Não existe marketing digital para academias
Não existe marketing digital para academias
Posted by

Não existe marketing digital para academias

Certamente você decidiu ler esse texto pensando no por que essa louca está falando que não existe marketing digital para academias, se é justamente com isso que ela trabalha. Não, eu não surtei de vez e vou repetir: marketing digital não existe!

O marketing é um só, ele versa sobre o estudo do mercado, para entender sobre necessidades e desejos do consumidor. De acordo com Philip Kotler, uma das maiores autoridades do mundo em Marketing,  “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Uma definição que também gosto bastante, de autor desconhecido, é: “O trabalho de marketing é converter necessidades societais em oportunidades rentáveis”.

Digital é apenas o ambiente e quem disse isso não fui eu, mas um dos maiores especialistas em marketing [em ambiente] digital do Brasil, Conrado Adolpho.  Dado nome aos bois vou explicar o que me motivou a escrever sobre esse assunto.

Marketing digital começa off-line

Pipocam no mercado, especialistas em marketing digital para academias que vão dizer para você fazer assim no seu site, assado nas suas redes sociais, que anunciar no Facebook é legal, no Google também. Vão falar sobre geração de leads, funil, inbound marketing e um monte de outras coisas que vão fazer você acreditar que realmente precisa surfar essa onda.

Eles não estão errados, mas na maioria das vezes focam em um aspecto e não explicam que essas são estratégias isoladas e que a mágica só vai acontecer quando forem usadas em conjunto. E mais que esse conjunto de estratégias deve ter como base o seu planejamento de marketing. Sim, aquele marketing da definição do Kotler!

Trocando em miúdos o ponto de partida para o sucesso das suas ações de marketing digital é o seu posicionamento off-line e se o especialista em marketing digital não te contou isso, eu estou contando (e algumas outras poucas pessoas no mercado, que também já falaram sobre isso).

5 dicas antes de começar suas estratégias de Marketing Digital

  • Defina o posicionamento da sua academia. Isso passa pelo planejamento estratégico. Ter missão e visão da empresa bem definidos é um facilitador.
  • Defina seu público. Quem tem “todos” como público alvo, não tem ninguém! Olhe para sua base de clientes e encontre pontos em comum, isso vai ajudar a entender quem é o seu público alvo. Quanto mais segmentado ele for, mais fácil para trabalhar.
  • Construa uma marca forte. A marca não está apenas o logotipo ou as cores, ela passa por outros aspectos sensoriais, como sons, cheiros, texturas.  Uma marca forte, bem construída permite oferecer experiências inesquecíveis.
  • Tenha um time afinado. Todos os colaboradores precisam falar a mesma língua. Precisam saber o que está acontecendo, cada ação, cada promoção. Precisam conhecer o processo, como podem ajudar e qual o resultado esperado.
  • Tenha coerência nas estratégias usadas. Online e off-line precisam conversar, porque o marketing é um só!

Dica bônus

A maioria das academias que procuram minha empresa quer fazer anúncio no Google e no Facebook, pois ouviram dizer que dá resultado, ou por que o concorrente faz. Geralmente trabalho duro para dissuadir o gestor dessa ideia, pois sua presença digital tem muitas falhas.  Investir em publicidade na internet sem ter uma estratégia de marketing bem definida e ainda pior sem ter uma presença digital bem estruturada, é jogar dinheiro fora.

Então antes de anunciar cheque os cinco pontos listados acima e tenha certeza que seu site, suas redes sociais e seu sistema de e-mail marketing estão funcionando bem, cumprindo com as suas funções e integrados.

O marketing digital não sai da sua cabeça, então arregace as mangas e comece colocando a casa em ordem. Se tiver dúvidas, pode me escrever e aproveite para contar suas experiências e resultados.

Bom trabalho!

Denise Carceroni é Diretora da InterConectada Comunicação, fundada em 2010, especializada no planejamento e gestão da imagem digital de empresas e pessoas.

Comments

0 Comentários desativados em Não existe marketing digital para academias 1516 05 abril, 2016 Denise Carceroni, Marketing e Vendas abril 5, 2016

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Facebook