O que é a Metanoia?
O que é a Metanoia?
Posted by

O que é a Metanoia?

Peter Senge em a QUINTA DISCIPLINA escreveu:

“A palavra “metanóia” significa mudança de mentalidade. Esse termo tem uma história rica. Para os gregos, significava uma mudança ou alteração fundamental ou, mais literalmente, transcendência (“meta” – acima ou além,como em “metafísica”) da mente (“noia” – da raiz “nous”, da mente). Na tradição cristã gnóstica mais recente, assumiu um significado especial – o despertar da intuição compartilhada e o conhecimento direto de Deus. “Metanoia” provavelmente era um termo-chave para os primeiros cristãos, como João Batista. Na tradição católica, a palavra Metanoia acabou sendo traduzida como “arrependimento”. Entender o sentido de “Metanoia” é entender o significado mais profundo de “aprendizagem”, pois, essa também envolve uma alteração fundamental ou movimento da mente.

Metanoia é o caminho para o Líder se conectar com a sua CONSCIÊNCIA, ressalta Roberto Tranjan o idealizador do processo de aprendizagem Metanoia,no Brasil.

Como diz James Hunter , o papel do Líder é servir e não, exercer o poder e obter regalias por conta do cargo. O Líder aprende neste processo a crescer em consciência e recriar a empresa junto com a  evolução da consciência de todos os envolvidos.

Roberto Tranjan nos fala:De que valeria todo dinheiro, poder e conhecimento do mundo se não fosse para expandir a consciência. O Líder durante o processo aprende a entender que inteligência e conhecimento adquiridos  quando passam pela consciência, viram INTEGRIDADE; a energia do PODER quando passa pela consciência vira ENTREGA ; a emoção, o impulso quando passam pela consciência viram ATENÇÃO E CUIDADO COM O PRÓXIMO”. E conseguiremos assim a equação: CONHECIMENTO + PODER + PRAZER = PAZ no sentido de termos um Líder CENTRADO, INTEIRO, PRESENTE.

O que é  SER CENTRADO,INTEIRO,PRESENTE?

Vocês já conversaram com pessoas que só lhe procuram quando querem algo de você?  Pessoas que em nenhum momento perguntam se você está bem e se precisa de alguma coisa? Nunca são gratos pelo que você fez por elas? Dizem, abertamente que o negócio delas é ganhar dinheiro, gostam do dinheiro como valor fim e não como valor meio? Não que ganhar dinheiro seja um problema, mas sim a maneira como você o utiliza – o dinheiro a seu favor, ou você escravo do dinheiro? Pessoas conversando com você e lhe deixam falando sozinho para atender o celular? Chega alguém influente e elas, imediatamente, dão mais atenção à essa pessoa do que a você? Esquecem de tudo que você fez por elas? A  negociação vai bem até que você fala em dinheiro e pagamento e nessa hora essas pessoas  mostram todo o egoísmo que tem? Para elas na prática não existe a riqueza geradora de prosperidade, o que existe é a sobrevivência de seu próprio egoísmo garantindo seu patrimônio. Acreditam que é preciso controlar pessoas e pagar de maneira insuficiente para garantir que sempre precisem dos recursos financeiros para motivá-las a irem ao trabalho?

Essas são apenas algumas atitudes que demonstram como essas pessoas não estão PRESENTES, NÃO ESTÃO CENTRADAS e de fato só se preocupam com elas mesmas.Estar PRESENTE é estar ali, no momento , percebendo o outro, entendendo o outro, sentindo a emoção que o outro sente, preocupado .ESCUTANDO DE FATO, sem se distrair.É a intenção que está por trás de muitas atitudes que as definem como boas ou ruins .

Ainda convivemos com a cultura: – do EXTRATIVISMO: “ é tirando que seremos mais ricos”; da CENTRALIZAÇÃO DE PODER: “sou o único que “faz acontecer”;  – da CONCORRÊNCIA DESLEAL: abaixar preços sem qualquer critério só para derrubar outras empresas; – de FAZER POLÍTICA E “ PUXAR SACO” para progredir na empresa; – de FICAR QUIETO E NÃO DISCUTIR para continuar “amigo do homem”… “eu só falo o que ele quer escutar”. “Aqui quem abre a boca tá na rua”.

