Em nosso último artigo, conversamos sobre 3 pilares de uma gestão moderna de academia, que foram: Placar Financeiro, Gestão Comercial e Gestão Técnica: clique aqui para ler.
Agora avançaremos para os 3 últimos pilares: Aderência e Fidelização, Comunicação e Marketing e Desenvolvimento da Liderança.
#4 – Aderência e fidelização
Há fidelização no mercado de fitness? Quando falamos de fidelização, estamos falando de um relacionamento onde coração e mente do praticante estão tão conquistados pela sua empresa que ele sequer cogita a possibilidade de trocar de academia. Por isso entendo que aderência e retenção são os nomes mais apropriados ao comportamento do consumidor de fitness.
O cliente frequenta a academia por comodidade (perto de casa ou do trabalho), preço, qualidade e serviços prestados. Se aparece um concorrente com preço mais baixo e qualidade de equipamento e arquitetura melhor, se prepare para sofrer muitas baixas.
Aqui está a importância, também, do alinhamento estratégico e posicionamento da academia. Se a academia está posicionada como “de serviço”, defina missão, visão e valores coerentes com o posicionamento e cheque se toda a equipe está alinhada com isso, se a missão, visão e valores de cada um estão em sintonia com o que a empresa prega.
Estando tudo ok, podemos comunicar para o mercado, já que toda e qualquer ação proposta e construída com a equipe terá grande chance de sucesso.
#5 – Comunicação e marketing
Marketing é mais do que fazer banner e folder. Podemos entender o marketing como um processo completo de comunicação impactante, venda, entrega dos serviços e acompanhamento. Resumindo: desenhar, precificar e promover o negócio.
A construção desse processo se baseia em um entendimento profundo das necessidades dos clientes, a partir de fatos, dados, necessidades e valores virtuosos. Também é fundamental construir o posicionamento e a missão, visão e valores da empresa, que chamamos de alinhamento estratégico. É nesse momento que descobrimos se o que temos para entregar está de acordo com as necessidades dos clientes.
Com o posicionamento e o alinhamento estratégico bem definido, toda e qualquer comunicação deve se remeter a eles, de forma a construir e fortalecer a marca.
Branding é o nome que se dá a esse processo de construção e fortalecimento da identidade da empresa. Por isso recomendo fortemente que as academias contratem empresas especializadas nesse tipo de serviço. Afinal, estar na mente dos potenciais consumidores, criar o desejo de fazer parte e o orgulho naqueles que já fazem parte é o caminho certeiro para o sucesso.
#6 – Desenvolvimento da liderança
Deixei esse por último pois acredito que a “liderança média”, que são as pessoas que respondem diretamente ao proprietário da academia, tais como gerente de vendas e coordenador técnico, é a principal responsável pela organização e execução dos procedimentos da academia. São eles que devem desenvolvem a equipe, abastecendo-a de ferramentas e informações, de modo que proporcione a melhor experiência para o cliente.
Gestor, permita que a liderança média da sua academia tenha autonomia e desenvolva-os através de cursos e capacitações. Seja o facilitador do trabalho deles, para que toda a operação da empresa possa fluir sem sobressaltos.
Fernando Tadeu, consultor 4GOAL com projetos assinados de Manaus a Porto Alegre, atua no mercado de academias desde 2002. Foi gestor de licenciamento para a América Latina, Portugal e Espanha do Programa Face2Face e gerente de 3 unidades da Smart Fit, a primeira rede de academias low-cost do Brasil. É “Líder de Alto Valor” (LAV) pela Metanóia Escola de Negócios. fernando@4goal.com.br