Certamente você decidiu ler esse texto pensando no por que essa louca está falando que não existe marketing digital para academias, se é justamente com isso que ela trabalha. Não, eu não surtei de vez e vou repetir: marketing digital não existe!
O marketing é um só, ele versa sobre o estudo do mercado, para entender sobre necessidades e desejos do consumidor. De acordo com Philip Kotler, uma das maiores autoridades do mundo em Marketing, “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros”. Uma definição que também gosto bastante, de autor desconhecido, é: “O trabalho de marketing é converter necessidades societais em oportunidades rentáveis”.
Digital é apenas o ambiente e quem disse isso não fui eu, mas um dos maiores especialistas em marketing [em ambiente] digital do Brasil, Conrado Adolpho. Dado nome aos bois vou explicar o que me motivou a escrever sobre esse assunto.
Marketing digital começa off-line
Pipocam no mercado, especialistas em marketing digital para academias que vão dizer para você fazer assim no seu site, assado nas suas redes sociais, que anunciar no Facebook é legal, no Google também. Vão falar sobre geração de leads, funil, inbound marketing e um monte de outras coisas que vão fazer você acreditar que realmente precisa surfar essa onda.
Eles não estão errados, mas na maioria das vezes focam em um aspecto e não explicam que essas são estratégias isoladas e que a mágica só vai acontecer quando forem usadas em conjunto. E mais que esse conjunto de estratégias deve ter como base o seu planejamento de marketing. Sim, aquele marketing da definição do Kotler!
Trocando em miúdos o ponto de partida para o sucesso das suas ações de marketing digital é o seu posicionamento off-line e se o especialista em marketing digital não te contou isso, eu estou contando (e algumas outras poucas pessoas no mercado, que também já falaram sobre isso).
5 dicas antes de começar suas estratégias de Marketing Digital
- Defina o posicionamento da sua academia. Isso passa pelo planejamento estratégico. Ter missão e visão da empresa bem definidos é um facilitador.
- Defina seu público. Quem tem “todos” como público alvo, não tem ninguém! Olhe para sua base de clientes e encontre pontos em comum, isso vai ajudar a entender quem é o seu público alvo. Quanto mais segmentado ele for, mais fácil para trabalhar.
- Construa uma marca forte. A marca não está apenas o logotipo ou as cores, ela passa por outros aspectos sensoriais, como sons, cheiros, texturas. Uma marca forte, bem construída permite oferecer experiências inesquecíveis.
- Tenha um time afinado. Todos os colaboradores precisam falar a mesma língua. Precisam saber o que está acontecendo, cada ação, cada promoção. Precisam conhecer o processo, como podem ajudar e qual o resultado esperado.
- Tenha coerência nas estratégias usadas. Online e off-line precisam conversar, porque o marketing é um só!
Dica bônus
A maioria das academias que procuram minha empresa quer fazer anúncio no Google e no Facebook, pois ouviram dizer que dá resultado, ou por que o concorrente faz. Geralmente trabalho duro para dissuadir o gestor dessa ideia, pois sua presença digital tem muitas falhas. Investir em publicidade na internet sem ter uma estratégia de marketing bem definida e ainda pior sem ter uma presença digital bem estruturada, é jogar dinheiro fora.
Então antes de anunciar cheque os cinco pontos listados acima e tenha certeza que seu site, suas redes sociais e seu sistema de e-mail marketing estão funcionando bem, cumprindo com as suas funções e integrados.
O marketing digital não sai da sua cabeça, então arregace as mangas e comece colocando a casa em ordem. Se tiver dúvidas, pode me escrever e aproveite para contar suas experiências e resultados.
Bom trabalho!
Denise Carceroni é Diretora da InterConectada Comunicação, fundada em 2010, especializada no planejamento e gestão da imagem digital de empresas e pessoas.