E, por favor, não se COMPARE a outras pessoas .Você é único. Você pode até achar que não tem tudo o que a pessoa desonesta tem, mas tenho certeza de que você não teria “ estomago” para fazer tudo o que essa pessoa  faz para conseguir as coisas .Tenha certeza de que você tem a coisa mais importante que uma pessoa pode ter e que ninguém tirará de você: A SUA INTEGRIDADE , e mesmo que você ainda assim, diga: “mas eu não tenho dinheiro, conforto para minha família,sendo assim como sou “ , saiba que não é essa a razão para você ainda não ter conquistado os benefícios que o dinheiro proporciona.

A sua integridade lhe proporciona várias oportunidades , mas você pode estar tão cego justificando o fato de que pessoas corruptas , desonestas, vulgares estarem em melhor posição financeira do que você  que pode nem se dar conta de suas crenças e limitações e que você, provavelmente, está onde se permite e acredita pode chegar. É você quem está LIMITANDO O SEU SUCESSO.Entenda as suas crenças e a sua SOMBRA (Deepak Chopra)

Você pode conquistar  tudo isso que você merece ter . Na realidade peço que você avalie as suas estratégias e faça escolhas sem fantasias, pois, com certeza são as suas decisões que você deve avaliar em vez de questionar os seus princípios e valores íntegros .

Algumas pessoas tem o hábito de comparar o que TEM : carro, a casa, roupa,  poder, conta bancária, enfim , com outras pessoas e logo as classifica como fracassadas, caso não tenham as mesmas coisas . Ter tudo isso é muito bom quando é você quem controla as COISAS e não as COISAS controlando você. Como diz um amigo meu: “É O CACHORO QUE ABANA O RABO E NÃO O RABO QUE ABANA O CACHORRO. Entenda: você NÃO É O QUE VOCÊ TEM. Você NÃO É A POTÊNCIA DO SEU CARRO e nem corre tão veloz quanto ele. Você não é tão reluzente e nem tão preciso quanto o seu relógio. VOCÊ É VOCÊ…nu, sem nada lhe adornando . Você é aquele que  olha no espelho despido de tudo que é exterior.Você é aquele que fala com você mesmo quando está sozinho, você é aquele que coloca a cabeça no travesseiro e ouve sua consciência.

TER, APENAS,  EM VEZ DE SER ,não é caminhar em busca da CONSCIÊNCIA. Imagino que se algumas pessoas perderem tudo o que elas TEM, deixarão de existir, pois, acreditam  que as coisas são a extensão de seus corpos e consciências . Nunca SERÃO  o prazer ,a alegria, tranquilidade , paz e conforto que tudo isso lhes PROPORCIONA, pois, estão muito mais preocupados em OSTENTAR do que SER . Em EXIBIR do que COMPARTILHAR, não acreditam em DIVIDIR para SOMAR.

Mas , um dia, talvez, você que lê este artigo, possa dizer aos seus netos que agora sim TEMOS UM MUNDO MELHOR com pessoas que se preocupam umas com as outras de VERDADE.

Por um mundo melhor, conto com você.Nada menos do que isso me interessa.

Isso é Metanoia.

 

Marynês Pereira é Business & Career Coaching pela Sociedade Brasileira e palestrante certificada da DDI Development Dimensions International. É Diretora- Executiva da Provider Solutions desde 2003. marynes@providersolutions.com.br www.providersolutions.com.br  www.palestrasvencedoras.com.br

Comments

0 Comentários desativados em O que é a Metanoia? 1920 01 fevereiro, 2013 Gestão de Academias, Liderança e Pessoal, Marynês Pereira fevereiro 1, 2013

About the author

Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

View all articles by Administrador

Pesquisar

Parceiros

Facebook