se sente invadido, enganado ou algo semelhante, logo ele pode repercutir uma imagem negativa da empresa em um simples click. Muitas empresas, por não saberem lidar com insatisfações de clientes, já tiveram sua marca ou produto difamado no meio virtual”, analisa.

Foco no marketing convencional

Na visão de Carol, o mercado de fitness ainda utiliza muito pouco os recursos digitais, preferindo investir no marketing corpo a corpo. “Diversas academias, focam seus esforços no marketing local, buscando prospects que de alguma forma estão próximos fisicamente de suas unidades”, alerta Carol.

Segundo ela, a internet é sim um meio eficaz para fidelizar clientes com baixos custos. “Obviamente, o contato virtual com nossas clientes não substitui o contato pessoal, ou seja, o olho no olho, que é fundamental quando falamos de serviços, mas estar acessível e presente em outros canais sempre agrega muito à marca. As redes sociais são eficientes para estreitar e aumentar as relações com os usuários”, acrescenta.

Para Antonio Gandra, proprietário da Eco Fit Academia, as redes sociais têm se tornando um dos melhores canais para se fidelizar clientes, uma vez que permitem que as pessoas sintam-se parte da empresa, percebam sua importância no meio e ampliem sua rede de amizades.

Hoje, a EcoFit utiliza diversos recursos da internet, como site e blog, estando presente em redes sociais como orkut, youtube etc. Nesses canais procura trabalhar retenção e prospecção de novos alunos, fornecendo dicas e pesquisas sobre sustentabilidade, bem-estar, atividade física, nutrição, entre diversos outros temas atuais, além de desenvolver campanhas exclusivas para os internautas. “Postamos fotos e vídeos de nossos eventos, de aulas, e informações sobre ações e novidades. Os alunos interagem comentando fotos, matérias e publicações, tendo acesso a muitas informações que no espaço físico da academia, muitas vezes, são difíceis de se obter. Divulgamos campanhas de renovação e para novos alunos, como, por exemplo, a última campanha de Páscoa, na qual os clientes receberam chocolates que escondiam premiações – desde finais de semana em hotéis até camisetas. Outro exemplo de campanha feita exclusiva para a internet foi realizada no twitter. O aluno deveria enviar um e-mail para a Ecofit até às 18h00 daquele dia e dizer que havia visualizado esse tweet para ganhar uma semana de treino gratuito na EcoFit”, conta o empresário.

Valorizar os internautas

Aliás, desenvolver campanhas exclusivas para a internet, segundo Gandra, é importante para valorizar os internautas. “Algumas dicas básicas para realizar campanhas no mundo online são elaborar ações simples e de fácil entendimento e criar campanhas que não demandem muito tempo do internauta para responder enquetes, elaborar frases etc. Outras dicas são atrelar campanhas a dicas de saúde, ecológica, atividade física, nutrição etc. e promover campanhas atrativas simultaneamente nas mídias que se pretende atingir, como, por exemplo, blog e twitter”, lembrou Gandra.

De acordo com ele, o site da Eco Fit já existe há quatro anos, mas no final de 2009, a academia passou a investir em novos recursos digitais justamente devido ao grande retorno obtido com a internet. “Ainda neste ano faremos a reformulação do site e utilizaremos o facebook e o flickr”, revela o empresário.

Para se ter ideia do retorno desse investimento na Eco Fit, no mês de janeiro último a academia registrou mais de 10.000 acessos no site. “Pretendemos dobrar esse número em janeiro de 2011”, garante ele. No twitter, a Eco Fit possui atualmente 300 followers e planeja quadruplicar esse número até dezembro de 2010.

“O meio digital é um importante canal de relacionamento das academias com seus públicos, que pode proporcionar maior exposição da marca na rede. Também permite a divulgação de campanhas e eventos de forma dinâmica e eficaz; facilita o contato com um público segmentado; gera a oportunidade de discussões por meio da criação de grupos que contribuem para estreitar o relacionamento entre os usuários; e possibilita a criação de espaço para ouvirmos os alunos de uma forma democrática e aberta”, destaca Gandra.

A opinião dos profissionais

Se a internet é uma ferramenta valiosa para as academias conquistarem e fidelizarem clientes, da mesma forma, para os profissionais de educação física esse recurso também tem se mostrado eficaz na busca de novas oportunidades de trabalho e na ascensão profissional.

O personal trainer e criador do blog Tecno Treino, Leonardo Leite, é um dos muitos profissionais de educação física que já não conseguem mais viver sem o mundo digital. “A internet é o meio mais fácil de acesso à informação. O profissional precisa estar sempre atualizado. Além disso, ter um blog ou site pessoal/profissional é uma boa maneira de divulgar suas atividades. É como um currículo online. Outra ferramenta que tem um retorno muito bom é o twitter, já que o compartilhamento de informações é bem ágil e a pessoa pode divulgar textos interessantes que lê pela internet, assim como divulgar seus próprios textos” analisa Leonardo.

Segundo ele, a vantagem da internet é o profissional ter a facilidade de criar uma rede e manter vários contatos no mesmo lugar.

Para quem está se preparando para ingressar no mundo digital, Leonardo fornece algumas dicas. Segundo ele, manter um blog e uma conta no twitter hoje é o pontapé inicial. Ele explica que o blog não precisa ter uma atualização constante, mas o profissional pode criar uma rotina de atualizações, conforme sua disponibilidade. “Tudo hoje na internet está conectado, o que facilita e agiliza a veiculação de conteúdo. A maneira mais simples de utilização dessas ferramentas é ficar sempre antenado àqueles que divulgam textos interessantes e ajudar no compartilhamento desse conteúdo. Mas é importante que se produza conteúdo também, para não ser visto apenas como um profissional que só distribui material de terceiros. A internet é um espaço de compartilhamento de informação, mas é preciso estar um passo à frente em alguns momentos e produzir algo consistente”, recomenda.

Falta curiosidade

Outra dica importante de Leonardo é separar perfis pessoais de profissionais. “Assim, a pessoa ficará mais à vontade em seu perfil pessoal e trabalhará melhor o conteúdo do perfil profissional”, justifica.

Na opinião do personal trainer, a maior dificuldade dos profissionais de educação física na utilização da internet como uma ferramenta de marketing pessoal é a pura falta de curiosidade para experimentar a ferramenta. De acordo com ele, é comum os profissionais utilizarem vários canais digitais, mantendo o foco mais nas conexões com amigos e deixando de lado o caráter profissional, que pode ser explorado com excelentes resultados.

“Essa é uma das ideias do blog Tecno Treino, que criei inicialmente apenas pensando na divulgação de tecnologia que surge a cada dia em acessórios e equipamentos. Mas observando essa ‘carência’ dos profissionais de educação física, achei interessante começar a mostrar como vários canais podem ser usados para benefício profissional”, comenta.

Enfim, empresários e profissionais têm um universo repleto de novas possibilidades pronto para ser explorado. Mãos à obra!

 

Por Madalena Almeida, Jornalismo Gestão Fitness

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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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