Para qualquer empresa ou profissional que trabalhe com serviços perceber as boas oportunidades de negócios pode ser o diferencial para o sucesso. Assim, apresentamos uma proposta que ainda aparece de forma tímida no mundo da Educação Física.
Ipanema, Leblon, Copacabana, Barra da Tijuca, Recreio, bairros nobres do Rio de Janeiro, e, sem dúvida, locais onde o poder aquisitivo das pessoas é de médio para alto. Desta maneira, muitos profissionais de Educação Física querem atuar nessas áreas como Personal Trainer, porém com uma concorrência tão alta e uma maré de profissionais indo para esta direção, a outra ponta acaba ficando carente de bons serviços e profissionais. O que ninguém percebe é que talvez esteja aí uma grande oportunidade!
Pessoas que moram em outras áreas do Rio de Janeiro, não tão badaladas ou valorizadas, estão altamente carentes de bons serviços em seus bairros e gostariam de ter esses serviços próximos às suas residências.
Prahalad, em seu livro “A Riqueza na Base da Pirâmide”, diz que é possível ter sucesso com a venda de serviços aos habitantes de áreas com poder aquisitivo mais inferiorizado. O mesmo autor cita que para isso é necessário sim investir em tecnologia, conhecer os limites destes mercados e criar uma cultura nos compradores. Deste mesmo pensamento, concordam os pesquisadores brasileiros Filardi e Fischmann (2015) autores do livro Estratégia de empresas para a base da pirâmide. Estes últimos, afirmam que grandes empresas já constataram a importância deste mercado, principalmente a partir da crise de 2008.
“A nova classe emergente, como são chamadas essas pessoas pelo governo Brasileiro, em estudos da Serasa Expirian (2014) diz que se essa população fosse um país seria o 12º no mundo em população e a 18º nação em consumo, apenas a classe C consumiu R$ 1,17 trilhão e, 2013 e movimentou 58% do crédito no Brasil”. Filardi e Fischmann (2015)
Os investidores devem entender que sua demanda deve ser maior e seu ticket médio mais em conta, inovar em adequação do produto ao cliente e conhecimento de suas necessidades e a estratégia de experimentação do cliente ao serviço é fundamental! Devemos pensar também em sua hegemonia no local, onde poucos exploram e a demanda é enorme. Afinal, qualidade não está atrelada necessariamente ao valor pago e essa diferenciação pode levar sua empresa à ser destacar no local.
Para provar que essa é uma teoria de sucesso, o autor cita o exemplo brasileiro das casas Bahia e de outras empresas na Índia que enxergaram essa lacuna. Além destes exemplos, foi divulgado nas agências de notícias algum tempo atrás que a Americana Apple, criadora do Telefone Móvel Iphone, estaria preparando um aparelho de Iphone para os países emergentes. Alta tecnologia com preços mais acessíveis.
No ramo da Educação Física algumas empresas e profissionais já visualizaram oportunidades neste segmento e começaram a investir no setor dos “menos favorecidos”, através do investimento em produtos e serviços populares, mas nem por isso menos tecnológicos e lucrativos. O resultado de sucesso não poderia ser outro, uma vez que essa parcela da população vem de uma carência histórica de bons serviços. Outro fator que contribui para o êxito destas empresas é o fato desses “novos” consumidores, em sua maioria, terem como fonte de renda empregos voltados para os serviços. Com isso, estão mais atentos à qualidade dos serviços prestados, respondendo com sua fidelidade de consumo. Nardi (2010)
Rafael Fernandes – Mestrando em Administração Estratégica, Especialista em gestão de empresas de fitness e wellness, Especialista em Administração e Marketing Esportivo. Chefe de Esporte e lazer SESI- Unidade Santa Cruz, Coordenador academia Bodytown, Colunista dos sites: oportunidadefitness.com e gestaofitness.com.br, Pesquisador na área de gestão no fitness, Palestrante e consultor de academias, Professor de Educação Física (CREF 027635), Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268675559198932 – Tel:(21) 981760350