Os bastidores do cenário fitness nas pequenas e médias academias
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Os bastidores do cenário fitness nas pequenas e médias academias

 

A ascensão do setor fitness, as facilidades das linhas de crédito, a demanda pelo curso de educação física e o estilo de vida das pessoas nos dias atuais são alguns dos fatores que vêm tornando esse mercado cada vez mais aquecido e promissor, o que enche os olhos dos profissionais de educação física e lhes abre um leque de diferentes oportunidades.

Mas existem elementos nos bastidores deste cenário encantador que impedem as academias de pequeno e médio porte de deslancharem neste mercado em crescimento. Detalhes nas entrelinhas da gestão de uma academia como: bons relacionamentos, profissionalismo, ética, tolerância, bom senso, respeito, confiança e cooperativismo podem ser alguns dos principais empecilhos na evolução de uma empresa. Talvez, porque valores como esses são muito difíceis de ensinar e, muitas vezes, só são adquiridos a cada decisão errada tomada dentro de nossas empresas, decisões essas que sempre vêm recheadas de ensinamentos que se deve absorver com humildade.

Cliente deve ser conquistado

Atualmente, o que se vê são academias disputando cliente a cliente e declarando “guerra” com preços cada vez menores, como se só houvesse uma quantidade “x” de clientes disponíveis no mercado. O resultado desta soma é previsível, desastroso e muitas vezes irreversível. Cliente deve ser conquistado. Ele deve ir pra outras academias, passar um tempo ou um bom tempo, para que possa sentir o que não se vê por fora, e se você o tiver conquistado, seu retorno será apenas questão de tempo.

Venho observando a postura de alguns empresários, não só deste segmento, e o que tenho visto são pessoas que fecham suas empresas e as blindam para qualquer tipo de parceria. Não estou falando aqui para mostrar a “caixa preta” da sua empresa, isso seria uma tentativa de suicídio. Gosto muito de comparar a gestão de uma empresa, no caso, academia, com um jogo de xadrez, sua estratégia tem informações sigilosas e muito valiosas, mas sua próxima jogada deve ser montada de acordo com a posição do jogo. A empresa representa suas peças, o oponente é sua concorrência e o tabuleiro o mercado. Isso é ser coerente.

Um dos segredos para o sucesso de sua academia está na escolha e no planejamento das estratégias, seja ela para a captação de novas matrículas, renovações, melhorar o relacionamento com seus clientes ou motivar sua equipe.

Identifique sua necessidade e promova estratégias inteligentes e cooperativas para aquecer o mercado, conscientizar as pessoas da prática da atividade física dentro ou fora da sua academia e também, é claro, para alcançar o seu objetivo sem puxar o tapete da empresa ao lado. O cliente é inteligente, perspicaz e racional e logo vai perceber se a sua estratégia foi um grito de independência ou de morte.

Anajara Melo Araújo – CREF 00249-G/CE
Proprietária da Academia Fitness & Saúde

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0 Comentários desativados em Os bastidores do cenário fitness nas pequenas e médias academias 1313 30 janeiro, 2016 Anajara Melo Araújo, Gestão de Academias janeiro 30, 2016
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Thais Almeida é diretora e curadora de conteúdo deste portal.

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